Sistema de gestão da segurança e saúde no trabalho: um instrumento para uma melhoria contínua

Download:

  • Sistema de Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho: Um instrumento para uma melhoria contínuapdf - 2.3 MB

    Durante a última década, a abordagem sistémica de um SGSST popularizou-se e foi introduzida tanto em países industrializados como em países em desenvolvimento. As formas de que a promoção da respectiva aplicação se reveste variam entre as disposições regulamentares e os mecanismos voluntários. A experiência mostra que um SGSST é um instrumento lógico e útil de promoção da melhoria contínua do funcionamento da SST a nível organizacional. Os elementos chave para que a sua aplicação seja bem sucedida passam por assegurar a existência de compromissos da parte da direcção e a participação activa dos trabalhadores na implementação conjunta. Espera-se que cada vez mais países integrem o SGSST nos programas nacionais de SST, como um meio de promover estrategicamente o desenvolvimento de mecanismos sustentáveis para aperfeiçoamentos de SST nas organizações.

    O que e um sistema de gestão da segurança e Saúde no trabalho?

    O Sistema de Gestão da Segurança e Saúde do Trabalho (SGSST) proporciona um conjunto de ferramentas que potenciam a melhoria da eficiência da gestão dos riscos da Segurança e Saúde do Trabalho (SST), relacionados com todas as actividades da organização.

    Quais são os elementos do sistema de Gestão da segurança e Saúde Ocupacional?

    Segundo Aurélio e Brito (2006), um SGSSO pode ser formado por 15 elementos, com o objetivo estratégico de melhorar o desempenho em Saúde e Segurança Ocupacional (SSO) das empresas, com vista à prevenção de acidentes e à saúde dos trabalhadores, que são os seguintes: 1 – Liderança e Responsabilidade, 2 – Participação do ...

    Qual a importância de um sistema de gestão de segurança e Saúde no trabalho para as organizações?

    A gestão de segurança do trabalho, assim, cumpre um papel fundamental nas empresas. Ela é responsável por verificar os principais riscos aos quais os funcionários estão submetidos, elaborar planos de ação para minimizá-los e fiscalizar as condutas internas no dia a dia.

    Qual o sistema de gestão que rege a segurança no trabalho?

    Norma ISO 45001 – Sistema de Gestão de Segurança e Saúde do Trabalho. A Norma ISO 45001:2018 – Sistema de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional – Requisitos com Orientação para Uso, foi publicada em março de 2018.