Rota do vinho - são roque horário de funcionamento

A rota do vinho em São Roque foi o que colocou a cidade como uma potência turística do estado de São Paulo nos últimos anos.

Por ficar bem pertinho de São Paulo, a cerca de 65 quilômetros ou uma hora de viagem de carro, é um destino bem bacana de bate e volta para quem está na capital paulista, assim como Guararema.

Por conta de todo esse boom turístico, São Roque lota aos finais de semana, especialmente aos domingos. E os preços acompanham toda essa demanda, que deu uma goumertizada legal na cidade.

Por mais que todo mundo corra para lá esperando ver vinícolas maravilhosas como as do Chile, da Califórnia ou até do sul do Brasil, não é bem isso que você vai encontrar na rota do vinho em São Roque.

Isso não significa que será um passeio ruim. Muito pelo contrário, é só para alinhar as expectativas mesmo.

Antes de entrar no roteiro em si, preciso dizer que não é só na rota do vinho de São Roque que você encontra o que fazer não, já que a cidade tem uma ótima estrutura e muita coisa interessante no centro também. E é justamente por lá que a gente vai começar nosso roteiro de 8 horas em São Roque. Bora?

9 HRS| FOTOS NO BRASITAL

Para um domingo, nós chegamos um pouco cedo em São Roque, então decidimos ir até o Brasital fazer algumas fotos.

O Brasital foi uma antiga tecelagem de algodão de 1890, onde uma enorme parte da população de São Roque trabalhou por muitos anos. A fábrica fechou por volta de 1970 e depois de 17 anos passou a ser parte do patrimônio do município, transformando-se no Centro Educacional e Cultural Brasital.

O complexo hoje conta com biblioteca, locais para exposições e oficinas de dança, teatro e música e, apesar de não abrir aos domingos, é possível visitar o local para fazer uma caminhada no meio da natureza (tem uma trilha lá dentro) ou tirar fotos lindas de recordação do sua viagem, pois esse lugar é cheio de cantinhos muito fotogênicos.

Endereço: Rua Araçaí, 250

Horário de Funcionamento: segunda a sábado, das 8 às 18 horas

10 HRS| CAFÉ DA MANHÃ NO LE PETIT PARISIEN

Como o dia começou cedo, um cafezinho é mais do que bem-vindo, é necessário!

Ainda fora da rota do vinho de São Roque, fica a Le Petit Parisien, um café como o nome já demonstra, com clara inspiração francesa, muito mais na decoração do que nos pratos, que são bem brazucas.

O pão de queijo deles é delicioso e o ambiente é uma graça. Para o café, se você gosta muito como nós, peça o coado no papel, pois a quantidade é bem maior, apesar do charme do café coado no pano ser inegável.

Aos domingos só abre após as 10 horas, então é bom se programar se você quiser conhecer.

Endereço: Av. Antônino Dias Bastos, 974

Horário de Funcionamento: de segunda a sábado das 8 às 20 horas e aos domingos das 10 às 19 horas.

11HRS| MORRO DO SABOÓ

Dizem que essa é a vista mais bonita de São Roque. Não podemos afirmar porque chegamos lá com o roteiro apertado e não conseguimos subir, rs.

Mas se você estiver no pique e com pela menos uma meia horinha de sobra, vale a pena. Se preferir, pode voltar para ver o pôr do sol de lá de cima.

É possível chegar ao pé do morro de carro, e a vista por lá já é bastante bonita, mas a partir de um certo trecho a subida só pode ser feita com as suas próprias pernas mesmo. E pelo menos você já gasta as calorias que com certeza vai consumir quando for para a estrada do vinho.

E por falar nela, agora finalmente vamos seguir viagem para a famosa rota do vinho em São Roque.

Endereço: Estrada do Saboó

Horário de Funcionamento: o horário que você quiser ir.

12 HRS| VISITA AO VILA DON PATTO

O Vila Don Patto é um complexo gastronômico e de lazer que fica logo no começo da rota do vinho de São Roque.

Um lugar com uma estrutura realmente impressionante, que conta com café, sorveteria, restaurante português, um restaurante italiano, uma boulangerie, lojinhas de artesanato, bar, espaço para as crianças e redário. Perfeito para descansar depois da subida ao Morro do Saboó.

Também é um ótimo local para tomar café da manhã aos domingos, já que abre às 9 horas. Ou se você preferir, pode aproveitar para ficar por aqui e almoçar. Os preços são elevados, mas nada muito diferente de todos os outros da rota do vinho em São Roque.

Endereço: Estrada do Vinho, km 2,5

Horário de Funcionamento: sexta e sábado das 09 às 23 horas, domingos até 18 horas e segunda a quinta até às 16 horas.

13 HRS| ALMOÇO NO VILLA CANGUERA

O Villa Canguera é um misto de vinícola e restaurante, e virou a nossa escolha para o almoço por causa da foto de uma linda cerejeira na parte externa do restaurante.

A cerejeira estava seca na época da nossa visita (julho), mas o lugar continuava tão belo quanto tinha visto. O atendimento é maravilhoso e super acolhedor e como chegamos cedo, nosso prato, alcachofra à parmigiana (132 reais para duas pessoas), não demorou nada para chegar à mesa.

Para acompanhar fomos com o vinho branco da casa (35 reais a garrafa), que é certamente o mais diferente que já tomei, com um sabor intenso da uva.

De todos os ótimos restaurantes da rota do vinho de São Roque, o Villa Canguera me pareceu o que melhor aproveita os produtos locais no cardápio, já que suas especialidades são os pratos à base de alcachofras e o pastel de uva com chocolate. Eu não sei você, mas eu acho que faz parte da imersão experimentar o que aquele local oferece, e por isso o Villa Canguera ganhou muitos pontos no meu coração!

Lá também é possível encontrar o museu do vinho e até fazer uma visita guiada em grupo (é preciso agendar antes).

Endereço: Estrada do Vinho, km 8

Horário de Funcionamento: sábados, domingos e feriados das 9 às 18 horas e durante a semana das 9 às 17h30

15 HRS| VISITA GUIADA VINÍCOLA GÓES

A Vinícola Góes é a maior da região de São Roque, e está despontando como uma potência no mercado de vinhos e espumantes nacionais.

O profissionalismo da marca fica evidente para quem visita a vinícola, ou melhor, a fábrica, já que as videiras não ficam no estabelecimento da rota do vinho de São Roque.

O complexo é formado pela fábrica, que funciona de segunda a sexta, loja e vários outros estabelecimentos como a loja da Cachaçaria e Chocolateria Giulians

Possui um belo lago e jardim, bom para descansar depois de degustar os vinhos da casa ou para curtir uma banda ao vivo.

Por falar em degustação, por 15 reais você pode degustar 4 vinhos finos da Goés ou então fazer o tour guiado de 1h30, seguido de degustação, também com 4 rótulos, por 35 reais.

Quem gosta de vinhos e quer aprender um pouco mais sobre o processo deles, vai gostar. Fiquei bem supresa porque nunca tinha experimentado o vinho da marca e gostei bastante dos dois tintos servidos no dia, um Cabernet Sauvignon bastante leve e delicado e um Tannah encorpado e com um sabor marcante. Ainda levamos a linda taça da degustação de presente.

Outras vinícolas fazem parte da rota do vinho de São Roque, mas não conseguimos visitá-las dessa vez.

Passamos rapidamente pela Vinícola Ferreira e Passeto, mas como já estava escurecendo, acabamos não ficando. Em contraste com a Goés, essa é uma propriedade familiar e bem pequena, onde o próprio dono acompanha os visitantes na degustação. Sem falar que o local é muito lindo!

Endereço: Vinícola Goés, km 9

Horário de Funcionamento: das 09:00 às 18:30 nos finais de semana. De segunda a quinta abre às 08:30 e fecha às 18 horas

17 HRS| CAFÉ DA TARDE NO CONTAINER CAFÉ

Encerramos o nosso roteiro com outras duas paixões: café e brownie de chocolate.

O moderninho Container Café serve lanches e doces, e é um local bastante diferente de tudo que você vai encontrar na rota do vinho de São Roque. Só que com o mesmo atendimento caloroso que encontramos em vários lugares da cidade.

Endereço: Estrada do Vinho, 1302

Horário de Funcionamento: sa´ábados das 11 às 22 horas. Fecha às 19 horas no domingo e durante a semana funciona das 14 às 20 horas e até as 22 horas na sexta

Muitas delícias ficaram de fora desse roteiro que fizemos por São Roque, mas sempre fica uma desculpa para voltar. Inclusive, de 5 de outubro e 11 de novembro acontece o Expo São Roque: Vinhos e Alcachofras, com diversos eventos envolvendo essas duas estrelas da cena local.

Se você ficou com vontade de ir também, checa algumas opções de hospedagem aqui embaixo, porque dessa vez eu acho que vale passar pelo menos uma noite por lá para aproveitar melhor toda essa degustação de vinhos!

ENCONTRE SEU HOTEL PARA CURTIR A ROTA DO VINHO EM SÃO ROQUE

Tanto para quem está em São Paulo ou região, eu indicaria passar pelo menos uma noite em São Roque.

Assim, dá para fazer a rota do vinho em São Roque com bastante calma, experimentar as bebidas produzidas em cada uma das vinícolas para escolher a sua favorita, comer diversos pratos a base de alcachofra, os pães artesanais, ou para quem gosta da culinária portuguesa, aproveitar os ótimos restaurantes da cidade.

Quem viaja com crianças ainda pode curtir o dia no Ski Mountain Park e aproveitar para esquiar na pista de esqui e snowboard (que é muiiiito divertida), fazer escalada ou até jogar paintball.

E aproveitar para curtir a noite nos diversos barzinhos em uma das principais avenidas de São Roque, a Antonino Dias Bastos.

HOTEL VILLA ROSSA

Fonte: Booking.com

Sofisticação e infraestrutura completa, inclusive para receber quem viaja com crianças, o Villa Rossa é um resort em meio a uma reserva de Mata Atlântica, com diversas opções de lazer para aproveitar sem nem precisar sair do hotel.

Indicado para: quem viaja com crianças e quer um lugar tranquilo para curtir e descansar

Faixa de Preço: 900 reais a diária

Nota do Booking: 8,8

Endereço: Rua Cora Coralina, 350

POUSADA CHÁCARA PUTINI

Fonte: Booking.com

A pousada simples e rústica oferece aconchego e muita natureza para quem se hospeda por aqui. Também conta com piscina, quadra de tênis, mesa de bilhar e bangalôs completos com cozinha, ideal para quem viaja com amigos ou família.

Indicado para: para quem viaja com os amigos e família para curtir o final de semana

Faixa de Preço:660 reais a diária (bangalô com 2 quartos)

Nota do Booking: 9,2

Endereço: Rodovia Raposo Tavares, KM 55,5

ESPAÇO TAJJ

Fonte: Booking.com

Combinando perfeitamente com o clima da cidade, o Espaço Tajj é tranquilo, acolhedor e perfeito para descansar em sem ter que sair de perto da rota do vinho de São Roque.

Indicado para: quem quer se hospedar bem perto da rota do vinho de São Roque

Faixa de Preço: 300 reais a diária

Nota do Booking:8,1

Endereço: Travessa Maria Joana Branco Silva , 109

Definitivamente nós passamos um dia delicioso (e bem cheio) na rota do vinho em São Roque e pretendemos voltar para conhecer o resto das atrações da cidade e para comer o pastelzinho de nata que dessa vez não coube no roteiro : )

Quanto custa para fazer a Rota do Vinho?

A Rota do Vinho oferece mais de 20 opções entre adegas e vinícolas que oferecem mais de 40 variedades diferentes de vinhos, além de espaços abertos, em contato com a natureza e com visitas aos parreirais. ✅ – R$120,00 – Valor por pessoa – (cartão de crédito, em até 12x).

Quanto custa para fazer a Rota do Vinho em São Roque?

Para conhecer a Rota do Vinho em São Roque, não é necessário pagar uma taxa. De maneira que é possível visitar a região com um veículo. E percorrer a Estrada do Vinho, Estrada dos Venâncios e Rodovia Quintino de Lima.

O que fazer na estrada do vinho?

Veja abaixo as de melhores opções para visitar na Rota dos Vinhos e tenha um passeio super gostoso ao sabor das melhores uvas do sudoeste paulista..
Vinhos Bella Quinta. Bella Quinta. ... .
Vinícola Palmeiras. ... .
Vinhos Bella Aurora. ... .
Vinícola Canguera. ... .
Vinícola Góes. ... .
Adega do Pampa. ... .
Vinhos XV de Novembro. ... .
Vinhos Frank e Restaurante..

Quantos km tem a Rota do Vinho?

A Rota do Vinho possui 10 km de extensão e, além de contar com a beleza do campo ao seu redor, nela é possível conhecer vinícolas, colher uvas, degustar vinhos recém-fabricados, e ainda provar pratos que harmonizam com a bebida.