Qual a diferença entre habilidades e competências de um professor?

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento proposto pelo Ministério da Educação (MEC) que determina as competências e habilidades que devem ser desenvolvidas por alunos da rede pública e privada do País durante a Educação Básica. 

A BNCC oferece um conjunto de orientações importantespara guiar a docência dos professores. Quer entender melhor quais são as competências e habilidades da BNCC e as diferenças entre elas? Continue a leitura!

A BNCC propõe a formação integral do aluno. Isso significa que o currículo pedagógico das escolas não deve ser voltado apenas para preparar o estudante para as próximas séries educacionais, mas também deve contemplar todo o desenvolvimento humano, incluindo o lado socioemocional.

Nesse sentido, as competências e habilidades da BNCC preparam o aluno para os desafios acadêmicos e sociais. Porém, os termos têm significados diferentes, que podem confundir o professor e os gestores escolares.

As habilidades, por exemplo, são coisas que os alunos devem aprender a fazer, e que são desenvolvidas ao longo de cada etapa educacional. Elas são tangíveis, como por exemplo, aprender a ler e escrever. A partir disso, os alunos podem desenvolver as competências gerais apresentadas na BNCC.

Segundo a BNCC, as competências são definidas como a mobilização de conhecimentos (conceitos e procedimentos), habilidades (práticas, cognitivas e socioemocionais), atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana

Por exemplo, a interpretação de texto (habilidade) pode ser usada para o aluno se comunicar melhor com outras pessoas (competência). Do mesmo modo, um aluno pode ter a habilidade de fazer cálculos matemáticos, mas não consegue demonstrar raciocínio lógico para solucionar um problema no dia a dia. 

Assim, a BNCC organiza as habilidades de forma que o estudante possa desenvolver as competências em conjunto

Agora que você sabe as diferenças entre competências e habilidades da BNCC, conheça a seguir quais pontos fazem parte de cada grupo. 

Quais são as competências gerais da BNCC?

A BNCC estabelece 10 competências gerais, que devem ser desenvolvidas ao longo de todo o ciclo da Educação Básica: 

  • Conhecimento – Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade;
  • Pensamento científico, crítico e criativo – Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade;
  • Repertório cultural – Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais;
  • Comunicação – Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras e escrita), corporal, visual, sonora e digital;
  • Cultura digital– Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética;
  • Trabalho e projeto de vida– Fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade;
  • Argumentação – Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões;
  • Autoconhecimento e autocuidado – Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional;
  • Empatia e cooperação – Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação;
  • Responsabilidade e cidadania –  Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação.

Leia também: Saiba quais são as 10 competências gerais da BNCC!

Quais são as habilidades previstas na BNCC?

As habilidades constam em todas as etapas da Educação Básica, e devem ser desenvolvidas com base nas 10 competências gerais. Na Educação Infantil, elas aparecem com objetivos de aprendizagem e desenvolvimento:

  • conviver;
  • brincar;
  • participar;
  • explorar;
  • expressar;
  • conhecer-se.

Entretanto, a organização das habilidades muda após o fim da Educação Infantil. Segundo a BNCC, para garantir o desenvolvimento das competências específicas, cada componente curricular apresenta um conjunto de habilidades. 

Essas habilidades estão relacionadas a diferentes objetos de conhecimento, que são organizados em unidades temáticas. A BNCC divide o Ensino Fundamental em cinco áreas do conhecimento. 

A seguir, veja um exemplo de como a BNCC apresenta um conjunto de habilidades para alunos do 1° ano do Ensino Fundamental – anos iniciais, na unidade curricular de ciências: 

  • Unidade temática – Vida e evolução;
  • Objetos de conhecimento – Corpo humano e respeito à diversidade;
  • Habilidades – Comparar características físicas entre os colegas, reconhecendo a diversidade e a importância da valorização, do acolhimento e do respeito às diferenças.

Na BNCC, o Ensino Médio está organizado em quatro áreas do conhecimento: Linguagens e Suas Tecnologias, Matemática e Suas Tecnologias, Ciências da Natureza e Suas Tecnologia e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. 

Cada uma delas é relacionada a um conjunto de habilidades, que representa as aprendizagens essenciais a todos os estudantes do Ensino Médio. A estrutura segue o mesmo padrão que o Ensino Fundamental. 

Para ter acesso a todas as habilidades previstas para todas as séries da Educação Básica, é necessário acessar o documento da BNCC, disponível na internet. 

A BNCC trabalha as competências socioemocionais? 

A BNCC estabelece que as competências socioemocionais estão previstas em todas as 10 competências gerais. Para que isso ocorra, o documento prevê o desenvolvimento de cinco competências:

  • autoconsciência; 
  • autogestão;
  • consciência social;
  • habilidade de relacionamento;
  • tomada de decisão responsável.

Como estimular as competências e habilidades na sala de aula? 

É fundamental que o professor conheça bem as competências e habilidades da BNCC, para assim elaborar um currículo pedagógico que siga as diretrizes propostas. Dessa forma, é possível definir o que cada aluno deve aprender de acordo com a etapa educacional na qual ele se encontra.  

Isso só poderá ser feito a partir do momento que o professor ler e entender todo documento. Felizmente, a BNCC é um guia completo, que fornece diversas orientações sobre como o educador pode desenvolver as competências e habilidades na sala de aula. 

Caso esteja com dúvidas, há ainda minicursos que explicam o passo a passo de toda estrutura do documento. Além do mais, o próprio MEC fornece materiais que auxiliam na implementação da BNCC

Conheça o My Life 

Neste post sobre competências e habilidades da BNCC, você viu que o documento prevê o desenvolvimento do lado emocional dos alunos. Assim, a inteligência emocional deve ser obrigatoriamente desenvolvida pelos professores na sala de aula. 

Para implementar esse processo na sua escola, conte com a solução educacional socioemocional My Life, do grupo Conexia Educação. Com parceria pedagógica do Instituto Ayrton Senna, o programa tem como objetivo promover a construção de um projeto de vida saudável para alunos do Ensino Fundamental – Anos Finais e Ensino Médio.

O My Life oferece projetos para o desenvolvimento de competências socioemocionais e conteúdos ampliados para educação bilíngue alinhados à BNCC, por meio de metodologias e avaliações desenvolvidas e testadas por meio de pesquisas científicas.

Quer entender melhor como o programa funciona? Entre em contato com um consultor My Life e tire todas as suas dúvidas.

Qual é a diferença entre competência e habilidades?

Como explica Sharlyn Lauby, norte-americana especialista em RH, competências são características que podem ser desenvolvidas por meio de treinamento ou experiências. Ou seja, elas podem ser aprendidas. As habilidades, por outro lado, são qualidades que o profissional tem para fazer alguma coisa.

O que são competências e habilidades na educação?

As competências e habilidades presentes na BNCC (Base Nacional Comum Curricular) são diretrizes que têm como principal objetivo o desenvolvimento uniforme e pleno de todos os estudantes, regulamentando o currículo com propostas de aprendizagens fundamentais e essenciais no âmbito educacional.

O que são competências e habilidades?

O que são habilidades e competências? As habilidades são qualidades que um profissional possui naturalmente para desenvolver algo. Já as competências, são atributos que são desenvolvidos ou aperfeiçoados através de experiências ao longo da carreira.

O que colocar em competências e habilidades?

Algumas das habilidades indispensáveis para seu currículo são proatividade, boa comunicação, liderança, capacidade de análise, gerenciamento do tempo, inteligência emocional, criatividade, resolução de problemas, além de outras habilidades e competências.