Restringimos certas atividades para proteger nossa comunidade Instagram como resolver

Se você já se perguntou “por que não consigo seguir ninguém no Instagram?”, já que toda vez que você tenta dar follow, curtir postagens ou enviar novos comentários, é brindado com a mensagem “Ação bloqueada“? O motivo é simples: sua conta foi bloqueada temporariamente. Saiba por que e como resolver isso e voltar a seguir.

  • Como saber quem não aceitou sua solicitação no Instagram
  • Como desconectar o Instagram de outros aparelhos remotamente

Restringimos certas atividades para proteger nossa comunidade Instagram como resolver

Por que não consigo seguir ninguém no Instagram?

O Instagram possui várias maneiras de punir usuários que passam do limite e banir o perfil é apenas uma delas. Outra é o shadow banning, que embora não seja uma prática reconhecida pela maioria das redes sociais, é usada para ocultar conteúdos de contas consideradas nocivas, “hashtags quebradas” ou esquemas que usam bots.

Um terceiro método, não tão radical quanto o banimento, nem tão sutil quanto o shadow banning, é o bloqueio temporário e parcial de um perfil, específico para interações com outros usuários. Ele é uma forma de proteger a rede de uma conta que foi identificada como um bot ou nociva mas, de forma preliminar e não definitiva.

Estes são alguns dos motivos que podem levar ao bloqueio temporário do perfil:

  1. Ter uma conta recente sem postagens (zero ou muito poucas) e partir para curtir postagens, comentar e seguir várias contas em volume massivo;
  2. Ter um perfil muito ativo mas com informações de usuário incompletas (nome genérico, sem avatar, sem bio);
  3. Publicar muitos posts, curtir muitos posts e/ou seguir e dar unfollow em muitos usuários, tudo em um curto espaço de tempo;
  4. Compartilhar conteúdos repetidos (posts ou comentários) constantemente;
  5. Mencionar muitos usuários e hashtags aleatórias em posts e comentários;
  6. Usar apps de terceiros com o Instagram para curtir posts ou conseguir seguidores.

Restringimos certas atividades para proteger nossa comunidade Instagram como resolver

Exemplo de mensagem “Ação bloqueada”

Esses comportamentos podem indicar que o perfil é um bot ou um espertinho querendo inflar seu alcance com apps de terceiros. Mas, ao invés de banir, o Instagram bloqueia recursos por um período, de 24 a 48 horas. Neste período, o usuário não pode seguir novos perfis, enviar comentários ou curtir posts mesmo que consiga acessá-los.

Ao tentar fazê-lo, receberá a mensagem “Ação bloqueada”. O texto diz: “Está ação foi bloqueada. Tente novamente mais tarde. Limitados determinados conteúdos e ações para proteger a nossa comunidade. Diga-nos se você acha que isto foi um engano”.

Como se livrar do bloqueio

O Instagram pode “bloquear” um usuário de duas formas: por IP ou por conta. No primeiro caso, você pode driblar o castigo trocando o IP de acesso à conta, o que em um celular pode ser feito trocando a conexão de dados móveis para Wi-Fi ou vice-versa.

Já no segundo caso, se você acha que foi punido injustamente, pode enviar uma mensagem ao Instagram e questionar a decisão, tocando em “Relatar um problema” quando a mensagem “Ação bloqueada” for exibida.

Você pode também enviar uma mensagem pela ferramenta de ajuda do Instagram:

Restringimos certas atividades para proteger nossa comunidade Instagram como resolver

  1. Com o Instagram aberto, acesse a tela de perfil e toque nas três linha paralelas no canto superior direito;
  2. Toque em “Configurações”, “Ajuda”, “Relatar um problema”;
  3. No iPhone, toque em “Algo não está funcionando”, já no Android, toque em “Relatar um problema”;
  4. Descreva o problema e por que você acha que foi punido injustamente;
  5. Envie a mensagem e aguarde até o Instagram se posicionar sobre sua solicitação, restaurando ou não sua conta.

Por fim, se você cometeu algumas das infrações descritas no início deste post, o melhor que você pode fazer é esperar o tempo de bloqueio passar e deixar a conta voltar ao normal novamente. E, depois disso, evitar repetir os mesmos comportamentos (ou usar os mesmos aplicativos) para não ser bloqueado de novo ou banido do Instagram.

Instagram

Quanto tempo o Instagram restringe as atividades?

Mas, ao invés de banir, o Instagram bloqueia recursos por um período, de 24 a 48 horas. Neste período, o usuário não pode seguir novos perfis, enviar comentários ou curtir posts mesmo que consiga acessá-los. Ao tentar fazê-lo, receberá a mensagem “Ação bloqueada”.

O que fazer quando você é restringido no Instagram?

Caso você tenha restringido algum usuário e agora deseja remover essa restrição é bem simples. Basta ir nas Configurações do Instagram e em seguida selecione Privacidade e depois clique em Contas restritas.

Por que meu Instagram foi bloqueado?

Os motivos podem variar, como por exemplo, ter escrito muitos comentários parecidos ou iguais em diferentes fotos, seguir perfis e dar unfollow imediatamente, curtir inúmeras postagens em um espaço de tempo curto ou até por usar outros aplicativos que geram likes ou seguidores.