Qual é a importância do recrutamento e seleção de pessoas para uma empresa?

Embora o conceito pareça comum, existem muitas pessoas não entendem corretamente o que é um processo de recrutamento, o que ele envolve e qual a sua importância. Um processo de recrutamento desorganizado pode gerar a contratação de pessoas que não estão aptas para exercer uma determinada função. Além disso, pode envolver também outros fatores como baixa eficiência nas operações e falta de habilidades para exercer uma determinada função.

Tratando-se de um dos processos mais críticos gerenciados pelo RH (com exceção das demissões), o processo de recrutamento é a solução para angariar os melhores talentos, que tenham as competências e a mindset (mentalidade) fundamentais para o crescimento do seu negócio.

Neste guia, vamos explorar os seguintes tópicos:

  • O que é recrutamento?
  • O que é seleção?
  • Qual a importância do processo de recrutamento e seleção?
  • Benefícios de um processo de recrutamento e seleção bem estruturados
  • Como realizar o processo de recrutamento e seleção?

O que é recrutamento?

De acordo com a gestão de recursos humanos, “recrutamento” é um processo que consiste na reunião de informações, métodos e técnicas para atrair candidatos com habilidades e competências requeridas. O objetivo principal do recrutamento é atrair o maior número possível de profissionais que cumpram com o conjunto de especificações da vaga.

Em outras palavras, também pode ser definido como o processo de busca de potenciais empregados e de estímulo e incentivo para que se candidatem a empregos em uma organização.

Segundo o Dicionário de Negócios, o recrutamento é:

“O processo de encontrar e contratar o candidato mais qualificado (dentro ou fora de uma organização) para uma vaga de emprego, de maneira oportuna e econômica. O processo de recrutamento inclui a análise dos requisitos de um cargo e atração de funcionários para o cargo. “

É um processo completo, com um ciclo de vida completo, que começa com a identificação das necessidades da empresa no que diz respeito ao cargo e termina com a introdução do funcionário na organização. Portanto, a descrição da vaga é fundamental e é o que vai atrair ou afastar os candidatos, uma vez que este será o primeiro contato que a pessoa terá com a empresa. Assim, quanto mais específica for a descrição da vaga, maiores as chances de atrair os talentos certos.

O marketshare da empresa é outro fator a ser considerado, pois trabalhar em empresas famosas muitas vezes são o sonho de muitos candidatos. Logo, se sua empresa não é muito conhecida, sugerimos incluir um pequeno resumo da história e objetivos da organização. Isso é extremamente importante para gerar desejo nos candidatos em trabalhar na sua organização.

Uma vez determinados esses pontos, inicia-se o processo de seleção, ou seja, a triagem dos candidatos.

E o que é Seleção?

A seleção consiste em uma etapa onde o profissional será escolhido para o preenchimento da vaga e engloba desde o início do recrutamento até o final da seleção. Esse processo visa a realização de entrevistas e avaliação dos candidatos para uma função específica, definida no momento da contratação. Os critérios de seleção podem variar de um processo muito simples a um muito complicado, que depende exclusivamente da empresa e do cargo que o candidato procura.

O termo “seleção” vem com a conotação de colocar a pessoa certa no trabalho certo. A seleção é o processo no qual várias estratégias são empregadas para ajudar os recrutadores a decidir qual candidato é mais adequado para o cargo. Algumas atividades incluem:

  • Triagem;
  • Eliminação de candidatos não qualificados;
  • Testes (teste de aptidão, teste de inteligência, teste de desempenho, teste de personalidade, etc.);
  • Entrevistas;
  • Referências;
  • Exames médicos;

Você sabe estruturar um bom currículo? Não adianta se dedicar fazendo várias certificações e cursos se não souber estruturar o seu currículo. No curso Como estruturar um bom currívulo FM2S você confere diversas estratégias para montar o seu currículo para garantir aquela vaga que você tanto sonha! Deixamos abaixo uma vídeo aula do curso para você conferir!

https://www.youtube.com/watch?v=6-Unj82wdcw&feature=emb_logo&ab_channel=FM2SEduca%C3%A7%C3%A3oeConsultoria

Qual a importância do processo de recrutamento e seleção?

O objetivo principal de uma política de recrutamento e seleção é garantir um processo de contratação transparente e justo que possa ajudar o pessoal de RH a selecionar o candidato certo com base no mérito e na relevância para o trabalho. Além disso, entre outros motivos uma política de recrutamento e seleção é importante para:

  • Garantir transparência no processo seletivo: garante que todos os procedimentos relacionados à contratação e seleção sejam realizados com transparência e que todos os integrantes envolvidos (gerente de contratação, RH, etc.) acompanhem o processo de recrutamento com total confiança no resultado final;
  • Fornece consistência: as organizações devem certificar-se de não definir critérios de seleção diferentes para cada candidato, pois não será possível determinar a eficácia de cada indivíduo. Para obter consistência, um processo padronizado deve ser seguido.
  • Conferir credibilidade à organização: hoje, existem várias vagas de emprego que não são genuínas e muitos candidatos caem nas mãos de empresas falsas. Logo, a empresa deve seguir procedimentos específicos de candidatura que farão com que os candidatos se sintam confiantes para o cargo que estão se candidatando.
  • Descrever adequadamente a vaga: uma descrição de cargo apropriada é parte integrante do processo geral de recrutamento, pois descreve claramente quais tarefas primárias e secundárias serão realizadas junto com as competências essenciais para uma função específica.

Benefícios de um processo de recrutamento e seleção bem estruturado

Então, quais são os benefícios de usar um processo de recrutamento e seleção eficaz? Existem várias vantagens:

  • Economia de tempo: um processo de contratação eficaz pode economizar seu tempo. Um processo simplificado preenche as vagas abertas mais rapidamente do que um processo de contratação complicado e excessivamente longo. Um processo de recrutamento excessivamente longo e difícil pode custar-lhe trabalhadores qualificados, que rapidamente perdem o interesse e mudam para outra empresa.
  • Economia de custos: usar um processo de recrutamento e seleção simplificado também economiza dinheiro. Um processo simples e conciso leva menos tempo e é mais eficiente, economizando dinheiro no tempo que leva para preencher um trabalho.
  • Questões jurídicas: um processo de recrutamento e seleção estabelecido pode ajudar a garantir que o processo de contratação seja justo e transparente. Os trabalhadores têm a garantia de que não enfrentarão qualquer tipo de discriminação e terão a garantia de que suas informações pessoais serão mantidas em sigilo. Dessa forma, sua empresa pode reduzir o risco de ações judiciais contra a empresa.
  • Economia de tempo com treinamento: o tipo certo de contratação e seleção também ajuda a empresa a economizar tempo com treinamento. Ao contratar o trabalhador certo com as habilidades certas, a empresa não perderá tempo com treinamento. A pessoa certa, com as habilidades certas, estará pronta para começar a trabalhar, exigindo apenas um treinamento mínimo.

Contratação do trabalhador certo: por último, um processo eficiente de recrutamento e seleção garante que você contratará o trabalhador certo na maioria das vezes.

Você sabe qual a chave para se dar bem em processos seletivos? Não? Então fique tranquilo. No curso preparatório para se dar bem em processos seletivos o instrutor Virgilio dos Santos  irá discorrer sobre os Passos para se dar bem nos Processos Seletivos que você participar. Este curso está disponível na Assinatura FM2S! Confira! [caption id="attachment_28049" align="aligncenter" width="600"]

Qual é a importância do recrutamento e seleção de pessoas para uma empresa?
Curso preparatório para se dar bem em processos seletivos FM2S[/caption]

Como realizar o processo de recrutamento e seleção?

Todo empreendimento deve buscar fontes de recrutamento e seleção para vários cargos. As organizações precisam recrutar funcionários externos para preencher cargos cujas especificações não possam ser atendidas por funcionários internos e para atender a requisitos adicionais de qualificação de trabalho.

Algumas fontes externas de recrutamento e seleção utilizadas por grandes empresas são:

Recrutamento via universidades

Os empregos no comércio ou na indústria tornaram-se técnicos e complexos, a ponto de exigir especialização para sua execução. Como resultado, as grandes organizações mantêm uma ligação estreita com universidades, institutos vocacionais e institutos de gestão para o recrutamento e seleção de seus funcionários.

Uma vantagem desse método é que os centros acadêmicos ajudam a localizar candidatos e fornece currículos para as organizações, usando formas de recrutamento e seleção que recrutam e contratam pessoas com pouca ou nenhuma experiência de trabalho.

Assim, as organizações precisam oferecer algum tipo de treinamento aos candidatos quase imediatamente após a contratação.

Recrutamento por anúncios

Os métodos indiretos envolvem anúncios de vagas, principalmente em jornais, rádio, televisão, Linkedin, revistas técnicas e panfletos.

Os anúncios geralmente fornecem uma breve descrição das responsabilidades do cargo, pacote de remuneração, perspectivas na organização, etc. Este método é apropriado quando a organização deseja alcançar um grupo designado e deseja um grande número de pessoas talentosas de diferentes lugares.

[caption id="attachment_25788" align="aligncenter" width="600"]

Qual é a importância do recrutamento e seleção de pessoas para uma empresa?
Assinatura FM2S[/caption]

Aproveite para conhecer a Assinatura FM2S! Com ela, você tem acesso aos seguintes benefícios: grupos de networking para assinantes, conteúdo prático, mentoria online, professores com ampla bagagem teórica e prática, materiais e cursos exclusivos, webinars e outros eventos. Aproveite para embarcar nessa transformação profissional!

Ou se preferir, aproveite para conhecer os cursos Gratuitos da FM2S!

Qual é a importância do processo de seleção?

Assim, o objetivo do processo de seleção de pessoal é escolher o candidato com melhores conhecimentos e habilidades para desempenhar determinada tarefa, de modo que a empresa possa ver o seu funcionário como peça valiosa na obtenção dos resultados almejados.

O que é mais importante no recrutamento e seleção?

Por ser algo extremamente importante, o processo de recrutamento e seleção precisa receber investimentos adequados para que possa identificar e contratar colaboradores com potenciais reais.

Qual a importância que o processo de recrutamento tem em relação ao processo de seleção e qual é a diferença entre o recrutamento interno e o recrutamento externo?

A diferença entre recrutamento e seleção é que recrutamento tem como objetivo a atração de candidatos para uma vaga de emprego, enquanto a seleção está relacionada à triagem e escolha dos candidatos mais adequados para cada vaga.