Quem tiver dinheiro pode ser papa?

AS COUSAS DO MUNDO (42)

Neste mundo é mais rico o que mais rapa:

Quem mais limpo se faz, tem mais carepa;

Com sua língua, ao nobre o vil decepa:

O velhaco maior sempre tem capa.

Mostra o patife da nobreza o mapa:

Quem tem mão de agarrar, ligeiro trepa;

Quem menos falar pode, mais increpa:

Quem dinheiro tiver, pode ser Papa.

A flor baixa se inculca por tulipa;

Bengala hoje na mão, ontem garlopa,

Mais isento se mostra o que mais chupa.

Para a tropa do trapo vazo a tripa

E mais não igo, porque a Musa topa

Em apa, epa, ipa, opa, upa.

Cronica

No Poema Gregório fala sobre as diferenças sociais no mundo.” Neste Mundo é mais rico o que mais rapa”, pensava o autor indignado com as diferenças que o mundo apresenta, e com as injutiças que o mundo apresenta.

“Quem dinheiro tiver, pode ser Papa”, o autor pensava, querendo dizer que quem tem mais dinheiro pode ser o quiser, até mesmo um Papa, isto mostra o quão o homen era contra esses tipos de injustiças.

O autor mostra que as diferenças fazem bem para um mas ao mesmo tempo fazem mal para o outro, e isso esta errado, e é isso que o autor quer mostrar durante todo o poema.

Hoje o mundo é composto por ricos e pobres, os ricos sempre conseguem o melhor e os pobres não conseguem nada, e em varios versos do poema podemos notar que o autor esta mostrando isso.

Gabriel Forte- 14

(Fatec-2002)

AS COUSAS DO MUNDO

Neste mundo é mais rico o que mais rapa:

Quem mais limpo se faz, tem mais carepa;

Com sua língua, ao nobre o vil decepa:

O velhaco maior sempre tem capa.

Mostra o patife da nobreza o mapa:

Quem tem mão de agarrar, ligeiro trepa;

Quem menos falar pode, mais increpa:

Quem dinheiro tiver, pode ser Papa.

A flor baixa se inculca por tulipa;

Bengala hoje na mão, ontem garlopa,

Mais isento se mostra o que mais chupa.

Para a tropa do trapo vazo a tripa

E mais não digo, porque a Musa topa

Em apa, epa, ipa, opa, upa

(Gregório de Matos Guerra, Seleção de Obras Poéticas)

Devido quer aos hábitos linguísticos quer às preferências literárias de sua época, o autor vale-se de algumas palavras e expressões que poderiam ser “traduzidas” para uma forma contemporânea e mais corrente.

Assinale a alternativa em que aparece o equivalente de sentido adequado ao contexto:

Neste mundo é mais rico, o que mais rapa:
Quem mais limpo se faz, tem mais carepa:
Com sua língua ao nobre o vil decepa:
O Velhaco maior sempre tem capa.

Mostra o patife da nobreza o mapa:
Quem tem mão de agarrar, ligeiro trepa;
Quem menos falar pode, mais increpa:
Quem dinheiro tiver, pode ser Papa.

A flor baixa se inculca por Tulipa;
Bengala hoje na mão, ontem garlopa:
Mais isento se mostra, o que mais chupa.

Para a tropa do trapo vazio a tripa,
E mais não digo, porque a Musa topa
Em apa, epa, ipa, opa, upa.

820 palavras 4 páginas

Analise do Poema Gregório de Matos, baiano formado pela universidade de Coimbra, possuía uma boa formação humanística, foram atribuídos a ele poemas líricos religiosos e satíricos. Para alguns estudiosos Gregório teria plagiado os textos de Gongora, Petrarca e Quevedo, pelo fato de dês seus poemas obterem dados semelhantes aos desses mencionados autores.No entanto, é preciso lembrar que o Barroco faz parte de uma época em que a imitação não tinha um aspecto negativo. O poeta baiano, com as poesias satíricas, registra o cotidiano com mais freqüência e detalhes. Assim, critica tudo e todos como a incapacidade dos portugueses, a nobreza, o clero, a corrupção e o relaxamento dos costumes; alem de abominar a ambição dos colonos e as transgressões morais que comente. Portanto, Gregório critica não só os poderosos mais a todos que realizam tal feito, embora, é bem verdade que preferia atacar os governantes, os religiosos e as religiosas ou ainda os comerciantes. Segue abaixo o poema a ser analisado: Nesse mundo é mais rico quem mais rapa: Quem mais limpo se faz tem mais carepa: Com a língua ao nobre o vil decepa: O velhaco maior tem sempre capa. Mostra o patife a nobreza o mapa: Quem tem Mao de agarrar, ligeiro trepa Quem menos falar pode mais increpa. Quem dinheiro tiver,pode ser papa. A flor baixa se inculca por tulipa Bengala hoje não mão, hoje garlopa: Mais isento de mostra o que mais chupa. Para a Tropa do Trapo vazo a Tripa E mais não digo porque a musa topa. Em apa, epa,ipa,opa,upa. O soneto se inicia com uma critica severa a sociedade e esta continua ao longo de dois quartetos. Neles, a preocupação do eu-lirico esta não indignação, na ganância dos colonos e na necessidade de enriquecimento que eles têm. O eu-lirico expõe a visão da arrogância dessa nova nobreza que acredita que pelo simples fato de terem dinheiro são possuidores de poder e prestigio, podem cometer atrocidades, como podemos notar no verso: “Quem dinheiro tiver pode se Papa” A terceira estrofe é

Relacionados

  • Análise de poemas de Gregório de Matos

    385 palavras | 2 páginas

    Em relação a ambos os poemas, determine: 1) O tema principal Ambos os poemas abordam como tema principal a fé em Cristo. O primeiro poema, “A Cristo N. S. Crucificado”, o eu lírico se foca em afirmar que levou uma vida de pecador, mas que o amor de deus é infinito e pede salvação no fim de sua vida, que está perto. Já o segundo poema, “Buscando a Cristo”, o eu lírico descreve que o amor de Cristo é infinito e proclama sua eterna fé. Os dois poemas puxam para vertentes diferentes, mas os dois….

  • Análise do poema "Aos Vícios", de Gregório de Matos

    1333 palavras | 6 páginas

    Análise do poema “Aos Vícios”, de Gregório de Matos Mariana do Vale Moraes O poema “Aos Vícios”, de Gregório de Matos, é formado por vinte tercetos decassilábicos, com rima cruzada, de esquema rimático ABA BCB CDC. Os versos são decassílabos heróicos. Este poema difere em estrutura, quando comparado ao soneto, pois ao contrário deste que tem uma estrutura fechada, “Aos Vícios” apresenta um encadeamento narrativo, ou seja….

  • Análise estilística do poema “Neste mundo é mais rico, o que mais rapa” de Gregório de Matos e Guerra

    1023 palavras | 5 páginas

    REFACÇÃO Análise estilística do poema “Neste mundo é mais rico, o que mais rapa” de Gregório de Matos e Guerra Neste comentário, analisaremos o poema em forma de soneto cuja autoria pertence ao poeta baiano Gregório de Matos e Guerra, conhecido também como Boca do Inferno em virtude de sua obra criticar violentamente a sociedade baiana de sua época. No poema barroco e satírico que iremos analisar, intitulado “Neste mundo é mais rico, o que mais rapa”, e que foi produzido no século XVII, há uma….

  • Gregório de Matos - Análise

    1580 palavras | 7 páginas

    Análise do poema do autor Gregório de Matos "Descreve o que era naquele tempo a cidade da Bahia" Neste poema, Gregório de Maros quis apresentar sua Bahia em um tom nostálico, porém naquela época o podernão estava sendo exercido de forma correta, então ele critica o fato de ladrões e oportunistas (como comerciantes, etc) estarem no poder enquanto trabalhadores honestos se encontram na pobreza. Podemos notar uma lamentacão vindo de sua parte. A cada canto um grande conselheiro, Que nos quer….

  • ANÁLISE DE TEXTOS LITERÁRIOS barroco x arcadismo

    1474 palavras | 6 páginas

    COLÉGIO MARISTA SÃO LUÍS GUSTAVO DUARTE RIBEIRO RAFAEL TENÓRIO FALCÃO ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS LITERÁRIOS GREGÓRIO DE MATOS x TOMÁS ANTÔNIO GONZAGA RECIFE 01º DE JULHO DE 2015 TEXTOS Trecho de Cartas Chilenas – Tomás Antônio Gonzaga. “Amigo Doroteu, prezado amigo, Abre os olhos, boceja, estende os braços E limpa, das pestanas carregadas, O pegajoso humor, que o sono ajunta. Critilo, o teu Critilo é quem te chama; Ergue a cabeça da engomada fronha Acorda, se ouvir queres….

  • Plano de aula

    578 palavras | 3 páginas

    -PLANO DE AULA- Tema: Barroco- Epílogos/ Gregório de Matos. Série: 1º ano do ensino médio. Justificativa: O poema de Gregório de Matos foi escolhido para o estudo de poemas do estilo barroco no Brasil evidenciando a sátira. Uma vez que o referido poema é composto de linguagem satírica, que critica a sociedade na Bahia. Além disso foi escolhida também a composição que país é esse para Objetivos: - Estudo sobre o barroco; Apresentar a composição “Que país é esse?” Legião Urbana) para….

  • biografia de gregorio de matos

    1531 palavras | 7 páginas

    GREGÓRIO DE MATOS GUERRA – “O BOCA DO INFERNO” “O todo sem a parte não é todo; A parte sem o todo não é parte; Mas se a parte o faz todo sendo parte; Não se diga que é parte, sendo todo.” Gregório de Matos. Biografia de Gregório de Matos Gregório de Matos (1636-1696) foi poeta brasileiro. A figura mais importante da época colonial. O maior poeta do barroco brasileiro. Por suas críticas à sociedade baiana, recebeu o apelido de "Boca do Inferno". Gregório de Matos (1636-1696) nasceu….

  • Letras-português

    2004 palavras | 9 páginas

    III DE TRAÇOS BARROCOS (literatura Brasileira I) Gregório de Matos "Discreta e formosíssima Maria" Enviado por: Carla Valéria de Souza Sales | 2 comentários Arquivado no curso de Letras na UESB ------------------------------------------------- Parte superior do formulário Parte inferior do formulário Download denunciar Creative Commons Análise estilística do poema “Discreta e formosíssima Maria” Gregório de Matos Gregório de Matos Guerra nasceu em 20 de dezembro de 1636 cidade de….

  • Poesia clássica

    1308 palavras | 6 páginas

    luzida Urna de fino mármore os sepulta Recebendo-os em si: ficou oculta A maravilha a quantos o acompanham. Em busca de Garcia já se entranham Pelo matos mais densos; mas perdida A esperança de achá-lo, e recolhida Volta ao herói a esquadra aventureira. AO MESMO POR SUAS ALTAS PRENDAS. SÔNETO Gregório de Matos Observando o poema de Olavo Bilac, percebe-se que sua estética é eminentemente clássica: i) o movimento rítmico é composto por versos interpolados; ii) compostos por 14 sílabas….

  • Barroco

    3534 palavras | 15 páginas

    BEZERRA CAVALCANTE MARCUS VINICIUS SOUZA E SOUZA RODIVAL TEIXEIRA SHIRLEY KELLY MENDONÇA PAULA A SÁTIRA NO DISCURSO DE GREGÓRIO DE MATOS MACAPÁ 2012 CIRLENE BAIA PEREIRA DE OLIVEIRA DEUSILENE RIBEIRO EMANUELA BARBOSA DOS SANTOS MAICK BEZERRA CAVALCANTE MARCUS VINICIUS SOUZA E SOUZA RODIVAL TEIXEIRA SHIRLEY KELLY MENDONÇA PAULA A SÁTIRA NO DISCURSO DE GREGÓRIO DE MATOS MACAPÁ 2012 CIRLENE BAIA PEREIRA DE OLIVEIRA DEUSILENE RIBEIRO EMANUELA BARBOSA DOS SANTOS MAICK BEZERRA CAVALCANTE….

Outros Trabalhos Populares

Quem mais limpo se faz tem mais Carepa?

c) “Quem mais limpo se faz, tem mais carepa” = quem mais se limpa, mais perde cabelos. d) “O velhaco maior sempre tem capa” = idosos têm mais necessidade de agasalho.

O que é disseminação e recolha?

Outra característica barroca presente no texto é o processo de disseminação e recolha: as palavras são espalhadas por versos diferentes para depois serem reunidas em um mesmo verso, como podemos ver em “Simonia, Inveja, Unha” e nas estrofes seguintes.

Qual é a crítica que o Gregório de Matos fez em relação a Igreja Católica?

Crítico feroz da igreja católica e dos costumes, Gregório de Matos teve a coragem de fazer poemas quase eróticos e de questionar o catolicismo na época em que a Inquisição mandava homens e mulheres para a fogueira. Apesar de escritos há mais de três séculos, seus poemas e crônicas de costumes continuam atuais.

Quais são os poemas satíricos de Gregório de Matos?

As vertentes poéticas de Gregório de Matos: 4 poemas analisados.
À cidade da Bahia. Triste Bahia! ... .
A Jesus Cristo Nosso Senhor. Pequei, Senhor; mas não porque hei pecado, ... .
Aos afetos, e lágrimas derramadas na ausência da dama a quem queria bem. Ardor em firme Coração nascido; ... .
E isto é o amor? Mandai-me Senhores, hoje..