Tô de graça rodrigo santanna

  • Fully supported
  • English (United States)
    Partially supported
  • Français (Canada)
  • Français (France)
  • Deutsch (Deutschland)
  • हिंदी (भारत)
  • Italiano (Italia)
  • Português (Brasil)
  • Español (España)
  • Español (México)

O ator Rodrigo Sant’Anna tem dado vida a muitos personagens que rapidamente geram enorme empatia com o público. Figuras do cotidiano brasileiro interpretadas com muito bom humor, seja na televisão ou no teatro. Por meio do Festival Teatro em Movimento, patrocinado pelo Instituto Unimed, o público de Belo Horizonte terá a chance de ver uma de suas personagens mais populares: a catadora de latinhas da série “Tô de Graça” chega no fim de semana dos dias 3 e 4 de agosto (sábado às 20h e domingo às 19h) ao Teatro Sesiminas para fazer rir e refletir. Os ingressos custam R$ 80 inteira e R$ 40 a meia-entrada.

Graça, interpretada pelo próprio Rodrigo Sant’Anna, é uma dona de casa que cata latas, pede ajuda no sinal de rua e tem a missão diária de sustentar e administrar as confusões de um marido eternamente desempregado e dos seus treze filhos.

É sobre essa personagem tão comum, e ao mesmo tempo invisível à sociedade, que a história de “Tô de Graça – da TV para o Palco”, já aclamada na telinha, chega aos palcos da capital mineira.

A ideia de levar Graça para o teatro se deu justamente pelo sucesso das duas temporadas exibidas no Multishow, sendo uma das atrações mais vistas do canal. A aceitação e admiração do público pelo programa promoveu Graça a um dos personagens mais populares do comediante, transformando o universo do pequeno barraco da família em histórias universais do cotidiano brasileiro.

A peça conta também com Isabelle Marques (Briti), Andy Gercker (Maico) e Evelyn Castro (Marraia) representando todo o elenco da série de TV.

A realização de “Tô de Graça” em Belo Horizonte é do Festival Teatro em Movimento, com o patrocínio do Instituto Unimed BH por meio da lei Federal de Incentivo à Cultura.

SOBRE A PEÇA

Em 75 minutos, a trama se desenrola com a notícia que a favela onde Graça vive será o cenário para a gravação do videoclipe de um artista famoso. Isso causará um alvoroço na família e perturbação à anti-heroína, que acha um desfrute a execução desse evento num lugar tão desassistido.

E é nesse ponto que mora a intrínseca crítica social, pois a comunidade se mostra um lugar carente de apoio e infraestrutura para os nativos, porém, extremamente romantizada aos olhos do turista e da mídia.

Além do texto hilário e escrachado, típico do ator/criador, a peça traz uma realidade delicada sobre a vida em locais tão precários; resultado de uma construção elaborada nas próprias vivências de Sant´Anna, que foi criado no subúrbio carioca, no Morro dos Macacos, em Vila Isabel, Zona Norte do Rio de Janeiro.

A peça tem o poder de cativar o público ao retratar a força dos laços e conflitos familiares da nossa sociedade, sendo um vasto material de afeição coletiva.

SOBRE O FESTIVAL TEATRO EM MOVIMENTO

O Festival Teatro em Movimento completa 18 anos em 2019. Nesta longa trajetória, sempre teve foco na circulação de espetáculos e atividades de formação ligadas às Artes Cênicas, além  de valorizar a excelência da produção teatral brasileira.

Coordenado pela Rubim Produções, de Tatyana Rubim, o projeto contabiliza números surpreendentes: 277 montagens, que somam mais de 738 apresentações, envolvendo cerca de 800 artistas, em 14 cidades, 27 teatros e público superior a 340 mil pessoas.

Nestes quase 20 anos de realizações, o Teatro em Movimento se destaca entre os festivais nacionais por ser o único com duração ao longo de todo o ano e não apenas em um curto período. Desta forma, estimula a regularidade de uma programação teatral dentro do calendário anual de Belo Horizonte, com temporadas frequentes entre janeiro a dezembro.

Soma-se a este diferencial a tradução em libras em todos os espetáculos do Festival, tornando-os mais democráticos e acessíveis. Esta foi uma importante conquista do projeto nos últimos três anos com objetivo de incluir cada vez mais pessoas.  Já em 2018, começaram a ser realizadas também bate-papo com os artistas após as sessões para ampliar a experiência do público.

Inicialmente atuando em Minas Gerais e seu entorno, o projeto trouxe à capital mineira e algumas cidades do interior, espetáculos com peso nacional, tendo no elenco atores como Bibi Ferreira, Lázaro Ramos, Tais Araújo, Selton Mello, Renata Sorrah, Thiago Lacerda, Grace Passô, Débora Falabella, Yara de Novais, Mateus Solano, Glória Menezes, Antônio Fagundes, Nicete Bruno, Paulo Goulart, Marco Nanini, Luana Piovani, Lilia Cabral, Rodrigo Lombardi, Cláudia Raia, Marisa Orth, Paulo Gustavo, Julia Lemmertz e muitos outros.

Dentre os espetáculos que o projeto realizou em Belo Horizonte estão “Hamlet”, “Incêndios”, “Esta Criança”, “Gonzagão – a Lenda”, “Bibi Ferreira – Histórias e Canções”, “Quem Tem Medo de Virgínia Woolf”, “O Grande Circo Místico”,  “New York, New York”, “Bem-vindo, Estranho”, “Milton Nascimento – Nada Será Como Antes”, “Cassia Eller – o Musical”, “Azul Resplendor” e “Poema Bar”.

SINOPSE

O seriado “Tô de Graça”, sucesso do canal Multishow, é levado aos palcos por seu protagonista, o ator e diretor Rodrigo Sant'Anna. Ele interpreta com muito bom humor Graça, uma dona de casa catadora de latinha e que pede ajuda no sinal de rua. Ela sustenta a casa, tem um marido eternamente desempregado e treze filhos. A trama se desenrola a partir da notícia que a favela onde Graça vive será o cenário para a gravação do videoclipe de um artista famoso. O elenco conta com Isabelle Marques (Briti), Andy Gercker (Maico) e Evelyn Castro (Marraia). Direção de Rodrigo Sant'Anna (75 min).