Segundo o texto, os movimentos sociais contribuem para o processo de construção democrática, porque

Na década de 1990, os movimentos sociais camponeses e as ONGs tiveram destaque, ao lado de outros sujeitos coletivos. Na sociedade brasileira, a ação dos movimentos sociais vem construindo lentamente um conjunto de práticas democráticas no interior das escolas, das comunidades, dos grupos organizados e na interface da sociedade civil com o Estado. O diálogo, o confronto e o conflito têm sido os motores no processo de construção democrática.
SOUZA, M. A. Movimentos sociais no Brasil contemporâneo: participação e possibilidades das práticas democráticas. Disponível em: http://www.ces.uc.pt. Acesso em: 30 abr. 2010 (adaptado).


Segundo o texto, os movimentos sociais contribuem para o processo de construção democrática, porque

A)

determinam o papel do Estado nas transformações socioeconômicas.

B)

aumentam o clima de tensão social na sociedade civil.

C)

pressionam o Estado para o atendimento das demandas da sociedade.

D)

privilegiam determinadas parcelas da sociedade em detrimento das demais.

E)

propiciam a adoção de valores éticos pelos órgãos do Estado.

Contents

  • 1 Como os movimentos sociais contribuem para o processo de construção democrática?
  • 2 Pode-se afirmar que são características estruturais dos novos movimentos sociais exceto *?
  • 3 O que é um movimento social Quais são as suas principais características?
  • 4 O que os movimentos sociais vem promovendo na sociedade brasileira?
  • 5 Como se organizam os movimentos sociais?
  • 6 Quais são os principais movimentos sociais?
  • 7 Quais são os principais movimentos sociais no Brasil *?
  • 8 Quais são os novos movimentos sociais?
  • 9 Qual a importância dos movimentos sociais nos dias de hoje?
  • 10 O que são essencialmente os movimentos sociais?
  • 11 Quais as características dos movimentos sociais urbanos?
  • 12 Qual o elemento gerador dos movimentos sociais?
  • 13 O que os movimentos sociais podem nos ensinar?
  • 14 Que movimentos sociais atuais você conhece o que eles reivindicam?
  • 15 Quais são os movimentos sociais contemporâneos no Brasil?

Os movimentos sociais fazem a mediação entre os diferentes grupos sociais e o governo. Desse modo, pressionam o Estado e exigem que as reivindicações populares sejam atendidas. Essa medida reforça o caráter democrático da política, pois dificulta que o governo aja de forma unilateral ou autoritária.

Pode-se afirmar que são características estruturais dos novos movimentos sociais exceto *?

4 – Pode – se afirmar que são características estruturais dos novos movimentos sociais, exceto: a) Decisão centralizada em uma figura de liderança. b) Desenvolvimento de ações coletivas.

Os movimentos sociais são característicos de uma sociedade plural, que se constrói em torno do embate político por interesses coletivos e/ou individuais. Os grupos que produzem ação em busca da representação política de seus anseios atuam de modo a produzir pressão direta ou indireta no corpo político de um Estado.

O que os movimentos sociais vem promovendo na sociedade brasileira?

Na sociedade brasileira, a ação dos movimentos sociais vem construindo lentamente um conjunto de práticas democráticas no interior das escolas, das comunidades, dos grupos organizados e na interface da sociedade civil com o Estado. pressionam o Estado para o atendimento das demandas da sociedade.

Como se organizam os movimentos sociais?

Como são ações coletivas em busca de um objetivo em comum, os movimentos sociais se organizam por meio de um conjunto de pessoas que veem na unidade de vários indivíduos uma força plural de reivindicação mais ampla.

Quais são os principais movimentos sociais?

Abaixo listamos alguns dos movimentos sociais mais conhecidos ao redor do mundo.

  1. Movimento Feminista.
  2. Movimento Negro.
  3. Movimento Estudantil.
  4. Movimento Operário (ou trabalhista)
  5. Movimento Ambientalista.
  6. Movimento LGBTQIA+

Quais são os principais movimentos sociais no Brasil *?

Os principais movimentos sociais no Brasil – As ações coletivas mais conhecidas no Brasil são o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MSTS) e os movimentos em defesa dos índios, negros e das mulheres.

Quais são os novos movimentos sociais?

Podemos citar como alguns exemplos de movimentos o da causa operária, o movimento negro (contra racismo e segregação racial), o movimento estudantil, o movimento de trabalhadores do campo, movimento feminista, movimentos ambientalistas, da luta contra a homofobia, separatistas, movimentos marxistas, socialista,

Qual a importância dos movimentos sociais nos dias de hoje?

Os movimentos sociais são de extrema importância para a formação de uma sociedade democrática ao tentarem possibilitar a inserção de cada vez mais pessoas na sociedade de direitos. Os primeiros movimentos sociais visavam resolver os problemas de classes sociais e políticos, como a ampliação do direito ao voto.

O que são essencialmente os movimentos sociais?

Os movimentos sociais podem ser definidos como grupos de pessoas com o mesmo interesse que defendem, lutam ou se manifestam por alguma causa social e política baseados em necessidades reais, ideologias, manipulações, partidos ou interesses particulares. Podem ter conquistas sociais ou causar prejuízos.

Quais as características dos movimentos sociais urbanos?

Os principais movimentos sociais urbanos brasileiros têm visões muito detalhadas sobre o papel da Jornada de Lutas por Reforma Urbana. Políticas públicas de moradia, transporte, saneamento e outras áreas, além da sempre atual reivindicação por mais espaços de participação social na gestão de cidades, estados e do país.

Qual o elemento gerador dos movimentos sociais?

0 0 O conflito é o elemento gerador dos movimentos sociais que, por sua vez, buscam mudanças sociais. 1 1 Um movimento social não pode existir sem ter um projeto de ação ou uma ideologia.

O que os movimentos sociais podem nos ensinar?

Elas têm por objetivo promover mudanças, como também prestar assistência a demandas sociais específicas, de forma que podem atuar nas mais diversas áreas, como por exemplo, na educação, saúde, meio ambiente etc.

Que movimentos sociais atuais você conhece o que eles reivindicam?

Temos como exemplo os movimentos de luta em defesa de portadores de deficiência, pela igualdade racial, de gênero e a comunidade LGBT que, ao longo de anos, tem resistido na busca por respeito e garantia de direitos.

Quais são os movimentos sociais contemporâneos no Brasil?

O avanço da constituição de movimentos sociais em torno dos direitos civis ( movimento de mulheres, movimento LGBTI, movimento negro, quilombola e indígena) denunciava a invisibilidade social desses indivíduos e a profunda desigualdade, característica da sociedade brasileira e latino-americana.

O que contribui para o processo de construção democrática?

O diálogo, o confronto e o conflito têm sido os motores no processo de construção democrática.

Como os movimentos sociais contribuíram para a redemocratização do Brasil?

Os movimentos sociais contribuíram para a redemocratização do Brasil devido a luta por democracia a partir da busca pelo direito de escolha, pelo fim da ditadura, pela conscientização e pelo surgimento de novos ideais.

Como os movimentos sociais se formam e atuam na construção da democracia e cidadania?

Relate como os movimentos sociais se formam e atuam na construção de realidades democráticas e cidadãs. RESPOSTA: Quando os movimentos sociais passam a representar formas de atuação e organização da sociedade civil, percebe-se que se tornam imprescindíveis atores de lutas por democracia.

É correto afirmar que os movimentos sociais?

Sendo assim, sobre os Movimentos Sociais é correto afirmar que: São ações de determinados grupos sociais, com objetivos de mudanças sociais, radicais ou reformistas.