Quais as consequências do cercamento dos campos para os camponeses?

Para que ocorresse a Revolução Industrial na Inglaterra (e não em outro país), muitos fatores de ordem política, econômica e social tiveram que ocorrer. Entre esses fatores, podemos apontar:

a) os cercamentos dos campos e a migração em massa dos camponeses para os centros urbanos.

b) a mecanização da agricultura e permanência dos camponeses em suas terras de origem.

c) a socialização dos meios de produção na zona rual inglesa.

d) a queda do regime parlamentarista britânico.

e) a migração em massa dos trabalhadores urbanos para o meio rural.

(Cesgranrio) A consolidação do processo de industrialização na Inglaterra, ocorrida na primeira metade do século XIX, relaciona-se corretamente com a (o):

a) extinção do processo de cercamento dos campos ("enclousures").

b) supremacia da ideologia liberal.

c) fortalecimento da produção através das corporações de ofício.

d) surgimento do capitalismo financeiro e oligopolista.

e) êxodo da mão de obra especializada das cidades para o campo.

Leia o texto:

“A promulgação da lei dos cercamentos em 1710, pelo Parlamento inglês, estabeleceu-se como uma das primeiras formas de exclusão no campo propiciadas pelo Estado, durante o século XVI. Os camponeses que viviam dos arrendamentos se viram obrigados a trabalhar por salários miseráveis nas terras dos senhores ou migrarem para as cidades.” (OLIVEIRA, Renata Sibéria de; SANTOS, Josefa de Lisboa. Da Natureza do estado ao estatuto de estado provedor: lógica da reprodução do espaço agrário no Brasil. Revista GEONORDESTE, São Cristóvão (SE) Ano XXII, n.1, p. 193).

Partindo das informações do texto acima, podemos afirmar que a promulgação da lei dos cercamentos na Inglaterra do início do século XVIII:

a) viabilizou a compra de terras por parte dos camponeses pobres.

b) pressionou os camponeses a migrarem para os centros urbanos, onde a indústria se desenvolvia.

c) inviabilizou o desenvolvimento da indústria.

d) atraiu para o campo as pessoas que moravam nas cidades.

e) provocou o descrédito do Parlamento Inglês junto à população.

A lei do Cercamentos aumentou a produtividade agrícola nos campos. Esse fator contribuiu decisivamente para:

a) a escassez de alimentos em toda a Europa.

b) a escassez de mão de obra nas cidades.

c) uma crise de superprodução alimentícia.

d) o abastecimento da população urbana.

e) inviabilidade do escoamento dos grãos.

Letra A

Um dos efeitos da lei dos cercamentos na Inglaterra foi a mobilização de uma grande massa de camponeses em direção aos centros industriais. Isso acabou por formar o contingente de pessoas que se transformaria na classe operária inglesa, que foi decisiva para o desenvolvimento da indústria.

Letra B

Com o avanço das transformações tecnológicas provocado pela Revolução industrial, a organização do sistema capitalista precisou de uma legitimação no plano teórico. O nascimento da moderna ciência econômica e, com ela, do liberalismo foi um alicerce teórico para compreender e legitimar o advento da industrialização.

Letra B

Os cercamentos contribuíram para o êxodo rural inglês, já que as populações de menos posses e riquezas não conseguiam mais manter seus negócios no campo e concorrer com a modernização agrícola dos grandes proprietários.

Letra D

A modernização agrícola na Inglaterra, viabilizada pela lei dos Cercamentos, proporcionou um grande aumento da produção de grãos e de outros produtos. Essa ampliação produtiva foi decisiva para suprir as necessidades de alimentos da população urbana crescente (sobretudo nas zonas industrias).

Consequências dos cercamentos

Muitos camponeses pobres foram expulsos das terras comunais pelos grandes proprietários. Os que dispunham de pequenos lotes tiveram de vender suas terras a preços irrisórios ou foram realocados para as áreas mais improdutivas dos terrenos. A pauperização da população que vivia nos campos, o despovoamento de vilas e a destruição de florestas para dar lugar às pastagens foram consequências do processo de cercamento.

Apesar da oposição de vários setores da sociedade inglesa aos cercamentos, eles não foram revertidos, gerando revoltas urbanas e rurais em várias regiões do país. Além disso, muitos camponeses, expulsos de suas terras, transformaram-se em desocupados, formando uma população flutuante que vagava sem destino pelas vilas e cidades inglesas.

Outro resultado do processo de cercamento na Inglaterra foi a organização de uma agricultura voltada para o mercado e assentada em bases capitalistas. Os grandes proprietários arrendavam a terra a um intermediário, que contratava mão de obra (de ex-camponeses ou de camponeses prestes a ser expropriados) para trabalhar na lavoura ou nas pastagens. Visando maximizar seus lucros e minimizar os custos de produção, o arrendatário procurava pagar o mínimo possível aos trabalhadores.

Para reprimir o descontentamento com as mudanças no campo e obrigar a população desocupada a trabalhar, o Estado impôs diversas leis contra a vadiagem e a mendicância.

Uma lei de Henrique VIII, promulgada em 1530, concedia licença para mendigar apenas aos idosos e aos incapacitados. Os homens sadios que não trabalhassem eram açoitados publicamente e encarcerados. Na primeira reincidência, além do açoite público, tinham metade da orelha cortada. Se reincidissem novamente, eram considerados irrecuperáveis e enforcados em praça pública.

Novas leis, promulgadas em 1547 e 1572, determinavam que aqueles que resistissem ao trabalho poderiam ser escravizados pelo denunciante e obrigados a realizar qualquer trabalho, mesmo os mais degradantes. Caso tentasse fugir, o condenado seria escravizado permanentemente e marcado com a letra S (de slave, “escravo” em inglês). Caso fosse surpreendido mendigando novamente, poderia ser encaminhado para as casas de trabalho forçado (workhouses) ou enforcado.

ART IMAGES ARCHIVE/GLOW IMAGES – COLEÇÃO PARTICULAR

Gravura representando um homem considerado desocupado sendo chicoteado pelas ruas de Londres (século XVI).




Compartilhe com seus amigos:

Quais foram as consequências do cercamento dos campos para os camponeses?

Com a Lei de Cercamentos, a burguesia pôde se desenvolver na zona rural, transformando os camponeses em operários e criando as bases para a Revolução Agrícola. A Revolução Industrial transformou o mundo após seu desenvolvimento na Inglaterra, principalmente a partir do século XVIII.

O que foi o cercamento e quais as consequências?

Os cercamentos foi um dos impulsos da passagem do sistema feudal para o sistema capitalista. Na politica de cercamentos foram cercadas as terras rurais que pertenciam à camponeses para a produção da lã (favorecendo a indústria textil, que teve grande destaque durante a primeira revolução industrial, na Inglaterra).

Quais as consequências do cerceamento?

Entre as consequências do cercamento podemos citar: *Êxodo Rural - As pessoas abandonavam os campos indo agora para as cidades, tal movimento possibilitou a criação da força de trabalho operaria e manufatureira. Ai entra o trabalho assalariado.

O que foi o cercamento e qual o impacto na vida dos camponeses ingleses?

O cercamento era realizado mediante autorização da Coroa, em favor do solicitante, que assim se apropriava das terras comuns, convertendo-as em propriedade privada. A privação do acesso à terra provocou o êxodo, em massa, dos camponeses e, por vezes, causou o desaparecimento de aldeias inteiras.