Sinais de uma criança quê é molestada por um adulto

Saiba como identificar os sinais de abuso sexual em crianças e adolescentes

Crianças e adolescentes “avisam” de diversas maneiras, quase sempre não verbais, as situações de maus-tratos ou abuso sexual. As evidências de ocorrência de violência sexual são compostas não somente por um, mas por um conjunto de indicadores. Um bom conhecimento sobre as principais características das diferentes fases de desenvolvimento ajuda a esclarecer se o comportamento apresentado é indicativo ou não de abuso sexual. Saiba como ficar atento e entender esses sinais.

A relação de afeto e confiança com a criança ou o adolescente é o que facilita a criação de um canal de comunicação por meio do qual eles próprios podem se sentir a vontade para relatar situações de violência, caso ocorram. Reunimos aqui, os principais indicadores na conduta que podem identificar ocorrência de abuso sexual relacionados aos sinais corporais ou materiais de meninos e meninas.

Sinais corporais ou provas materiais:

  • Enfermidades psicossomáticas, que são uma série de problemas de saúde sem aparente causa clínica, tais como: dor de cabeça, erupções na pele, vômitos e outras dificuldades digestivas, que têm, na realidade, fundo psicológico e emocional;
  • Doenças sexualmente transmissíveis (DSTs, incluindo Aids), diagnosticadas por meio de coceira da área genital, infecções urinárias, odor vaginal, corrimento ou outras secreções vaginais e penianas e cólicas intestinais;
  • Dificuldade de engolir devido à inflamação causada causada por gonorreia na garganta ou reflexo de engasgo hiperativo e vômitos;
  • Dor, inchaço, lesão ou sangramento nas áreas da vagina ou ânus a ponto de causar, inclusive, dificuldade em caminhar e sentar;
  • Baixo controle dos esfíncteres, constipação ou incontinência fecal;
  • Sêmen na boca, nos genitais ou na roupa;
  • Roupas íntimas rasgadas ou manchadas de sangue;
  • Gravidez precoce ou aborto;
  • Ganho ou perda de peso, visando afetar a atratividade diante do agressor;
  • Traumatismo físico ou lesões corporais;
  • Surgimento de objetos pessoais, brinquedos, dinheiro e outros bens que estão além das possibilidades financeiras da criança ou adolescente.

[Fonte: Childhood - 18/11/2015]

Matérias relacionadas:   (links internos)
»   Combate à violência
»   Disque 100

Notícias relacionadas:   (links internos)
»   (16/11/2015) VIOLÊNCIA - Assédio sexual na infância e na adolescência: ajude a combater esse crime
»   (09/11/2015) INTERNET - Justiça Federal criminalizará imagens com conteúdo sexual que envolva crianças

Referências:   (links externos)
»   Childhood

Sinais de uma criança quê é molestada por um adulto
Porta aberta por 24h, a Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL), unidade gerenciada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) também  vítimas de violência sexual de ambos os sexos e idade. Mas quando o assunto é o abuso contra crianças, como os pais, familiares ou pessoas próximas podem identificar os sinais não verbais delas?

De acordo com a psicóloga do atendimento as vítimas de violência sexual da MNSL, Camila Sousa de Almeida, A criança quando está sendo abusada sexualmente, muda o comportamento. “Ela  apresenta o medo de dormir sozinha, fato que antes do provável abuso não ocorria. Esse é um dos sinais a ser observado, além de querer voltar a usar fraldas e passar a fazer xixi na cama. A criança pede para dormir com os pais ou com alguém que seja referência para ela e pode ainda ficar agressiva. Essa criança que antes pode começar a ter dificuldade na escola, falta de concentração, mudança no sono, no apetite, começar a ter pesadelos e etc”, alertou Camila.

Para atender as vístimas, a MNSL disponibiliza uma equipe multidisciplinar composta por psicólogos, médicos, assistentes sociais, enfermeiros, técnicos de enfermagem e psiquiatras, preparados para realizar o atendimento com qualidade. A psicóloga disse, ainda, que algumas coisas diferentes começam a acontecer e os pais que estão atentos aos seus filhos vão perceber que há algo estranho ocorrendo.

“É muito importante os pais observarem seus filhos, eles apresentam sinais de que algo não vai bem nas suas vidas. A criança que gostava de ir para algum lugar que sempre frequentava, passa a ter medo de uma pessoa específica, ou por exemplo crianças que são abusadas por um homem, passa a ter medo de todos os homens, isso é um sinal forte que algo traumático aconteceu”, ressaltou a psicóloga. Camila atentou que o índice de violência se acentua contra a faixa etária de 2 a 10 anos de idade, sendo que, na maior parte dos casos a agressão é praticada por familiares.

“Em alguns casos a criança chega a relatar para alguém que pode ser  uma mãe, tia, professora, mas pode ser que  ela não consiga relatar para ninguém, já que existe um sentimento de medo muito grande que toma as crianças, seja porque o agressor ameaçou, caso ela contasse para alguém que iria matar ela ou a família dela ou às vezes o agressor não precisa fazer uma ameaça verbal, mas a criança se sente intimidada somente no olhar ou na presença dessa pessoa”, observou Camila. Ela disse ainda que quando se trata de alguém da família, como ocorre na maioria dos casos, gera na criança um medo ainda maior e o silêncio toma conta do agredido.

ECA

A psicóloga atentou que o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) afirma que todo cidadão que tiver conhecimento sobre alguma criança que esteja sendo vítima de violência sexual, deve denunciar.  “Quando se trata da criança ou do adolescente  sofrendo abuso, o adulto tem obrigação de denunciar. Caso a comunicação não seja realizada e as investigações apontarem que a pessoa omitiu os fatos, essa, por sua vez, será também incriminada. “Há casos de violências crônicas e agudas. As ocorrências que mais atendemos aqui é de pacientes que foram abordados por desconhecidos na rua. Quando isso ocorre, o primeiro fato que a pessoa tem que fazer é ir, de imediato, para a maternidade para tomar as medicações”, deixou claro Camila..

Dados

A maior incidência dos casos de abuso sexual do trimestre de 2019 (de janeiro a março) foram contabilizados no atendimento a vítimas de violência e ocorreu entre jovens menores de 18 anos, em sua maioria do sexo feminino. Ainda no mesmo período, foram contabilizados no atendimento às vítimas de violência da unidade 70 novos casos, sendo: 54 casos de vítimas menores de idade e 16 atendimentos a maiores de idade. Durante o trimestre, foi registrado ainda, 191 consultas com psicólogos, 52 atendimentos com assistente social, 32 atendimentos na enfermagem, 201 retornos de consultas médicas, 45 administração de medicamentos para as vítimas e 150 coletas de material. “Não podemos esquecer que violência sexual é toda relação em que a pessoa é obrigada a se submeter à prática sexual por meio de força física, coação, sedução, ameaça ou influência psicológica”, concluiu Camila.

Publicado: 3 de maio de 2019, 17:10 | Atualizado: 3 de maio de 2019, 17:10

Como saber que uma criança foi molestada?

Uma criança pode também usar palavras ou frases sexuais que a ela nunca foram ensinadas..
Dor, descoloração, sangramento ou secreções na boca, órgão genital ou ânus..
Dor ao urinar ou defecar..
Vermelhidão ao redor da área genital..

Como saber se sua filha está sendo abusada pelo pai?

Têm conhecimentos e comportamentos sexuais inadequados para a sua idade. Costumam fazer desenhos, ter fantasias ou participar em jogos que têm referencia a atividades sexuais. Também costumam vestir uma quantidade de roupa excessiva para sair de casa ou dentro de casa, como forma de dificultar o abuso.