Quem são os descendentes da família imperial no Brasil?

A Independência do Brasil

Há 200 anos, o Brasil deixava de ser colônia de Portugal e virava um Império governado por Dom Pedro I e, em seguida, por seu filho, Dom Pedro II.

Monarquia antes da República

O Brasil foi o único país da América do Sul que manteve a Monarquia como forma de governo. Tornou-se uma República apenas quase 70 anos mais tarde.

Na foto, Dom Pedro II e sua família, no século XIX.

Fotografia

Em uma época na qual fazer turismo e fotografar eram extremamente incomuns e verdadeiros luxos, Dom Pedro II embarcou em três grandes viagens pelo mundo, entre 1871 e 1888, e registrou em fotografia vários desses raros momentos.

Dois ramos

Os descendentes do Imperador Dom Pedro II e de sua filha, a Princesa Isabel, dividem-se, hoje, em dois principais ramos: o ramo de Petrópolis e o ramo de Vassouras, que mantém a suposta linha sucessória.

O Imperador

Caso o Brasil voltasse a ser uma Monarquia, o Imperador seria Dom Bertrand de Orléans e Bragança. Nascido na França, em 1941, e formado em Direito pela Universidade de São Paulo, assumiu os direitos dinásticos de seu irmão Dom Luiz, falecido em julho de 2022.

(Foto: Divulgação / Casa Imperial do Brasil)

Dom Luiz de Orléans e Bragança

Dom Luiz de Orléans e Bragança, anterior Chefe da Casa Imperial Brasileira, faleceu em julho de 2022, aos 84 anos. Bisneto da Princesa Isabel, nasceu na França e estudou em tradicionais colégios brasileiros.

(Foto: Divulgação)

Química

Além de falar diversos idiomas, Dom Luiz dedicou-se aos estudos da química, formando-se na Alemanha.

(Foto: Divulgação / Pro-Monarquia)

Dom Antonio

Dom Antonio, Príncipe Imperial do Brasil, é o segundo na linha de sucessão. Nascido no Rio de Janeiro, onde ainda vive, formou-se engenheiro e trabalhou para importantes empresas do setor. Hoje é aposentado e vive na cidade maravilhosa.

Fatalidade

Em 2009, uma fatalidade chegou à família imperial brasileira. Dom Pedro Luiz, de 26 anos, filho de Dom Antonio, estava no voo 447 da Air France, que caiu no oceano, entre o Rio de Janeiro e Paris, matando todos a bordo. Era, à época, o quarto na linha sucessória da família.

Dom Rafael

O jovem Dom Rafael, Príncipe do Grão-Pará, nasceu em 1986 e é formado em Engenharia pela PUC do Rio de Janeiro.

(Foto: Divulgação / Casa Imperial do Brasil)

Consultoria

Atualmente, Dom Rafael trabalha com consultoria, sendo sócio de uma empresa com escritórios nos Estados Unidos e na Inglaterra.

(Foto: Divulgação / Casa Imperial do Brasil)

Dona Maria Gabriela

A Princesa do Brasil, Dona Maria Gabriela, nascida em 1989, vive hoje na Bélgica, onde trabalha com publicidade. Estudou Comunicação Social na PUC do Rio de Janeiro, e é a mais jovem na linha de sucessão imperial.

(Foto: Divulgação / Casa Imperial do Brasil)

Dona Eleonora Maria

A elegante Dona Eleonora Maria, Princesa do Brasil e de Ligne, nasceu no Paraná, em 1953, e é formada em História pela PUC RJ. Já trabalhou na Secretaria da Agriculta do Estado do Rio de Janeiro.

(Foto: Divulgação / Casa Imperial do Brasil)

Príncipe Henri

Sexto na linha de sucessão imperial, Príncipe Henri nasceu na Bélgica, em 1989, e tem dupla nacionalidade. É formado em Direito e tem Mestrado em Direito Corporativo, ambos pela Universidade de Maastricht, na Holanda.

(Foto: Divulgação / Casa Imperial do Brasil)

Príncipe das Fusões

Alberto é irmão de Dom Bertrand e do falecido Dom Luiz, mas, renunciou a uma suposta sucessão imperial. Recebeu, no entanto, o apelido de “príncipe das fusões”, por ter atuado profissionalmente em fusões empresariais, como advogado.

(Foto: Divulgação)

Dom Joãozinho

Mesmo não estando na linha sucessória, por pertencer ao ramo de Petrópolis, João Henrique, conhecido como Dom Joãozinho, compartilha com o Imperador Dom Pedro II uma grande paixão, a fotografia.

João Henrique

Além da fotografia, arte através da qual retrata seu olhar sobre o mundo, João Henrique também se dedica à hotelaria, e gosta de esportes, sobretudo o surf. Tem sua história de vida contada no Museu da Pessoa, em São Paulo.

Maria Cristina de Orleans e Bragança

Maria Cristina de Orleans e Bragança, filha de João Henrique, também carrega paixão pela arte. É escritora, tendo, entre suas publicações, livros como "Carta de Amor" e "Siwa e Meus Companheiros".

(Foto: Reprodução / YouTube)

Causa

Ao lado da atividade de escritora, Maria Cristina é uma conhecida defensora dos direitos das pessoas com síndrome de down e sonha em ser diretora de televisão para falar em nome da causa.

(Foto: Reprodução / YouTube)

Paola Maria de Orleans e Bragança

Paola Maria de Orleans e Bragança, filha do príncipe polonês Jan Pavel Sapieha-Rozanski e de D. Maria Cristina do Rosário de Bourbon Orléans e Bragança, nasceu em Londres, mas mudou-se para o Brasil logo na infância. Modelo e designer, é também apresentadora de TV e DJ.

Maria da Glória de Orleans e Bragança

Nascida em 1946, Maria da Glória, do ramo de Petrópolis, foi princesa da antiga Iugoslávia, enquanto esteve casada com o príncipe Alexandre. Hoje, é esposa do Duque de Segorbe.

(Foto: Reprodução / Facebook)

Quem são os descendentes da família imperial hoje?

Dom Antonio João Maria José Jorge Miguel Gabriel Rafael Gonzaga de Orleans e Bragança é o terceiro na linha em uma suposta sucessão ao trono e à Coroa do Brasil, segundo informa o site da Família Imperial.

Quem é o atual rei do Brasil?

Luís Gastão de Orléans e Bragança Luiz de Orléans e Bragança, este seria o Imperador do Brasil hoje se ainda fossemos uma Monarquia, ele é o atual chefe da Casa Imperial e conta com o auxílio de seu irmão D. Bertrand segundo na linha sucessória nessa tarefa.

Onde moram os descendentes da família real brasileira?

A cidade de Petrópolis, na Região Serrana do Rio de Janeiro, é lembrada como residência da família imperial brasileira desde o século 19.

Quem mantém a família imperial brasileira?

Hoje, o pagamento é destinado ao ramo de Petrópolis, formado por descendentes de Pedro de Alcântara de Orleans e Bragança, primeiro filho da princesa Isabel.