Como os seres Quimiossintetizantes obtém a energia de que precisam?

If you're seeing this message, it means we're having trouble loading external resources on our website.

Se você está atrás de um filtro da Web, certifique-se que os domínios *.kastatic.org e *.kasandbox.org estão desbloqueados.

A Quimiossíntese também é conhecida como "fotossíntese bacteriana". Trata-se da produção de matéria orgânica por meio da oxidação de substâncias minerais, sem recorrer à luz solar.

Sem espanto, estas reações fazem parte do metabolismo de bactérias autótrofas que são classificadas como quimiossintetizantes. Elas podem existir em ambientes totalmente desprovidos de luz e matéria orgânica.

Isso porque obtêm a energia necessária para sua sobrevivência por meio de oxidações inorgânicas, o que resulta na produção de matéria orgânica a partir da oxidação de substâncias minerais.

Este fenômeno é realizado especialmente por bactérias do tipo ferrobactérias, oxidantes de ferro, as sulfobactérias, oxidantes do enxofre e as nitrobactérias, oxidantes do nitrogênio.

Note que esse é um processo pelo qual a produção de matéria orgânica é dada a partir do gás carbônico, água e outras substâncias inorgânicas.

Comparada à fotossíntese, a produtividade da quimiossíntese pode ser considerada como muito reduzida. Entretanto, este processo é crucial para realização do ciclo do nitrogênio, onde este elemento é fixado no solo ou nas plantas, auxiliando na manutenção destes seres vivos.

Exemplos de bactérias que fazem quimiossíntese:

Beggiatoa e Thiobacillus, que realizam seu metabolismo a partir de oxidação de compostos de enxofre.

Nitrosomonas e Nitrobacter, que podem ser encontradas no solo e concretizam um respeitável papel na reciclagem do nitrogênio.

Como Ocorre a Quimiossíntese

A quimiossíntese divide-se em duas etapas:

  • Na Primeira etapa, a oxidação das substâncias inorgânicas libera prótons e elétrons, os quais provocam a fosforilação do ADP em ATP e a redução do NADP+ em NADPH, que por sua vez, constituirão a fase seguinte, aproveitando a energia ministrada por determinadas reações químicas de oxirredução que acontecem no meio.

Resumo da primeira etapa:

Composto Inorgânico + O2 → Compostos Inorgânicos oxidados + Energia Química

  • Na segunda fase, também chamada fase escura da fotossíntese, a redução de dióxido de carbono conduz à síntese de substâncias orgânicas por meio do processo de oxidação das substâncias inorgânicas, quando as bactérias obtêm energia suficiente para reduzir o gás carbônico por meio de sua retenção e posterior fabricação de substâncias orgânicas, as quais podem ser usadas na produção de outros compostos ou em seu próprio metabolismo.

Resumo da Segunda etapa:

CO2 + H2O + Energia Química → Compostos Orgânicos + O2

Leia também Reações Orgânicas.

Quando falamos em organismos autotróficos, logo imaginamos o processo de fotossíntese. Entretanto, não podemos esquecer que o processo de quimiossíntese também se relaciona com a nutrição autotrófica. Marque a alternativa que indica um grupo de organismos que possui representantes capazes de realizar a quimiossíntese:

a) Algas.

b) Protozoários.

c) Bactérias.

d) Fungos.

e) Plantas.

Analise as alternativas a seguir e marque aquela que melhor define o processo de quimiossíntese.

a) A quimiossíntese é um processo em que há a produção de matéria orgânica a partir da energia luminosa.

b) A quimiossíntese é um processo em que o ser vivo retira energia armazenada nos alimentos.

c) A quimiossíntese é um processo anaeróbico em que a glicose dos alimentos é quebrada de modo a oferecer energia para determinado organismo.

d) A quimiossíntese é um processo em que são produzidas moléculas de álcool etílico.

e) A quimiossíntese é um processo em que energia é produzida a partir de reações oxidativas de substâncias inorgânicas simples.

As bactérias quimiossintetizantes são capazes de viver em ambientes sem luz e sem matéria orgânica. Isso é possível porque:

a) as bactérias quimiossintetizantes utilizam apenas glicose dos alimentos para produzir energia.

b) as bactérias quimiossintetizantes realizam a oxidação de substâncias inorgânicas para obter energia.

c) as bactérias quimiossintetizantes utilizam apenas água e gás carbônico para produzir energia.

d) as bactérias quimiossintetizantes utilizam gás carbônico e glicose para produzir energia.

As nitrobactérias realizam quimiossíntese e, durante o processo, são responsáveis pela oxidação de:

a) sulfetos e sulfitos.

b) sulfitos e nitritos.

c) nitritos e amônia.

d) amônia e óxidos.

e) óxidos e sais de ferro.

Analise as equações a seguir e marque a alternativa que indica corretamente a forma de obtenção de energia por organismos quimiossintetizantes.

a) substâncias inorgânicas + CO2 → substância inorgânica + energia.

b) substância orgânica + CO2 → substância orgânica + energia.

c) substâncias inorgânicas + O2 → substância inorgânica + energia.

d) substância orgânica + O2 → substância orgânica + energia.

Alternativa “c”. As bactérias são organismos procariontes que possuem representantes capazes de realizar a quimiossíntese.

Alternativa “e”. Na quimiossíntese, certos tipos de bactérias conseguem obter energia por meio da oxidação de certas moléculas inorgânicas, tais como a amônia e o metano.

Alternativa “b”. As bactérias quimiossintetizantes realizam o processo de quimiossíntese, que se baseia na oxidação de substâncias inorgânicas para obtenção de energia. A quimiossíntese é um processo que ocorre sem a necessidade de luz.

Alternativa “c”. As nitrobactérias são encontradas no solo e são capazes de oxidar nitrito e amônia para obter a energia necessária na produção de glicose.

Alternativa “c”. Na quimiossíntese, a energia utilizada para a fabricação de glicose é adquirida por meio da oxidação de substâncias inorgânicas.

Como os seres Quimiossintetizantes obtém a energia de que precisa?

Entretanto, organismos quimiossintetizantes são capazes de extrair energia por meio da oxidação de moléculas inorgânicas e produzir compostos orgânicos. A energia que sustenta esses ecossistemas, portanto, encontra-se nos minerais e compostos químicos.

Qual a fonte de energia utilizada na quimiossíntese?

e) A oxidação de compostos inorgânicos é a fonte de energia utilizada por organismos quimiossintetizantes. Tanto a fotossíntese quanto a quimiossíntese necessitam de fontes de carbono (gás carbônico) para a produção de moléculas orgânicas.

Qual e a fonte de energia utilizada pelos Quimiossintetizantes para produzir compostos orgânicos?

Organismos quimiossintetizantes realizam a oxidação de substâncias inorgânicas como fonte de energia para a produção de compostos orgânicos.

Como funciona o processo de quimiossíntese?

A Quimiossíntese também é conhecida como "fotossíntese bacteriana". Trata-se da produção de matéria orgânica por meio da oxidação de substâncias minerais, sem recorrer à luz solar. Sem espanto, estas reações fazem parte do metabolismo de bactérias autótrofas que são classificadas como quimiossintetizantes.