Tipos de corrimento antes da menstruação

Ter corrimento vaginal é absolutamente normal, mas a mulher deve ficar atenta a alguns aspectos como cor, odor e volume, pois alterações nessas características podem indicar alguma doença.

Muitas mulheres ficam preocupadas quando notam alguma secreção vaginal. Só que nem sempre ela é indicativo de doenças ou de falta de higiene. A vaginaproduz naturalmente uma secreção esbranquiçada ou transparente com um cheiro característico constituída principalmente por muco, células mortas e micro-organismos protetores da flora vaginal. A presença dessa secreção é normal. A dra. Débora Tonetti, ginecologista e obstetra, costuma dizer: “A gente tem que mudar a cultura que envolve a secreção vaginal. A maioria das mulheres tem a expectativa de chegar ao final do dia com a calcinha limpa, mas isso não é uma realidade. O corrimento é fisiológico, desde que não tenha cheiro forte, cor estranha (como verde ou cinza) ou cause coceira.”

Veja também: Como prevenir a vaginose bacteriana

Então, relaxe: apresentar um pouco de secreção esbranquiçada ou semelhante à clara de ovo (a cor exata e a consistência podem variar conforme a etapa do ciclo menstrual) e com cheiro característico é natural. A quantidade pode variar conforme o ciclo menstrual, principalmente no período ovulatório, quando há aumento da concentração de estrogênio. As glândulas responsáveis pela lubrificação da vagina podem produzir, naturalmente, mais muco em algumas mulheres. “Muitas ficam incomodadas e acabam utilizando protetores íntimos. Não recomendamos seu uso, pois esse tipo de protetor pode causar mais danos que benefícios, já que impede a ventilação da região”, afirma a especialista. Outros períodos em que geralmente há mais secreção são durante a gravidez e alguns meses antes de ocorrer a primeira menstruação.

Um caso particular que pode levar à produção excessiva de muco ocorre quando a mulher possui uma ectopia, o que comumente chamamos de “feridinha no colo do útero“, forma equivocada de se denominar essa condição. A ectopia, na verdade, ocorre quando parte do tecido do canal endocervical — que liga a vagina à cavidade uterina — se inverte e fica exposto à vagina. Quem já teve deve ter visto que é compreensível chamar de “ferida”, devido ao aspecto avermelhado da ectopia, mas não há trauma ali. O tecido é mais delicado, mas é saudável. Nesses casos, o ginecologista pode aconselhar a paciente a realizar uma cauterização.

Quando o corrimento pode indicar uma doença

Quando a secreção apresentar:

  • Coloração diferente da esbranquiçada ou transparente, como amarela, verde, cinza ou com sangue;
  • Odor forte ou mau cheiro;
  • Consistência mais densa;
  • Quantidade mais abundante que a habitual;
  • Grumos, como leite coalhado;
  • Pus;
  • Coceira, ardência ou dor.

Doenças frequentes que podem causar secreções anormais

Candidíase: Caracterizada pela infecção da vulvae da vagina por várias espécies de Cândida, um tipo de fungo que vive em nosso organismo. Causa corrimento de aspecto esbranquiçado, similar à coalhada, mas sem cheiro. A região da vulva costuma ficar bastante irritada por conta da coceira.

Vaginose bacteriana: É desencadeada por um desequilíbrio da flora vaginal que resulta em diminuição acentuada da quantidade de lactobacilos presentes na vagina. Com isso, há proliferação de bactérias nocivas como a Gardnerella vaginalis. O corrimento tem coloração acinzentada que pode variar até o verde bem clarinho. O cheiro em geral é muito forte, parecido com o de peixe.

Tricomoníase vaginal: É a infecção da vagina causada pelo protozoário Trichomonas vaginalis. Causa corrimento purulento, de cor amarela esverdeada, com odor desagradável em 70% dos casos.

Como fazer a higiene íntima da vulva e da vagina

O canal vaginal é autolimpante e habitado por uma flora composta por lactobacilos que mantém o pH da região ácido, matando bactérias e fungos indesejados. Por esse motivo, esqueça as duchas íntimas, mesmo que sejam feitas com sabonete especiais. O hábito pode desequilibrar o pH e favorecer a proliferação de micro-organismos que com certeza você não quer por perto.

Agora, a parte externa — chamada de vulva –, sim, é importante lavar bem. Água e sabão com pH neutro para retirar resíduos de suor, gordura e sangue menstrual são suficientes. Veja aqui mais detalhes sobre como fazer a higiene íntima feminina.

A secreção vaginal varia em cor e textura durante o ciclo menstrual e saber avaliar cada uma delas pode te fornecer informações super importantes em relação ao funcionamento do seu corpo, momento do seu ciclo menstrual e até em relação à sua saúde. Sabia que analisando a sua secreção vaginal você pode até mesmo aprender a identificar em que momento acontece a sua ovulação? Um autoconhecimento incrível não é mesmo?

E é por causa da importância da secreção vaginal que nós preparamos este post recheado de informações super úteis para te ajudar a desvendar todo esse mistério!

CORRIMENTO VAGINAL É NORMAL?

Antes de mais nada, é importante diferenciar muco cervical de corrimento. O muco cervical é uma lubrificação natural produzida pelo colo do útero e que ajuda a manter a região íntima protegida e saudável. Essa secreção é absolutamente normal e vai mudando de aspecto ao longo do seu ciclo devido a oscilações hormonais naturais do nosso corpo.

Você só precisa se preocupar caso a secreção venha acompanhada de coceira, ardor ou cheiro forte. Aí sim pode ser um corrimento, indicando que algo não anda bem e, portanto, vale a pena consultar o seu médico.

CONHEÇA TEU MUCO E TE DIREI EM QUAL FASE DO CICLO ESTÁS

Agora que você já sabe que muco cervical é normal, a gente te conta algo ainda mais incrível! Sabia que observando o aspecto do muco cervical é possível identificar em qual período do ciclo você está? Isso ocorre devido a atuação dos diferentes hormônios que vão mudando o aspecto do muco em cada etapa do ciclo. E isso é mágico, sabe por que? Porque ao observar o aspecto do seu muco, você vai poder visualizar e entender muuuuuito melhor o seu corpo. Esta informação é super útil para quem está buscando autoconhecimento ou até para quem está tentando engravidar, por exemplo. Isso porque analisando o aspecto do muco você consegue determinar de forma bem assertiva quando acontece a ovulação! Maravilha, né?

Continua lendo que nós vamos te contar todos os detalhes mais abaixo!

CHEGA DE NOJINHO E DÁ UMA OLHADA NA SUA GOSMINHA DO BEM

Então fica tranquila e não precisa ter nojinho ou ficar envergonhada porque o muco cervical é algo absolutamente natural! Checar o aspecto do seu muco é muito simples e a gente te ensina 3 formas:

  • Você pode observar o aspecto da secreção que sai na sua calcinha.
  • Você pode passar papel higiênico ANTES de fazer xixi e checar a aparência do muco.
  • Outra forma é inserir o dedo no canal vaginal, com as mãos limpas. Esse dá pra fazer facilmente durante o banho.

Uma dica para sentir a consistência do seu muco é esfregá-lo e puxá-lo entre o polegar e o dedo indicador. Esse é um momento de autoconhecimento e você pode verificar a cor, o odor e a textura dessa gosminha do bem.

TIPOS DE MUCO CERVICAL – PEGAJOSO, AQUOSO, CLARA DE OVO OU CREMOSO?

O muco cervical funciona como uma espécie de linha do tempo do ciclo menstrual. Isso quer dizer que ele vai mudando de aspecto físico de acordo com cada etapa e você pode acompanhar essas mudanças. Conheça os tipos de muco cervical e o que eles revelam sobre o seu ciclo!

1. Pegajoso

Depois que a menstruação termina, ocorre a produção de um muco pegajoso (tipo uma amoeba, sabe?). Ele é grosso com alguns gruminhos, semelhante a um leite talhado. De aparência branca ou amarelada, esse muco é uma secreção ácida que serve para proteger a área íntima de bactérias e fungos que possam causar doenças. Essa secreção mata os espermatozóides e indica que a pessoa não está no período fértil.

2. Aguado

Depois do muco pegajoso, você vai se aproximando do seu período fértil. E é nesse momento que o muco deixar de ser espesso e vai se tornando um pouco mais líquido. A coloração fica algo entre o branco/amarelado e o transparente. Ele começa a ter um pouco de elasticidade, mas se rompe rapidamente ao colocá-lo entre o polegar e o dedo indicador. Essa etapa já pode ser considerada fértil.

Às vezes a secreção aguada dá a sensação de que escapou xixi na calcinha. Para evitar possíveis incômodos dá pra usar um protetor de calcinha reutilizável, uma opção bem mais saudável que os absorventes diários descartáveis.

3. Clara de Ovo

É o muco gelatinoso, transparente e beeeeem elástico, muito parecido com uma clara de ovo. Esse é o muco mais fértil. Ao colocá-lo entre o polegar e o dedo indicador, ele pode esticar mais de 2,5cm. Algumas mulheres não possuem essa etapa, mas isso não significa que elas não estejam ovulando. Isso ocorre porque o aspecto e a quantidade de produção de muco varia de pessoa para pessoa. As etapas de muco mais líquido e transparente ajudam na condução dos espermatozóides, pois são menos ácidas e funcionam como um lubrificante condutor, indicando o período fértil.

4. Cremoso

Após esse período de ovulação, o muco vai ficando mais cremoso. Ele tem o aspecto de um creme hidratante, sendo assim, não vai ter aqueles gruminhos do muco pegajoso e nem a elasticidade do muco do período fértil. Esse muco de cor branca ou amarelada diminui a mobilidade dos espermatozóides e caracteriza um período não fértil.

MENOS TABU E MAIS LIBERDADE PARA NÓS

Infelizmente pouco é falado sobre secreção vaginal, e o assunto ainda é um tabu até mesmo entre as pessoas que menstruam. Muitas mulheres, principalmente as mais jovens, chegam ao consultórios médicos achando que estão com algum problema de saúde quando na verdade se trata apenas do muco cervical, tão natural quanto a própria menstruação.

Conhecer o muco cervical é uma forma monitorar o andamento do seu ciclo menstrual e entender melhor os sinais do seu corpo.

Você têm o hábito de observar o seu muco cervical ou outros sinais do seu corpo? Conte para a gente a sua experiência, mostre este texto para quem acabou de menstruar ou converse com uma amiga a respeito! Ajude a criar um diálogo mais aberto sobre essa gosminha do bem. Uma por todas e todas por uma! o/o

Como é o corrimento antes de vir a menstruação?

No início, pode ser espesso e pegajoso ou viscoso e ficar mais úmido e cremoso, como uma loção. Pode parecer esbranquiçado e turvo, ou até amarelado (especialmente se tiver secado na sua roupa íntima) (4). Em um ciclo menstrual de 28 dias, você pode começar a notar esse muco por volta dos dias 9 ou 10 (1,4).

Que tipo de corrimento indica menstruação?

O corrimento branco é o tipo mais comum de corrimento antes da menstruação e é uma situação completamente normal, principalmente quando não está acompanhado de mau cheiro e não é muito grosso.

Quanto tempo dura o corrimento antes da menstruação?

No entanto, alguns pacientes podem ter um corrimento marrom cerca de 2 ou 3 dias antes da menstruação descer. Essa secreção é o começo da menstruação, sendo considerada normal. Já outras mulheres apresentam a secreção após a menstruação, que também considerada normal e sem necessidade de maiores preocupações.

Qual é o tipo de corrimento que indica gravidez?

Corrimento rosa – Esse é um indício característico do começo da gravidez. O corrimento cor-de-rosa é um vestígio de sangue causado pela entrada do espermatozoide no óvulo e pelo seu deslocamento até o útero. Esse corrimento, geralmente, ocorre minutos após a relação ou até 3 dias depois do contato íntimo.