Quem tomou o milésimo gol de Pelé?

Aconteceu em 19 de novembro de 1969, às 23h21 (909º partida) Vasco 1 x Santos 2

Pelé marcou o milésimo gol de sua carreira em uma partida pelo torneio Roberto Gomes Pedrosa contra o Vasco, no estádio Maracanã (Rio de Janeiro). Foi em uma cobrança de pênalti cometido pelo zagueiro Renê aos 33 minutos do segundo tempo. O craque chutou com o pé direito no canto esquerdo do gol de Andrada e acabou com a promessa feita pelo vascaíno antes do jogo, de que não entraria para a história como o goleiro que tomou o milésimo gol de Pelé.

Quem tomou o milésimo gol de Pelé?

Nas arquibancadas, 65.157 pessoas acompanharam o fato. O jogador comemorou a conquista dizendo: ?Pensem no Natal. Pensem nas criancinhas?. A declaração causou polêmica: os esquerdistas esperavam que ele aproveitasse a oportunidade para criticar a ditadura vigente no país.

Em maio de 1995, o jornal Folha de S.Paulo publicou uma suposta reportagem que constatava uma falha na contagem dos gols de Pelé. Segundo a reportagem, Pelé teria assinalado seu milésimo gol no dia 14 de novembro de 1969, contra o Botafogo da Paraíba, também de pênalti. O erro da contagem teria acontecido em 1959 durante o Campeonato Sul-Americano Militar, quando Pelé servia o Exército. O gol que marcou diante do Paraguai não teria sido computado.

Leia também:
Pelé 80 anos. Minha primeira (e única) entrevista com o rei
Uma seleção de curiosidades sobre o Rei Pelé
O que eles disseram sobre o Rei Pelé
Datas importantes na carreira de Pelé
Pelé já ficou no banco de reservas da Seleção Brasileira?
Qual foi a primeira partida oficial de Pelé
Pelé, o rei do futebol
Linha do tempo do Rei Pelé
Quem é a restauradora que cuida da camisa usada por Pelé na final da Copa de 1970
O hotel do milésimo gol do Rei Pelé

O Rei do Futebol realizou o feito histórico de pênalti, beijou a bola vitoriosa e fez uma homenagem memorável às crianças desafortunadas

Em uma quarta-feira, no dia 19 de novembro de 1969, todos esperavam apenas por um fato: o milésimo gol de Edson Arantes do Nascimento, o Pelé. Há 51 anos, o Maracanã, mesmo em uma noite chuvosa, estava cheio: eram 65.157 pessoas no icônico estádio da cidade carioca. Nos gramados, um jogo morno, que viria a se tornar palco de um evento histórico.

A partida entre Vasco X Santos fazia parte do Torneio Roberto Gomes Pedrosa, o Brasileirão do período. O enorme público teve que esperar até mais da metade do primeiro tempo para conseguir comemorar o feito. Mas, aos 34 do segundo tempo, o zagueiro Fernando Silva, do Vasco, derrubou Pelé dentro da grande área.

O Rei do Futebol tinha corrido para receber um passe em profundidade de Clodoaldo e foi jogado ao chão. O árbitro marcou pênalti — e o santista se preparou para bater a cobrança. Para o causador da penalidade máxima, porém, afirma até hoje que aquilo não foi um pênalti. 

Quem tomou o milésimo gol de Pelé?
Pelé em 2013 / Crédito: Wikimedia Commons

No ano passado, em entrevista ao Globo Esporte, ele disse: “O Pelé, com a habilidade que ele tinha, com a inteligência que sempre teve como jogador de futebol, bateu na minha perna e caiu, o árbitro marcou o pênalti. Mas não foi pênalti, eu afirmo que não foi. O árbitro marcou e, infelizmente para o Clube de Regatas Vasco da Gama, foi consumado o gol”.

O gol de número 1.000 foi marcado às 23h23 daquele dia, há pouco mais de meio século. "A bola branca atravessou a linha de gol aos 34 minutos, 12 segundos e 9 décimos, para estabelecer uma ponte entre a realidade e a fantasia: o milésimo gol de Pelé", cravou o jornal O Estado, no dia seguinte.

“A minha preocupação, que é uma coisa que ninguém pode estar passando que eu passei, é que todo mundo acha que pênalti é fácil de bater. Mas, quando eu coloquei a bola na marca do pênalti, todo mundo começou a gritar 'Pelé', Pelé', e eu comecei a tremer, a ficar nervoso e a pensar: 'não posso errar, não posso errar”, confessou o Rei em entrevista à Agência Efe.

Quem tomou o milésimo gol de Pelé?
Crédito: Getty Images

Ele cobrou no canto com o pé direito e, caprichosamente, marcou seu milésimo gol. O goleiro do Vasco na época, Edgardo Andrada, tentou defender, mas ainda ficou conhecido como "Arqueiro Mil" após a bola branca passar por ele e garantir a vitória do Santos por 2 a 1. 

Segundo contado pelo History, o goleiro chorou pelo título que recebeu naquela noite, ao deixar a bola ultrapassar a linha do gol. Eles teriam conversado por rádio no vestiário depois do jogo.

Andrada disse: "Você merece muito mais de mil gols, Pelé. Mas lamento que tenha sido eu o goleiro mil. Confesso que não queria de jeito algum que você fizesse esse gol em mim". "Uma das coisas que gostei foi que você fez tudo para evitar o milésimo gol, o que o valorizou", respondeu Pelé.

Quem tomou o milésimo gol de Pelé?
Crédito: Getty Images

Depois do gol mil, a alegria tomou o Maracanã. Repórteres e fotógrafos invadiram os gramados e Pelédedicou o momento às crianças. “Pelo amor de Deus, minha gente! Agora que todos estão ouvindo, faço um apelo especial a todos: ajudem as crianças pobres, ajudem os desamparados. É o único apelo nesta hora muito especial para mim".

Ele correu atrás da bola e a segurou como seu prêmio de mil gols, mas o jogo ainda não tinha chegado ao fim. Ainda assim, parecia que todos estavam mais que satisfeitos com o resultado — era possível sentir todo o estádio aplaudindo de pé o grande feito do Rei do Futebol, mesmo com a derrota do Vasco em terras cariocas.

O Rei do Futebol vestiu a camisa com número 1.000 e deu uma volta olímpica pelo Maracanã. Relembrou novamente a caridade, “ajudemos às crianças desafortunadas, que precisam do pouco de quem tem muito”, disse nos vestiários.


+ Saiba mais sobre Pelé através de grandes obras disponíveis na Amazon:

Pelé. A Importância do Futebol, de Edson Arantes do Nascimento (2014) - https://amzn.to/34em6r3

Pelé. A Autobiografia, de Pelé (2006) - https://amzn.to/2IKLgoS

Why Soccer Matters: A Look at More Than Sixty Years of International Soccer, de Pelé e Brian Winter (2014) - https://amzn.to/3jcYAyP

Pelé, a Minha Vida, de Pelé (2006) - https://amzn.to/37n48EM

Por amor ao futebol!, de Pelé e Frank Morrison (2010) - https://amzn.to/34cyh7O

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W

Quem tomou o milésimo gol do Pelé?

Único que lutou contra foi goleiro Andrada. No dia 19 de novembro de 1969, uma quarta-feira, o Rei Pelé escrevia mais um capitulo de sua gloriosa vida no futebol e, principalmente, no Santos. Em cobrança de pênalti, o maior jogador de todos os tempos marcou seu milésimo gol na carreira.

É verdade que o Pelé fez mil gols?

Já levando em conta todas as partidas possíveis, o Rei do Futebol detém o recorde de 1.282 gols. Seu milésimo gol foi marcado diante do Vasco, numa monumental festa no Maracanã, em 1969.

Quantos gol o Rei Pelé?

Segundo a IFFHS, Pelé é o segundo maior goleador da história do futebol, marcando 765 gols em 812 partidas, e no total 1283 gols em 1363 jogos, que incluem amistosos não oficiais, um recorde mundial do Guinness. Durante sua carreira, chegou a ser durante um período o atleta mais bem pago do mundo.

Quantos gols o Pelé fez pelo Vasco?

Pelé marcou cinco gols com a camisa do Vasco. O público e a mídia ficaram maravilhados com o garoto. Isso chamou a atenção da seleção brasileira. Tanto que ele foi convocado para os jogos da Copa Roca.