Quais os critérios e condições mínimas de acordo com a NBR 5410 que deve ser levado em consideração para o levantamento de cargas dos pontos de iluminação?

Segundo uma pesquisa feita pela Associação Brasileira de Conscientização Para os Perigos da Eletricidade (Abracopel), em 2017 foram registrados mais de 1.000 acidentes por incêndio, choque ou raio. Desses números, cerca de 700 pessoas acabaram perdendo suas vidas

Sem a regulamentação do uso adequado de instalações de baixa tensão, os profissionais estão colocando sua saúde e vida em risco. E para lhe ajudar a fazer o uso correto da norma, reunimos aqui tudo o que você precisa saber sobre a NBR 5410 e a importância de adotá-la da forma correta.

O que é a NBR 5410?

De acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), a norma NBR 5410 diz respeito às condições que sejam adequadas para um funcionamento correto e seguro de instalações elétricas de baixa tensão. Ou seja, qualquer instalação elétrica que tenha no máximo 1000 volts em tensão alternada e 1500 volts em tensão contínua.

As diferenças entre a NBR e a NR

Publicadas apenas pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), as NRs são normas criadas para a regulamentação de temas que envolvem a saúde e a medicina do trabalho dentro do território nacional.

Já as NBRs são normas consideradas técnicas, que foram criadas com a ajuda de estudos envolta do tema, que estipulam requisitos mínimos de segurança, qualidade e desempenho.

Qual o objetivo principal da NBR 5410?

De forma prática, a norma NBR 5410 tem como objetivo estabelecer condições adequadas para as instalações elétricas de baixa tensão. Com isso, há a garantia do funcionamento adequado das instalações, conservação de bens e segurança dos envolvidos. Ou seja, a norma NBR 5410 tem a função de guiar o profissional desta área sobre o que ele deve ou não fazer para assegurar a segurança de todos.

O uso aplicado desta norma é mais comum de ser vista em instalações públicas, prediais e comerciais.

Qual a importância de cumprir a norma NBR 5410?

Créditos: AltoQi / YouTube

Muitos dos acidentes que acontecem em instalações de baixa tensão são resultado de uma falta de qualificação do profissional responsável por cuidar desta parte elétrica. Pensando na segurança dos envolvidos, a norma NBR 5410 veio para assegurar que acidentes não ocorram durante ou após a instalação desses sistemas.

Também é de extrema importância que as instalações sigam as normas de segurança da forma correta para garantir o funcionamento dos equipamentos e da conversação dos bens.

Onde a NBR 5410 pode ser aplicada

  • Instalações temporárias
  • Instalações novas ou já existentes que estejam em reforma
  • Áreas de edificações externas, que estejam descobertas
  • Linhas elétricas de sinal que sejam fixas (com exceção de circuitos internos elétricos de equipamentos)
  • Circuitos elétricos fora de equipamentos que estejam funcionando sobre tensão superior a 1000 volts, alimentados por uma instalação que seja igual ou inferior a 1000 volts em uma corrente alternada
  • Locais de marinha, acampamento e instalações análogas
  • Circuitos elétricos que sejam alimentados por sobre tensão nominal igual ou inferior a 1000 volts em uma corrente alternada, frequência inferior a 400 Hz ou a 1500 volts em uma corrente contínua

Onde a NBR 5410 não pode ser aplicada

  • Instalações elétricas de automotores
  • Instalações de iluminação pública
  • Instalações de cercas elétricas
  • Instalações elétricas de aeronaves
  • Instalações elétricas de embarcações
  • Redes públicas de distribuição de energia elétrica
  • Instalações em minas
  • Instalações de proteção contra quedas de raios de forma direta
  • Instalações de tração elétrica

Os principais tópicos abordados na NBR 5410

Dentro do guia publicado em 2004 pela ABNT, os tópicos abordados mais comuns e de maior importância são:

  1. Proteção contra sobretensões
  2. Influências externas na instalação elétrica
  3. Proteção contra choques com o uso de isolamentos e dispositivos DR
  4. Dimensionamento e condutores condicionados à harmônica
  5. Circuito de motores
  6. Uso de disjuntores como sistemas de proteção
  7. Dimensionamento de eletrocalhas, condutores e eletrodutos
  8. Quadros de iluminação, distribuição e tomadas
  9. Equipotencialização e compatibilidades eletromagnéticas

Vale ressaltar que esses são apenas alguns dos tópicos abordados no guia de mais de 200 páginas, e há muitos outros temas importantes para a segurança em instalações elétricas de baixa tensão descritos pela norma NBR 5410.

Como seguir a norma NBR 5410 para executar instalações elétricas de baixa tensão

Créditos: Ramo Estudantil IEEE UEM / YouTube

1) Separação dos circuitos

A separação dos circuitos é um dos problemas mais comuns enfrentados pelos profissionais desta área, isso porque muitos dos atuais circuitos de iluminação são combinados com os circuitos de tomadas, o que vai contra a norma NBR 5410.

É preciso então que haja uma separação adequada dos circuitos de iluminação, tomadas e tomadas específicas, que não ultrapassem 10A.

2) Conceder a potência mínima de iluminação

Segundo a norma brasileira, qualquer ambiente que tenha menos ou até 6m² precisa ter uma carga mínima de 100VA. Para lugares com mais de 6m², esse valor mínimo se torna 100VA para o 6m² e mais 60VA para cada 4m² inteiros que haja a mais no local.

Além disso, a norma também diz que toda e qualquer dependência deverá ter no mínimo um ponto de luz, que seja fixo no teto e que possa ser acionado através de um interruptor na parede.

3) Conceder a potência mínima e o dimensionamento de tomadas

De acordo com a norma brasileira, é preciso incluir uma tomada a cada 5 metros, porém essa regra poderá mudar de acordo com as condições e necessidades de quem contratou o profissional qualificado, podendo então haver um número maior de tomadas.

Há também as tomadas diferentes das comuns, como as usadas na instalação de um ar condicionado, chamadas de tomadas de uso específico (TUE). É preciso que essas tomadas sejam adequadas ao tipo de equipamento para que possa evitar uma sobrecarga.

4) Usar o tipo ideal de aterramento

Por último, a norma indica que todo projeto elétrico precisa contar com um condutor-terra instalado em cada um dos circuitos elétricos. Nesse caso, a norma NBR 5410 recomenda o uso de aterramento TT, TN-S ou TN-C. A mesma regra também vale para circuitos de iluminação.

Conclusão

Regulamentada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), a norma NBR 5410 indica as condições que sejam adequadas para assegurar a segurança e o funcionamento de instalações de baixa tensão. Ela serve como uma forma de guiar o profissional desta área para saber exatamente o que deve fazer ou não para manter a segurança e o conservamento de bens.

Caso não haja o comprimento da norma, os riscos são graves e podem até mesmo causar incêndios, mau-funcionamento ou sobrecarga dos sistemas.

Para seguir a norma da forma correta é preciso fazer: a separação dos circuitos, conceder a potência mínima de iluminação, conceder a potência mínima e o dimensionamento de tomadas e, por fim, usar o tipo correto de aterramento.

Quais os critérios e condições mínimas de acordo com a NBR 5410 que deve ser levado em consideração para o levantamento de cargas das tomadas de uso geral?

A norma NBR 5410 nos orienta no seguinte aspecto: Em cômodos ou dependências com área igual ou inferior a 6m², deve ser prevista uma carga mínima de 100VA. Em cômodo ou dependências com área superior a 6m², deve ser prevista uma carga mínima de 100VA para os primeiros 6m² e soma-se 60VA para cada 4m² inteiros.

São critérios previstos na NBR 5410 para o dimensionamento dos pontos de iluminação e distribuição de TUGS e TUES em instalações prediais?

Segundo a NBR5410 a distribuição dos pontos de luz e tomadas dentro de um ambiente deve obedecer aos seguintes critérios: I – Cada ambiente deve ter pelo menos 1 ponto de luz no teto comandado por um interruptor de parede; II - Para cada cômodo com área igual ou inferior a 6,00 m2 deve haver pelo menos 1 tomada; III - ...

O que diz a NBR 5410 sobre iluminação?

De acordo com NBR 5410, com relação às instalações elétricas de baixa tensão, é recomendável separar os circuitos de iluminação e de força em todos os tipos de edificações e aplicações.

Quais os critérios mínimos recomendados pela ABNT NBR 5410 para a instalação de tomadas de uso geral Tug em um banheiro?

Cálculo do número mínimo de tomadas, de acordo com a NBR 5410.
a) Em banheiros, deve ser previsto ao menos um ponto de tomada;.
b) Em cozinhas, lavanderias e locais análogos, deve ser previsto no mínimo um ponto a cada 3,5 m, ou fração, de perímetro, sendo no mínimo dois pontos acima da bancada da pia;.