Sintomas antes de virar mocinha

  • WhatsApp
  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
  • Linkedin
  • Copiar Link
Sintomas antes de virar mocinha

Ficar atento às mudanças físicas e comportamentais de sua filha é o melhor caminho (Foto: Thinkstock)

Meninas que menstruam antes dos 12 anos de idade têm maior risco de desenvolver depressão e comportamentos antissociais, que duram, pelo menos, até os 20 anos. É o que sugere um estudo, que avaliou oito mil meninas, da entrada na adolescência até completarem 20 anos de idade, feito pela psicóloga clínica e professora de desenvolvimento humano Jane Mendle, da Universidade de Cornell, nos Estados Unidos. Segundo a pesquisadora, “as que passaram pela puberdade mais cedo tendem a ser mais psicologicamente vulneráveis durante a adolescência.”
O pediatra Rodrigo Rodriguez, do Sabará Hospital Infantil (SP), esclarece que a puberdade é considerada precoce quando a primeira menstruação acontece antes dos 8 anos de idade. O normal é que o primeiro ciclo menstrual, conhecido como menarca, ocorra entre 8 e 13 anos, quando o hipotálamo (parte do cérebro) libera um hormônio que estimula os ovários a produzirem estrogênio (hormônio feminino).
Segundo ele, problemas físicos e emocionais ligados à puberdade precoce não são uma novidade para a medicina. No entanto, o estudo ganha novos ares ao mostrar que a vulnerabilidade emocional se estende além da adolescência: "As meninas que passaram pela puberdade precoce apresentam taxas mais elevadas de sintomas depressivos e comportamento antissocial em uma década após a adolescência, em comparação às que tiveram seus ciclos no período normal”, disse a pesquisadora Mendle.
Apesar do consenso médico da puberdade acontecer antes dos oito anos, apenas 1% das meninas acompanhadas no estudo tiveram o primeiro ciclo menstrual os 7 anos, sendo que a média de idade para a primeira menstruação, foi de 12 anos. 7% das meninas acompanhadas menstruaram aos 10 anos, e 19% aos 11 anos.


Mas, qual seria a relação entre os problemas emocionais e a puberdade precoce?
Para a psicoterapeuta Mônica Pessanha, mestre em psicologia clínica pela PUC/SP, e professora de psicanalise infantil no Instituto Cinco de Desenvolvimento Humano (SP), quando as meninas experimentam a puberdade precoce, seus corpos estão se tornando seres sexuais em uma idade muito jovem. E essa justaposição de ser uma adolescente ainda na infância pode ter graves repercussões emocionais. “Isso porque, embora seja uma transição biológica, ela é acompanhada de mudanças drásticas nos papéis sociais, relacionamentos e emoções”, explica.
A especialista chama a atenção, no entanto, para o fato de que nem toda menina que passa pela puberdade precocemente irá apresentar um quadro de depressão. “Esse é apenas mais um dos itens que podemos acrescentar ao quadro depressivo que uma adolescente pode apresentar. Fatores como o ambiente em que crescem, o aumento da pressão social sobre as mulheres, e a “adultização” da moda feminina para crianças são partes de um contexto maior quando falamos dessa associação”, ressalta.


Sinais de alerta para os pais
Cada criança exibe os sintomas de forma diferente, mas no geral, os primeiros sinais fisiológicos que mostram que sua filha está entrando na puberdade são: surgimento de seios, aceleração do crescimento dos pelos, odor corporal mais forte e, claro, o sangramento menstrual.
Já em relação às mudanças emocionais, vale ficar atento a pontos importantes no comportamento, como isolamento acima do normal, baixa autoestima ou ansiedade nas alturas. O hebiatra Rodriguez lembra que a depressão e outros transtornos psiquiátricos na infância se apresentam de formas diferentes em crianças, em relação aos adultos. “Regra geral, sentimentos como agressividade, quadros de explosão, choro sem motivo aparente, melancolia intensa, e fatores somáticos, como dores abdominais, dor de cabeça e falta de ar, também podem ser indicadores de problemas emocionais, especialmente se as investigações médicas derem negativo para doenças físicas”, diz. Em caso de dúvida sempre procure o médico da família ou psicoterapeuta.
Ao notar alguma das mudanças listadas acima, o melhor caminho a percorrer é sempre o diálogo. Não hesite em conversar com sua filha, fortalecendo os laços familiares. O problema é a baixa autoestima? Reforce então a autoimagem positiva dela, mostrando que todas as meninas atravessam fases difíceis, mas que você estará ao lado dela para ajudá-la. Mostrar respeito, sem cair na tentadora armadilha dos rótulos (do tipo adolescente é “aborrecente”), e deixar claro que você entende o sentimento que ela demonstra já é meio caminho andado para que a confiança entre vocês não entre em xeque neste momento delicado.


Possíveis causas da puberdade precoce
As meninas tendem a menstruar pela primeira vez próximo à idade da primeira menstruação da mãe, mas, isto não é uma regra. Aliás, quando se trata desta temática, nem sempre se chega a um consenso sobre o que motivou a puberdade precoce. O endocrinologista Luis Eduardo Calliari, professor assistente da Faculdade de Ciências Médicas e Médico-Assistente do Departamento de Pediatria da Santa Casa de São Paulo, ressalta alguns fatores que os médicos levam em consideração para tentar encontrar a causa. São eles: uso de hormônios de forma indevida, seja via oral (com medicamentos ou suplementos) ou cutânea (alguns cremes ou pomadas com estrógeno na composição); estar muito acima do peso recomendado para a idade e altura; portar a Síndrome de McCune-Albright; ter hiperplasia adrenal congênita ou hipotireoidismo; ter recebido tratamento com radiação no sistema nervoso central, como os utilizados para tratar tumores e leucemias, entre outros.


Diagnóstico e tratamento
Mesmo após identificar algum dos sinais físicos e emocionais listados acima, o médico especialista (hebiatra, endocrinologista pediátrico ou até mesmo o próprio pediatra) pode solicitar um conjunto de informações, a partir do histórico clínico da criança e exames físicos, que comprovem o início da puberdade. “Testes complementares, como dosagem hormonal e exames de imagem, como raio X de punho, são usados para avaliação da idade óssea e sua comparação com a idade cronológica”, exemplifica Calliari.
A boa notícia é que existe tratamento para a puberdade precoce. São usados medicamentos, que podem variar de acordo com a causa exata do problema. “No geral a resposta é ótima, principalmente quando o diagnóstico é precoce. As drogas usadas não têm efeitos colaterais intensos ou repercussões para a vida futura. Não existe risco de virilização da menina, dependência ou alterações no comportamento e fertilidade futura”, esclarece Rodriguez.
O objetivo do tratamento, segundo o endocrinologista, visa a regressão ou estabilização dos sinais da puberdade e retorno do ritmo de crescimento da criança aos padrões considerados normais. Além disso, tem como objetivo promover um ajuste psicossocial na criança, bem como alívio da ansiedade dos pais. E juntamente com monitoramento constante a criança pode voltar a ter um crescimento e desenvolvimento compatíveis com sua idade cronológica.

Gosta do conteúdo da CRESCER? Então, não perca mais tempo e baixe o app da Globo Mais para ver nossas reportagens exclusivas e ficar por dentro de todas as publicações da Editora Globo. Você também pode ler todas as matérias da revista, por R$ 4,90, através do app da CRESCER.

Sintomas antes de virar mocinha

selo app crescer (Foto: Crescer)

Como saber se está perto de menstruar pela primeira vez?

Sintomas da primeira menstruação.
Aparecimento de pelos pubianos e nas axilas;.
Crescimento das mamas;.
Aumento dos quadris;.
Pequeno aumento de peso;.
Aparecimento de espinhas no rosto;.
Alterações de humor, podendo a menina ficar mais irritada, triste ou sensível;.
Dor na região abdominal..

O que acontece antes de virar mocinha?

desenvolvimento dos pelos. O crescimento dos pelos também é um dos sintomas antes de "virar mocinha". Eles começam a se desenvolver na região íntima e nas axilas e, a princípio, é fino e macio. Porém, com o passar do tempo, eles tendem a ficar mais grossos e a crescerem em maiores quantidades.

Como saber se vou ficar mocinha?

Como saber se a menstruação vai descer.
Inchaço abdominal;.
Retenção de líquidos;.
Dor de cabeça ou enxaqueca;.
Mudança repentina de humor;.
Irritabilidade;.
Cansaço;.
Indisposição;.
Ansiedade;.

Qual a idade certa para menstruar pela primeira vez?

Geralmente, a primeira menstruação vem entre os 10 e os 15 anos de idade. Mas isso pode variar de acordo com o desenvolvimento do seu corpo. Em algumas situações, a menstruação também pode vir antes, por volta dos 8 anos.