Quem e o responsável pela inicialização do sistema?

Quem e o responsável pela inicialização do sistema?

Um sistema operacional (SO) é o software de baixo nível que gerencia recursos, controla periféricos e fornece serviços básicos para outros softwares. No Linux, existem 6 estágios distintos no processo de inicialização típico.

1. BIOS

BIOS significa Basic Input/Output System. Em termos simples, o BIOS carrega e executa o carregador de inicialização Master Boot Record (MBR).

Quando você liga o computador pela primeira vez, a primeira coisa que o BIOS faz é executar algumas verificações de integridade do HDD ou SSD.

Em seguida, o BIOS procura, carrega e executa o programa carregador de inicialização, que pode ser encontrado no Master Boot Record (MBR). O MBR às vezes está em um pendrive ou CD-ROM, como em uma instalação em formato live-USB do Linux.

Uma vez que o programa carregador de inicialização é detectado, ele é carregado na memória e o BIOS dá o controle do sistema a ele.

2. MBR

MBR significa Master Boot Record e é responsável por carregar e executar o carregador de inicialização GRUB.

O MBR está localizado no 1º setor do disco inicializável, que normalmente é /dev/hda ou /dev/sda, dependendo do seu hardware. O MBR também contém informações sobre o GRUB, ou LILO em sistemas muito antigos.

3. GRUB

Às vezes chamado de GNU GRUB, que é a abreviação de GNU GR e Unified Bootloader, é o carregador de inicialização típico para a maioria dos sistemas Linux modernos.

A tela inicial do GRUB geralmente é a primeira coisa que você vê quando inicializa seu computador. Tem um menu simples onde você pode selecionar algumas opções. Se você tiver várias imagens de kernel instaladas, poderá usar o teclado para selecionar aquela com a qual deseja que seu sistema inicialize. Por padrão, a imagem do kernel mais recente é selecionada.

A tela inicial aguarda alguns segundos para você selecionar uma opção. Se você não fizer isso, ele carregará a imagem padrão do kernel.

Em muitos sistemas, você pode encontrar o arquivo de configuração do GRUB em /boot/grub/grub.conf ou /etc/grub.conf. Aqui está um exemplo de um arquivo grub.conf simples:

#boot=/dev/sda
default=0
timeout=5
splashimage=(hd0,0)/boot/grub/splash.xpm.gz
hiddenmenu
title CentOS (2.6.18-194.el5PAE)
      root (hd0,0)
      kernel /boot/vmlinuz-2.6.18-194.el5PAE ro root=LABEL=/
      initrd /boot/initrd-2.6.18-194.el5PAE.img

4. Núcleo

O kernel é muitas vezes referido como o núcleo de qualquer sistema operacional, incluindo o Linux. Ele tem controle total sobre tudo em seu sistema.

Neste estágio do processo de inicialização, o kernel que foi selecionado pelo GRUB primeiro monta o sistema de arquivos raiz especificado no arquivo grub.conf. Em seguida, executa o programa /sbin/init, que é sempre o primeiro programa a ser executado. Você pode confirmar isso com seu ID de processo (PID), que deve ser sempre 1.

O kernel então estabelece um sistema de arquivos raiz temporário usando o disco RAM inicial (initrd) até que o sistema de arquivos real seja montado.

5. Iniciar

Neste ponto, seu sistema executa programas de nível de execução. Em um ponto, ele procuraria um arquivo init, geralmente encontrado em /etc/inittabpara decidir o nível de execução do Linux.

Os sistemas Linux modernos usam o systemd para escolher um nível de execução. De acordo com a TecMint , estes são os níveis de execução disponíveis:

O nível de execução 0 é correspondido por poweroff.target (e runlevel0.target é um link simbólico para poweroff.target ).

                   O nível de execução 1 é correspondido por rescue.target (e runlevel1.target é um link simbólico para rescue.target ).

                   O nível de execução 3 é emulado por multi-user.target (e runlevel3.target é um link simbólico para multi-user.target ).

                   O nível de execução 5 é emulado por graphical.target(e runlevel5.target é um link simbólico para graphical.target ).

                   O nível de execução 6 é emulado por reboot.target (e runlevel6.target é um link simbólico para reboot.target ).

                   Emergency é correspondido por Emergency.target .

O systemd então começará a executar programas de nível de execução.

6. Programas de nível de execução

Dependendo de qual distribuição Linux você instalou, você poderá ver diferentes serviços sendo iniciados. Por exemplo, você pode pegar starting sendmail …. OK.

Eles são conhecidos como programas de nível de execução e são executados a partir de diretórios diferentes, dependendo do nível de execução. Cada um dos 6 níveis de execução descritos acima tem seu próprio diretório:

  • Nível de execução 0 –/etc/rc0.d/
  • Nível de execução 1 –/etc/rc1.d/
  • Nível de execução 2 –/etc/rc2.d/
  • Nível de execução 3 –/etc/rc3.d/
  • Nível de execução 4 –/etc/rc4.d/
  • Nível de execução 5 –/etc/rc5.d/
  • Nível de execução 6 –/etc/rc6.d/

Observe que a localização exata desses diretórios varia de distribuição para distribuição.

Se você procurar nos diferentes diretórios de nível de execução, encontrará programas que começam com "S" ou "K" para inicialização e eliminação, respectivamente. Os programas de inicialização são executados durante a inicialização do sistema e eliminam os programas durante o desligamento.

Isso é tudo que você precisa saber sobre o processo de inicialização do Linux. Agora vá lá e deixe Tux orgulhoso.



Aprenda a programar gratuitamente. O plano de estudos em código aberto do freeCodeCamp já ajudou mais de 40.000 pessoas a obter empregos como desenvolvedores. Comece agora

É responsável pela inicialização do sistema operacional?

O BIOS também é responsável por carregar a memória RAM, placa de vídeo, teclado, cachê básico e, por fim, possibilitar a inicialização do sistema operacional.

Como ocorre a inicialização do sistema operacional?

Boot é o processo que ocorre entre o momento em que um computador é ligado pelo usuário até a inicialização completa do sistema operacional, deixando a máquina pronta para uso. Em situações normais, quando há problemas de funcionamento, o processo costuma demorar apenas alguns segundos e logo libera o PC para uso.

Quem controla o sistema operacional?

administrador do sistema, responsável pelo controle da utilização da máquina, seus recursos e softwares, cadastramento de usuários, oferecer ou retirar direitos a determinadas operações, a utilização de recursos (ex. impresssora), etc.

Quem executa a BIOS?

O processador é programado para procurar e executar o BIOS sempre que o micro é ligado, processando-o da mesma forma que outro software qualquer. O BIOS é definido como um software, mas, fica gravado em um chip espetado na placa-mãe.