Quem foi o pesquisador que observou os primeiros materiais biológicos?

O que uma simples lente de aumento representou para a humanidade? O que aconteceu quando percebemos que nossos olhos não eram o limite? Que mundo é esse tão diminuto que, sob a lente de um microscópio, se torna grandioso? E se só pudéssemos observar a natureza a olho nu? Não conheceríamos o microuniverso dos insetos, nem saberíamos de que somos feitos, nem teríamos descoberto os agentes causadores de tantas doenças. Mas, graças ao microscópio, hoje é possível ver de células a micróbios, de fios de cabelo a animais minúsculos. E até mesmo, nas últimas décadas, a localização de átomos e moléculas.

Não se sabe ao certo quando as lentes foram inventadas, mas elas ficaram mais conhecidas no fim do século 13 quando foram criados os primeiros óculos na Itália. Esse maravilhoso objeto portátil que permitia aumentar o tamanho das coisas logo se popularizou. E uma série de experiências com lentes e instrumentos para ampliar as imagens resultou na criação do primeiro microscópio.

A invenção do microscópio, ocorrida por volta de 1590, é atribuída ao holandês Hans Jansen e seu filho, Zacharias, ambos fabricantes de óculos. O artefato tinha um sistema de lentes que permitia a ampliação e observação de pequenas estruturas e objetos com razoável nitidez. Abria-se assim uma enorme janela para a Ciência.

As primeiras observações de material biológico ao microscópio teriam sido feitas por outro holandês, Antonie van Leeuwenhoek. Com uma única lente, o microscópio feito por ele permitia observar de glóbulos vermelhos e espermatozoides de animais até embriões de plantas e micróbios.

Quem foi o pesquisador que observou os primeiros materiais biológicos?
Robert Hooke (Foto: Reprodução TV)

O inglês Robert Hooke aperfeiçoou esse instrumento. Ao examinar um pedaço de cortiça, ele observou numerosas cavidades que pareciam um favo de mel, e as chamou de “células”, palavra latina que significa “pequenas celas ou quartos”.

Hooke teve sempre uma saúde debilitada e uma aparência física doentia. Mas desde cedo, mostrou um talento especial para criar modelos mecânicos e para desenhar. Ele se revelou um excelente desenhista, como atestam seus trabalhos em arquitetura e os desenhos de seus instrumentos e das observações que fazia.

Em 1665, Hooke publicou o livro 'Micrografia', que o consagraria no meio científico europeu. Nele descreveu o primeiro microscópio feito de partes móveis, composto de uma lente objetiva, aquela que permanece perto do objeto a ser estudado, e uma ocular, com a qual a pessoa faz a observação. O foco era ajustado por meio de um parafuso que deslocava o ângulo de observação. Nesta obra, ele também apresentou 60 ilustrações de objetos observados ao microscópio, registrando um grande número de descobertas fundamentais. Entre elas, destacam-se a descrição do olho da mosca caseira, da metamorfose da larva do mosquito e da estrutura das penas das aves. Seus desenhos do piolho e da pulga apresentam detalhes impressionantes. Há também observações de fungos, do ferrão da abelha e do espinho da urtiga, além de objetos como a ponta de uma agulha, o fio de uma lâmina, a limalha de aço ou cristais de neve.

No século 17, o heliocentrismo – a nova visão de mundo que punha o Sol no centro do Universo – já era aceito como uma teoria vitoriosa. Na Inglaterra, havia uma grande atividade científica e surgiam diversos grupos e associações interessados nos mais diversos ramos da ciência. Em 1660, os intelectuais de Londres se reuniram para fundar a Royal Society, a Sociedade Real para o Progresso do Conhecimento da Natureza, com cerca de 100 associados. Robert Hooke foi um de seus diretores. Em 1662, data de oficialização da Sociedade Real, foi criado o posto de superintendente de experiências, com o objetivo de “providenciar três ou quatro experimentos formidáveis para serem realizados em toda reunião da sociedade”, sendo que as reuniões eram semanais. Robert Hooke assumiu o cargo. Sem receber um tostão por dois anos, Hooke apresentou uma incrível variedade de experiências e invenções, a maioria original.

Com um espírito científico apurado e uma mente aberta a novos métodos de conhecimento, Hooke encarnou o típico cientista experimental. Ele considerava a experiência como a melhor maneira de abordar os fenômenos naturais, a única maneira de se conhecer a natureza e o comportamento dos corpos.

“Não tiro conclusões de uma só experiência, nem são inúteis as repetições que faço; também não disvirtuo nenhum dado experimental para que se enquadre em noções preconcebidas. Ao contrário, empenho-me em ser versado nas diversas técnicas; de todos e quaisquer desses ensaios observo suas normas e critérios e, se assim posso dizer, seus méis de verificação, para através deles poder examinar minhas noções prévias.”

Além da microbiologia, Hooke dedicou-se a várias áreas do conhecimento: criou a meteorologia científica, fez importantes observações em astronomia, realizou trabalhos fundamentais sobre a natureza da luz e das cores, respiração e combustão e foi o fundador da geologia moderna.

saiba mais

  • Assista à íntegra do programa 'O mundo invisível - Robert Hooke e Louis Pasteur'
  • A obra 'Micrographia' apresentou aos leitores um mundo invisível até então

Quem observou os primeiros materiais biológicos?

Acredita-se que os primeiros materiais biológicos foram observados por Antoni Van Leeuwenhoek (1632-1723), pesquisador que observou, entre outras estruturas, protozoários, bactérias e espermatozoides.

Qual foi o primeiro cientista a observar um microscópio?

Acredita-se que o microscópio tenha sido inventado no final do século XVI por Hans Janssen e seu filho Zacharias, dois holandeses fabricantes de óculos. Tudo indica, porém, que o primeiro a fazer observações microscópicas de materiais biológicos foi o neerlandês Antonie van Leeuwenhoek (1632 - 1723).

Qual foi o pesquisador que observou pela primeira vez uma célula?

Apesar de os primeiros materiais biológicos terem sido observados por Leeuwenhoek, foi Robert Hooke (1635-1703) que observou pela primeira vez a estrutura a qual chamou de célula. Seus estudos foram publicados no livro Micrographia, e o termo célula ficou conhecido mundialmente, sendo até hoje utilizado.

Quem foi o primeiro cientista a observar uma célula que material biológico utilizou e por que ele empregou o termo célula para batizar sua descoberta?

O inglês Robert Hooke (1635-1703) fez aprimoramentos ao microscópio de Leeuwenhoek, acrescentando mais uma lente, e com ele observou diferentes materiais, entre eles, pedaços de cortiça.