São exemplos de funções da auditoria interna todas as alternativas abaixo estão corretas exceto?

São exemplos de funções da auditoria interna todas as alternativas abaixo estão corretas exceto?

Os tipos de auditorias de sistema de gestão são importantes para as empresas já certificadas ou que ainda buscam a certificação nas normas ISO, pois é através da auditoria que as empresas obterão ou manterão o selo de certificação.

Apesar dessa importância, ainda, é um dos momentos que mais causam ansiedade e dúvidas em relação à condução, ao processo de auditoria, aos objetivos, abordagem e a forma de atuação da equipe auditora.

As auditorias induzem a melhoria continua dentro de uma organização, pois através das não conformidades, observações e oportunidades são aperfeiçoados os processos para a melhoria do sistema de gestão.

Todos os sistemas de gestão são auditados: da qualidade, de responsabilidade social, ambiental, de segurança e saúde no trabalho, de energia e gestão integrada.

É importante que as organizações entendam os tipos de auditorias e para que servem. Vamos entender mais a respeito?

As diretrizes das auditorias são definidas em norma

A norma ISO 19011 é a norma da qual são determinadas diretrizes para as auditorias de sistema de gestão. Essas diretrizes definem como deverão ser realizados os processos de auditoria, a postura dos auditores e as qualificações exigidas.

A ISO 19011 pode ser aplicada a diferentes sistemas de gestão e organizações (das indústrias as prestadoras de serviço). Dentre os sistemas temos: ISO 9001, ISO 14001 e ISO 45001.

Saiba mais: Consultoria para pequenas empresas na implantação das principais normas de gestão

Você sabia que existem 3 tipos de auditorias?

São exemplos de funções da auditoria interna todas as alternativas abaixo estão corretas exceto?

As auditorias são divididas em três tipos. São elas:

  • Auditoria Interna – ou chamada de auditoria de primeira parte;
  • Auditoria no fornecedor – ou chamada de auditoria de segunda parte;
  • Auditoria externa – ou auditoria de terceira parte. Para fins de certificação para propósitos legais, regulamentares e similares.

Consoante a Consultoria Online Verde Ghaia, vamos explicar cada uma delas de forma mais detalhada:

1. Auditoria Interna ou de Primeira Parte

São exemplos de funções da auditoria interna todas as alternativas abaixo estão corretas exceto?

A auditoria interna é realizada pelas próprias empresas para auditar seus próprios sistemas, processos e procedimentos assegurando que os parâmetros do sistema de gestão estão sendo seguidos à risca e os resultados esperados estão sendo alcançados.

Através da auditoria serão obtidas informações para a melhoria continua do sistema de gestão, seja através de não conformidades, observações ou oportunidades de melhoria.

Para realizar a auditoria é necessário ter colaboradores devidamente treinados na ISO 19011 e no sistema de gestão ao qual será auditado. Outra opção é a contratação de uma empresa para realizar a auditoria interna.

O auditor interno deve ser competente para executar as auditorias, ou seja, deve ter escolaridade, experiência, habilidades e conhecimentos necessários para atender aos resultados pretendidos das auditorias que irão realizar.

Geralmente, as auditorias internas são vistas como uma preparação para a auditoria de certificação (ou recertificação). No entanto, elas devem ser vistas como uma oportunidade da empresa como um todo melhorar seus processos e aumentar a satisfação de seus clientes.

Intervalos das auditorias internas

A norma ISO 19011 não impõe uma periodicidade especifica para as auditorias serem realizadas, pois cada processo e empresa têm suas particularidades.

Cabe à empresa determinar os intervalos entre as auditorias internas, considerando o seu tipo de processo, ramo de atuação, a cultura organizacional, a política e o contexto da organização.

Algumas empresas, normalmente, realizam duas auditorias internas no ano.

Como realizar uma auditoria interna?

Para executar a auditoria interna há algumas etapas das quais devemos seguir. As etapas são as seguintes:

  1. Preparação: nesta etapa será analisada toda a documentação do sistema de gestão, desenvolvido o programa de avaliação e o planejamento detalhado, todas as partes interessadas serão comunicados sobre a realização da auditoria (data e escopo).
  2. Reunião de abertura: reunião onde o auditor explica quais os objetivos da auditoria;
  3. Auditoria: avaliação no local, através de entrevistas com os colaboradores e coleta de evidências.
  4. Reunião de encerramento: os resultados da auditoria serão apresentados à empresa.
  5. Elaboração do relatório de auditoria interna, acompanhamento das ações corretivas e manutenção das avaliações

 2. Auditoria no Fornecedor ou de Segunda parte

São exemplos de funções da auditoria interna todas as alternativas abaixo estão corretas exceto?

A auditoria no fornecedor é realizada pela empresa ou por outras pessoas em seu nome com o objetivo de avaliar a conformidade do sistema, requisitos legais e/ou contratuais.

Através dessa auditoria é desenvolvida uma relação de maior confiança com os fornecedores, além de potencializar os produtos com uma maior qualidade, minimizando os riscos e diminuindo as não conformidades.

Essas auditorias são partes integrantes de qualquer sistema de gestão e ferramenta essencial para a qualificação de fornecedores.

São avaliadas nas auditorias de segunda parte: organização e qualificação dos recursos humanos; cumprimento da legislação; gestão e controle da qualidade; política ambiental; localização e acessos ás instalações; concepção e desenvolvimento do produto; compras; recebimento de matérias-primas; produção e acondicionamento do produto final; condições do trabalho (segurança, higiene, limpeza); expedição e tratamento de reclamações.

Ser negligente com os fornecedores pode gerar muitos prejuízos, como por exemplo, negligenciar o fornecedor que trata seu resíduo uma vez que a responsabilidade é compartilhada. Se ele não cumprir a Política Nacional de Resíduos Sólidos ou legislações especificas sua empresa terá um grande problema. A plataforma VG Resíduos permite que sua empresa faça uma gestão de seus fornecedores.

3. Auditoria externa ou de terceira parte

São exemplos de funções da auditoria interna todas as alternativas abaixo estão corretas exceto?

A auditoria externa é realizada por um auditor independente (designado pelo órgão certificador credenciado pelo INMETRO) para fins de certificação do sistema de gestão do qual a empresa deseja.

O objetivo é verificar se o sistema de gestão de uma organização foi estabelecido, documentado, implementado e mantido de acordo com uma norma específica. A auditoria externa é a ultima fase do processo de certificação.

Certificação nos Sistemas de Gestão

A certificação nos sistema de gestão da ISO possibilita que a empresa possua reconhecimento internacional. As pequenas empresas quando decidem se certificarem buscam crescimento e reconhecimento. Enquanto que as grandes empresas necessitam da certificação para se manterem no mercado que está cada vez mais competitivo e os clientes mais exigentes.

É importante lembrar que obter certificações em normas como ISO 9001, ISO 14001, ISO 45001 e outras, é uma opção da organização, ou seja, a empresa é quem decide fazer. É uma decisão estratégica na qual a empresa conquista mais clientes e amplia seu mercado se tornando mais competitivo.

A consultoria para implementação das principais normas de gestão da Verde Ghaia fornece todo o suporte para que sua empresa estabeleça, documente e implemente um sistema de acordo com a norma da qual sua empresa deseja certificar-se.

Gostou desse assunto ou acha ele relevante? Compartilhe ou deixe seu comentário abaixo.

Mas quer se aprofundar um pouco mais a respeito? Leia outro artigo do nosso blog  sobre  15 perguntas e respostas sobre auditoria de Sistema de Gestão.

Qual é a função da auditoria interna?

A Auditoria Interna busca, pois, examinar a regularidade e avaliar a eficiência da gestão administrativa e dos resultados alcançados, bem como apresentar subsídios para o aperfeiçoamento dos procedimentos administrativos, sempre alinhada aos objetivos e metas fixados pela Administração.

São exemplos de finalidade de auditoria interna?

A auditoria interna tem como principal objetivo evitar ou combater fraudes, erros e irregularidades praticadas por colaboradores da empresa. Sua meta é examinar a integridade, a eficácia e a adequação dos controles internos e dos dados financeiros, contábeis e operacionais da empresa.

Quais são as 4 etapas mais utilizadas em auditoria?

Conheça agora as 4 etapas para realizar auditorias de qualidade com sucesso:.
Planejamento. As ações tomadas no momento anterior a realização da auditoria são determinantes para o sucesso das atividades. ... .
Preparação. ... .
Execução. ... .
Encerramento e Follow-up..

Quais são os procedimentos de auditoria interna?

Os procedimentos da Auditoria Interna constituem exames e investigações, incluindo testes de observância e testes substantivos, que permitem ao auditor interno obter subsídios suficientes para fundamentar suas conclusões e recomendações à administração da entidade.