Sobre o processo de industrialização brasileiro, são feitas as seguintes afirmações

Questão 01 - UVA - 2018.1 - Sobre o processo de industrialização brasileiro, são verdadeiras as seguintes afirmativas: 

1- A indústria localizou-se principalmente nas áreas onde já havia forte concentração de capitais. como no sudeste. 

2- As necessidades de mão de obra farta e barata nas cidades foram atendidas pelo aumento das migrações rural-urbanas, aceleradas a partir da década de 1940.
3- A indústria automobilística e a de construção civil tiveram papel decisivo na expansão do setor secundário.
Assinale

a. ( ) se somente as afirmativas 1 e 2 estão corretas. 

b. ( ) se somente as afirmativas 1 e 3 estão cometas. 

c. ( ) se somente as afirmativas 2 e 3 estão corretas. 

d. ( ) se as afirmativas 1, 2 e 3 estão cometas.

Questão 02 - FUVEST 2004 - Transferência – O processo de industrialização brasileiro iniciou-se com capital
a) inglês, resultante do pagamento de dívidas dos governos portugueses, no final do século XIX.
b) internacional, graças à abertura dos portos promovida por Portugal, em 1808.
c) nacional, acumulado pelo tráfico negreiro, durante o século XIX.
d) internacional, após a Segunda Guerra Mundial, com a política dos “50 anos em 5”, de Juscelino Kubitschek.
e) nacional, proveniente dos barões do café, no final do século XIX.

03 - UNIDERP MEDICINA 2017 - Com base nos conhecimentos sobre o processo de industrialização brasileiro e as fontes de energia, é correto afirmar:
a) As indústrias que vendem bens de menor valor agregado revelam mais chances de bom desempenho nas vendas.
b) A partir dos primeiros anos do século passado, aumentou a descentralização da produção industrial no Brasil.
c) No início da Segunda Guerra Mundial, quando já avançava a industrialização, a lenha tinha pouca participação na matriz energética brasileira.
d) A provável inauguração das usinas nucleares de Angra III e Angra IV, previstas para o início da próxima década, pode ampliar a importância desse tipo de energia.
e) O grande impedimento atual para a adoção em larga escala das fontes de energia solar e eólica é o seu custo, já que são muito mais caras do que a energia obtida do petróleo.

Questão 04 - FUVEST 2018 - Transferência – 1ª Fase - Foi durante a década de 1980 que ocorreram os primeiros impulsos do processo de reestruturação produtiva no Brasil, levando as empresas a adotar novos padrões organizacionais e tecnológicos, novas formas de organização social do trabalho. Iniciou-se a utilização da informatização produtiva e do sistema just-in-time.

Ricardo Antunes, A nova morfologia do trabalho no Brasil, 2006. www.nuso.org. Adaptado.

Sobre esse momento do processo de industrialização brasileiro, é correto afirmar que
a) o processo de automação permitiu um crescimento da força de trabalho feminina e a equalização dos salários entre gêneros.
b) o novo padrão organizacional implicou a implementação da linha de produção fordista, que consiste no parcelamento de tarefas no trabalho.
c) as elevadas jornadas de trabalho foram substituídas pelo sistema just-in-time, que melhorou a qualificação do trabalhador no interior das fábricas.
d) a terceirização da força de trabalho foi maior nas empresas automobilísticas, o que estimulou o crescimento dos postos de trabalho.
e) a desregulamentação e a precarização da força de trabalho, que foram consequências diretas desse processo, transformaram o mundo do trabalho.

Questão 05 - UNIFOR 2004.1 - Desde o início do século XX, o processo de industrialização brasileiro confirmou o Sudeste como uma região central. Além da economia de mercado, as políticas desenvolvidas pelo Estado, ligadas inicialmente à implantação da siderurgia e, posteriormente, à entrada de capitais transnacionais para a instalação de indústrias de bens de consumo duráveis como a automobilística e a de eletrodomésticos reforçaram esta organização. Assinale a alternativa que identifica a idéia central do texto.
(A) O processo de industrialização gerou a concentração espacial da riqueza.
(B) A industrialização promoveu a integração nacional.
(C) O capital internacional tornou o processo de industrialização autônomo.
(D) O Brasil assumiu um novo papel na nova divisão internacional do trabalho.
(E) O crescimento industrial brasileiro diminuiu o ritmo no pós-Guerra.

Questão 06 - COLÉGIO NAVAL 2014 - Embora o processo de industrialização brasileiro tenha sido iniciado na segunda metade do século XIX, o país passou a diversificar o seu parque fabril a partir da década de 1930. Com relação ao desenvolvimento industrial brasileiro, assinale a opção correta.
(A) A adoção de medidas fiscais e cambiais pelo governo do General Eurico Gaspar Dutra possibilitou a planificação da política econômica estatal, a qual privilegiou os setores de bens de consumo produzidos pela indústria nacional.
(B) A política nacional-desenvolvimentista do governo de Getúlio Vargas procurou estimular os investimentos em transportes, comunicações, energia e bens de produção, apoiando a criação da Petrobras e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
(C) O Plano de Metas do governo de Juscelino Kubitschek inaugurou a política de substituição de importações com forte aporte de capital estrangeiro, que se voltava, preferencialmente, para os setores de bens de produção e de bens de capital.
(D) A política industrial do governo de João Goulart procurou aprofundar a produção de bens de consumo duráveis, para isso, atraiu o capital estrangeiro através de amplas reformas do sistema tributário e bancário, que permitiram àquele capital, remessas de lucros ao exterior.
(E) Os governos militares favoreceram os investimentos externos nos setores de mineração, agricultura, química e farmacêutica. Essas medidas aumentaram a competitividade da indústria brasileira e permitiram que se elevasse o padrão tecnológico do país.

Questão 07 - CPCON - 2019 - Prefeitura de Cuitegi - PB (Adaptada)- Sobre o processo de industrialização brasileiro, marque a opção CORRETA.
a) A indústria no Brasil surge e se desenvolve altamente concentrada em São Paulo, o que acabou por gerar grandes desigualdades econômicas regionais que perduram até os dias atuais, pois São Paulo ainda detém mais de 90% da produção industrial do país.
b) A industrialização brasileira tem início no século XIX, na região Nordeste, particularmente no Estado de Pernambuco, quando substituiu as plantations canavieiras pela indústria têxtil.
c) A industrialização brasileira teve grande impulso durante os governos de Getúlio Vargas, quando houve grandes investimentos em indústrias de base, como a criação da Companhia Vale do Rio Doce e da Petrobrás.
d) A indústria brasileira é caracterizada pela alta competitividade no mercado externo e se concentra nos ramos de alta tecnologia como a informática e a robótica.

Questão 08 - UNIFENAS 2017/2 -País de industrialização retardatária, a partir dos anos de 1930 e, sobretudo, depois da Segunda Guerra Mundial, o Brasil vivenciou um fabuloso crescimento econômico, consolidando seu setor industrial como o eixo dinâmico da economia. A década de 1950, especialmente a sua segunda metade, foi marcada pelo avanço do processo de industrialização brasileiro. É correto afirmar que este período foi marcado historicamente pelo (pela)
a) Oficialização das Reformas de Base, visando incrementar o desenvolvimento econômico brasileiro através da instalação de plataformas industriais produtoras de bens de capitais.
b) Implantação do Plano de Metas amparado em uma política de substituição de importações e de menor ação do Estado nos investimentos econômicos em infraestrutura, privilegiando assim a ingerência do capital internacional na economia nacional.
c) Tarefa do Estado em desenvolver as plantas industriais produtoras de bens de capitais, favorecidas por fatores locacionais como mão de obra e matérias primas baratas, incentivos fiscais e mercado consumidor em expansão.
d) Aumento da presença do Estado através da política desenvolvimentista de incremento à indústria nacional e das empresas internacionais (multinacionais) no cenário econômico, ampliando o papel do capital estrangeiro na economia industrial brasileira.
e) Aceleração do movimento de internacionalização do capital no pós-guerra, fato que proporcionou a elevação da participação das empresas estatais brasileiras nos investimentos industriais, visando ampliar a participação do capital nacional na economia industrial emergente.

GABARITO
01 - D
02 - E
03 - E
04 - E
05 - A
06 - B
07 - C
08 - D

O que é correto afirmar sobre a industrialização brasileira?

O processo de industrialização no Brasil aconteceu predominantemente no eixo centro-sul, onde essas regiões tinham um poder econômico e aquisitivo maior do que as demais. Dessa forma, a alternativa que melhor detalha esse fato é a letra B. Ocorreu tardiamente e gradativamente no Brasil.

Quais são os processos de industrialização brasileira?

A industrialização no Brasil ocorreu de forma tardia por meio da política de substituição das importações no contexto de ocorrência da Primeira Guerra Mundial. Os capitais oriundos de cultivos agrícolas, com destaque para o café, foram primordiais para o desenvolvimento da indústria brasileira.

Como foi o processo de industrialização no Brasil Resumo?

A industrialização do Brasil é considerada um processo tardio, uma vez que teve início um século depois do surgimento das primeiras indústrias na Europa. As primeiras manufaturas foram abertas no território nacional durante o século XIX, mas foi somente a partir da década de 1930 que o processo ganhou força.

Quando se iniciou o processo de industrialização do Brasil?

A Industrialização Brasileira começa Entre 1930 e 1955, o setor industrial recebeu muitos investimentos dos ex-cafeicultores que haviam acumulado lucros. Com a crise do café, não investiriam mais no setor agrário.