Questões de filosofia sobre liberdade e determinismo com gabarito

QUESTÕES DE ESCOLHA MÚLTIPLA SOBRE O TEMA DETERMINISMO E LIBERDADE

2467 palavras 10 páginas

1.O libertismo defende que:
a)Há acções livres e que somos responsáveis por todas as nossas acções.
b)Há acções livres e que somos responsáveis pelas acções que realizamos livremente.
c)Que as acções livres não têm causa.
d)Que as acções livres não têm causa porque qualquer causa está fora do controlo do agente.
R: b)Há acções livres e que somos responsáveis pelas acções que realizamos livremente.

2.A questão do livre – arbítrio é a questão de saber:
a)Até que ponto o Estado deve interferir na nossa vida.
b) Até que ponto deve ir a nossa liberdade na relação com os outros.
c) Se temos a possibilidade de agir de modo diferente do que agimos.
d) Se a liberdade nos pode ser dada ou tirada.
R: c) Se temos a possibilidade de agir de modo diferente do que agimos?
A liberdade de que estamos aqui a falar não é a liberdade política. A liberdade política pode ser-nos dada ou tirada, consoante o regime político em que vivamos. A liberdade metafísica não nos pode ser dada nem tirada, mesmo que vivamos no pior dos regimes políticos. O homem é ou não metafisicamente livre qualquer que seja o regime político em que viva. Se for verdade que o homem tem livre-arbítrio, como a maior parte das pessoas acredita, mesmo aqueles que vivam na mais feroz das ditaduras e não tenham quaisquer liberdades políticas, serão livres no sentido em que estamos aqui a usar a palavra.

3.Somos livres se e só se:
a) Pudermos fazer tudo o que nos apetecer.
b) As condicionantes biológicas e


Relacionados

  • A Pessoa Como Sujeito Moral

    5472 palavras | 22 páginas

    Introdução No âmbito do presente trabalho intitulado pessoa como sujeito moral, noções básicas, tem como objectivos de obter mais conhecimentos sobre o tema e vou começar a definir a consciência que é um conhecimento que acompanha as nossas vivências; a consciência aprende três sentidos biológico, psicológico e moral. A Pessoa Como Sujeito Moral Antes de abordamos aqui a pessoa como sujeito moral, primeiro temos que trazer aquilo que é o conceito de própria pessoa. O conceito de ” Pessoa ” A noção de….

  • Questionario

    1153 palavras | 5 páginas

    1. QUESTIONÁRIO Questionário é um instrumento de investigação que tem como objectivo recolher informações baseando-se, geralmente, na inquisição de um grupo representativo da população em estudo. A aplicacção de um questionário permite recolher uma amostra de conhecimentos, atitudes, valores e comportamentos. Assim sendo, é importante ter em conta o que se quer e como se vai avaliar, devendo haver rigor na escolha do tipo de questionário a aplicar, de forma a aumentar a credibilidadade do mesmo….

  • Exercícios do livro pesquisa de marketing (malhotra, 2006 ou 2001) cap: 6 ao 11

    4005 palavras | 17 páginas

    adaptam ao conjunto do processo de pesquisa de marketing. Após a definição do problema de pesquisa de marketing e da elaboração da abordagem adequada, o pesquisador deve se preparar para formular o plano de pesquisa. Como metodologia da pesquisa, temos a concepção da pesquisa descritiva através do uso do survey e da observação. 2) Quais são as vantagens e as desvantagens do método estruturado de survey direto? Vantagens: 1) sua aplicação é simples 2) os dados obtidos são confiáveis porque….

  • Filosofia 3º período 10º ano

    17393 palavras | 70 páginas

    as normas e os valores seguidos até então. Consciente das suas novas competências cognitivas, o adolescente sente-se apto a viver segundo as próprias ideias, pretendendo reconstruir o mundo em função de parâmetros pessoalmente escolhidos. Motivação para pensar em temas que antigamente não lhe suscitavam interesse especial. Assim, põem-se agora com particular pertinência problemas relacionados com o sentido do homem e da vida, com a sociedade e a política, com a justiça e a violência, com a arte….

  • A construção de questionarios e estruturação de entrevistas

    1362 palavras | 6 páginas

    visa recolher informações que baseiam geralmente, na inquisição de um grupo representativo da população em estudo. Para tal, coloca-se uma série de questões que abrangem um tema de interesse para os investigadores, não havendo interação direta entre estes e os inquiridos. Segundo Parasuraman (1991), um questionário é tão somente um conjunto de questões, feito para gerar os dados necessários para se atingir os objetivos do projeto. Embora o mesmo autor afirme que nem todos os projetos de pesquisa utilizam….

  • As Questões Chave da Economia

    3951 palavras | 16 páginas

    AS QUESTÕES-CHAVE DA ECONOMIA - RESUMO AS DUAS PRIMEIRAS: EFICIÊNCIA PRODUTIVA E EFICÁCIA ALOCATIVA Como os recursos são limitados, mesmo que as decisões sejam racionais, sempre haverá o CUSTO DE OPORTUNIDADE. ESCASSEZ, ESCOLHA E CUSTO DE OPORTUNIDADE são os fundamentos do comportamento econômico. A palavra eficiência significa maximizar o emprego dos recursos escassos; já a palavra eficácia relaciona-se com a otimização de escolhas. Ex: a ação governamental: os recursos retirados da sociedade….

  • Resumo Livro "Ética uma primeira conversa"

    2847 palavras | 12 páginas

    não se consiste a esse significado, a etologia é uma disciplina que estuda o comportamento animal, e é muito diferente do real conceito do que é a ética. A palavra também tem o significado de “caráter”, a maneira como ela habita o mundo, “costumes”, como sendo a maneira de se comportar em uma determinada sociedade em uma determinada época: os costumes, as regras que seguem e as leis. Em geral, o sentido de comportamento é o foco dos diferentes usos do termo éthos. Éthike é o adjetivo derivado da….

  • métodos e técnicas de pesquisa

    5588 palavras | 23 páginas

    podemos concluir que a utilização de métodos científicos não é da alçada exclusiva da ciência, mas não há ciência sem o emprego de métodos científicos. Entre os vários conceitos de método podemos citar: - Método é o "caminho pelo qual se chega a determinado resultado, ainda que esse caminho não tenha sido fixado de antemão de modo refletido e deliberado" (Hegenberg, 1976:11-115); - "Método é uma forma de selecionar técnicas, forma de avaliar alternativas para ação científica... Assim, enquanto as….

  • Relatório: entrevista sobre desenvolvimento

    1560 palavras | 7 páginas

    1. INTRODUÇÃO A entrevista é uma técnica de suporte ao desenvolvimento, pelo que se torna necessário que os estudantes façam uma reflexão sobre a sua aplicabilidade e exteriorizem uma reflexão sobre o processo de aprendizagem, em causa está um processo pensado sobre os intervenientes e objetivos da….

  • O EXISTENCIALISMO DE JEAN PAUL SARTRE: DO APARATO CONCEITUAL-FILOSÓFICO À IMPORTÂNCIA PARA A ABORDAGEM NA PSICOLOGIA

    7551 palavras | 31 páginas

    A necessidade de dar conta dessas questões para poder encerrar as etapas das pesquisas comumente nos leva a um trabalho de reflexão em torno dos problemas enfrentados, erros cometidos, escolhas feitas e descobertas. Barros e Lehfeld (1999, p.38) afirmam que, “o estudo através da amostra se dá muitas vezes, pois nem sempre o pesquisador tem tempo e recursos suficientes para trabalhar com todos os elementos da população do universo”. A….

Trabalhos Populares

Quais são as duas questões principais sobre a liberdade e o determinismo?

1) Não há determinismo, logo o homem é livre para decidir. 2) Se é livre para decidir, não há desculpas ou justificativas para as ações do homem. Ele só age de tal modo quando quer agir assim.

Qual a relação da liberdade e determinismo?

Liberdade e determinismo Segundo Deleuze, do mesmo modo que os seres humanos são determinados, através de sua liberdade, também possuem a característica de determinantes, constituindo-se como causa de novos efeitos. Assim, mesmo dentro de um sistema determinado, existem possibilidades para escolhas e para a liberdade.

Como a filosofia vê a liberdade no ser humano?

Liberdade é classificada pela filosofia, como a independência do ser humano, autonomia, auto-determinação, espontaneidade e intencionalidade. A liberdade pode ser entendida em um sentido amplo ou mais restrito, pensado como liberdades e definidas pelo Direito.

Como os filósofos deterministas compreendiam o livre arbítrio?

Segundo Aristóteles: "é livre aquele que tem em si mesmo o princípio para agir ou não agir, isto é, aquele que é causa interna de sua ação ou da decisão de não agir". Para Sartre "a liberdade é a escolha incondicional que o próprio homem faz de seu ser e de seu mundo. Afirma que estamos condenados à liberdade".