Ultrassom abdominal total da pra ver gravidez

Tempo de leitura: 3 minutos

Normalmente, uma vez confirmada a gravidez com exames de urina e/ou sangue, a primeira ultrassonografia transvaginal em Madureira é realizada entre oito e dez semanas de gestação. Contudo, será que é possível um ultrassom detectar gravidez?Se sim, em que casos? Continue lendo o artigo de hoje da Rio Norte Saúde para descobrir mais sobre esse assunto.

  • Então, é possível utilizar o ultrassom para detectar gravidez?
  • A ultrassonografia transvaginal representa algum risco para o feto?
  • Agende os seus exames na Rio Norte Saúde!

Então, é possível utilizar o ultrassom para detectar gravidez?

A ultrassonografia transvaginal em Madureira é uma técnica que usa ondas sonoras para mostrar imagens do bebê dentro do útero da mãe de forma segura. Esse exame permite obter informações importantes sobre a saúde do feto e as condições presentes no útero, razão pela qual é parte integrante dos cuidados pré-natal.

Assim, as informações obtidas graças ao ultrassom permitem ao obstetra em Madureira planejar os cuidados médicos da gestante e melhorar sua qualidade de vida, além de detectar certas anomalias no feto ou possíveis problemas durante o parto.

Contudo, o ultrassom pode ser utilizado para detectar a gravidez? Bom, embora não seja o recomendado, sim, isso é possível. Normalmente, isso ocorre quando a paciente não sabe que está grávida e nem apresenta sintomas. Por isso, não fez o exame de sangue, mas agendou uma ultrassonografia de rotina solicitada pelo seu ginecologista.

Vale ressaltar, porém, que em um ultrassom ginecológico você pode saber se está grávida somente após quatro semanas de gestação. Isso porque a faixa de resolução do ultrassom é de um milímetro e o saco gestacional não é visível até atingir esse tamanho, o que ocorre justamente por volta da quarta semana.

Ultrassom abdominal total da pra ver gravidez

A ultrassonografia transvaginal representa algum risco para o feto?

Uma preocupação muito comum das pacientes é fazer uma ultrassonografia transvaginal em Madureira de rotina como parte do check-up ginecológico anual e isso representar algum risco caso não saibam que estão grávidas. 

No entanto, esse exame não oferece nenhum risco, nem para você e nem para o bebê. Como não são usados ​​raios-x, não há exposição a nenhum tipo de radiação ionizante. Pelo contrário, ele usa ondas sonoras, que não foram associadas a nenhum dano ao feto em desenvolvimento. 

Inclusive, a ultrassonografia transvaginal em Madureira é realizada durante o pré-natal normalmente, com um transdutor muito fino inserido suavemente na vagina. Não é necessário preparo prévio e não é utilizado nenhum tipo de droga ou qualquer tipo de anestesia. É um estudo ambulatorial e, quando finalizado, as atividades diárias normais são continuadas.

No primeiro ultrassom transvaginal da gestação, verifica-se a gravidez e se é um bebê único ou uma gravidez múltipla. Também é possível verificar se o embrião está bem localizado, sua frequência cardíaca e tamanho, com o qual se calcula a idade gestacional e a data provável do parto. 

Além disso, recomenda-se realizar pelo menos mais duas ultrassonografias durante a gravidez, uma por trimestre, mas a partir do segundo trimestre elas são realizadas por via transabdominal.

Agende os seus exames na Rio Norte Saúde!

Agora que você já sabe um pouco mais a respeito do ultrassom detectar gravidez, além da consulta com o seu ginecologista ou obstetra em Madureira, você ainda pode agendar a sua ultrassonografia transvaginal na Rio Norte Saúde. Entre em contato agora mesmo!

Dúvida de muitas mulheres: se eu fizer o ultrassom com atraso menstrual, é possível detectar gravidez? Não é incomum presenciar mulheres que estão tentando engravidar, ter este raciocínio: se eu estiver grávida a transvaginal vai mostrar. Mas sabia que não é bem assim? Vamos entender o por quê.

A menstruação atrasada, sintomas que aparecem, e aí você decide fazer um ultrassom para verificar o que está acontecendo. O pensamento é de que se for uma gravidez em andamento vai aparecer lá, verá e ouvirá o coração do bebê, enfim, um sonho realizado, certo? Não! Mas também não são 100% dos casos que não se consegue detectar a gravidez com um ultrassom transvaginal1. Na verdade é possível sim descobrir uma gravidez através deste exame, porém na grande maioria dos casos NÃO é possível verificar uma gestação incipiente (inicial) em curso.

O motivo é simples: não houve tempo hábil para o bebê crescer o suficiente para aparecer no ultrassom. Quando há realmente gestação inicial, até a 5ª semana, o máximo que o médico (se for dos bons, com prática) consegue verificar, é a presença de um micro saco gestacional, o corpo lúteo funcionando, o endométrio bem grosso e discreta alteração uterina. Nesses casos o melhor mesmo é fazer um beta hcg para tirar as dúvidas. Aliás, esse é o primeiro exame que deve ser feito. O teste de gravidez de farmácia, por exemplo, detecta uma gravidez com muita precisão. Opte sempre por testes de gravidez de alta sensibilidade e marcas de confiança, como o teste de gravidez da marca Famivita, que tem sensibilidade de 10 mUi e consegue detectar os níveis de HCG antes mesmo do atraso menstrual. Você pode adquiri-lo aqui em nossa loja virtual.

Quando é Possível Detectar a Gravidez Pelo Ultrassom?

Como disse anteriormente, é possível detectar a gravidez através de um ultrassom, mas em alguns casos específicos. Quando a mulher faz o ultrassom transvaginal após a 6ª semana de gravidez. Antes disso é muito provável que o médico não consiga realmente dar o diagnóstico de gravidez apenas com este exame. Na 6ª semana é possível ver o saco gestacional e em grande maioria das vezes o bebê, junto com a vesícula vitelina. Algumas vezes ver e ouvir os batimentos2, mas pelo fato de ser tão pequeno, contente-se com o ver pulsar o coração, já é uma grande emoção.

Agora, quando há uma gravidez mais avançada em curso, é possível ver o bebê perfeitamente, como o caso de uma moça grávida de 5 meses que não sabia da gestação. Ela saiu do consultório já com o sexo do bebê e até com nome escolhido (apesar da surpresa e o choque também).

Outra possibilidade é estar um longo período sem menstruar e todos os exames dando negativo, a mulher pode pensar que há alguma coisa errada e ao fim de tudo, descobrir a gestação pelo ultrassom! Esse, é claro um caso muito raro, mas acontece. Por algum motivo, o corpo da mãe bloqueia o HCG do sangue e da urina, fazendo com que a gestação só seja visualizada através de um exame de imagem. Por isso, se você não menstrua há algum tempo, com ou sem sintomas de gravidez3, é preciso fazer um exame de beta hcg, se negativo e continuar sem menstruar, é necessário consultar um médico e fazer um ultrassom e eventualmente detectar a gravidez. Lembrando que a gravidez é detectada acima de 6 semanas após a concepção ok? Na dúvida, sempre faça o teste.

Se você está tentando engravidar e deseja fazer um acompanhamento mais detalhado do seu ciclo e da sua ovulação, uma ótima forma de dar uma forcinha a mais é utilizar um APP de celular de acompanhamento do ciclo como o APP Paula e utilizar testes de ovulação que irão indicar se a ovulação está se aproximando, se está acontecendo ou se já terminou, indicando quando é o momento certo para namorar e conseguir seu positivo mais rápido. Você pode comprar seu teste de ovulação aqui em nossa loja virtual.

Veja também: Ultrassom de 5 Semanas – Não Vi o Bebê, e Agora?

Para nós, credibilidade e transparência são essenciais. Por isso, nossos artigos são escritos e revisados por especialistas da área. Este artigo foi escrito e revisado por:

Quem tá grávida pode fazer ultrassom abdominal total?

Pode ser realizado inclusive por gestantes e crianças, sem qualquer risco. Capta imagens em tempo real, inclusive de órgãos que se movem.

O que dá pra ver na ultrassom abdominal total?

O ultrassom abdominal total é usado para avaliar órgãos como os rins, fígado, pâncreas, vesícula biliar, baço e bexiga. Além disso, o método permite analisar artérias e veias do abdômen, como a veia cava inferior e a aorta.

Quando é possível detectar gravidez pelo ultrassom?

O ultrassom que detecta a gravidez é o ultrassom transvaginal. O exame deve ser feito a partir da sexta semana de gestação. Antes desse período, não é possível detectar nenhum sinal da gravidez, pois o saco gestacional ainda não está formado.

Qual a melhor ultrassom para saber se estou grávida?

A ultrassonografia transvaginal é o melhor exame para certificar que existe uma gravidez, pois permite que o médico visualize, por meio da colocação de uma sonda de ultrassom via vaginal, a presença do saco gestacional e seestão presentes os batimentos cardíacos embrionários.