Ultrassom morfologica da pra ver o rosto do bebe

Por mais que o exame de ultrassom obstétrico seja realizado com extremo cuidado em equipamento de tecnologia de ponta, como ocorre na Embryus, infelizmente há diversos fatores externos que influenciam no resultado da imagem. Por exemplo:

Ultrassom morfologica da pra ver o rosto do bebe
Perfil visível com líquido ao redor da face fetal.

• Idade gestacional

É possível fazer fotos lindas em qualquer idade gestacional, desde que as condições do abdômen materno e a posição do bebê sejam favoráveis. No entanto, é mais fácil que estas condições sejam alcançadas antes de 30 semanas de gestação. Após este período, os bebês já estão grandes e muitos adquirem a clássica posição fetal, limitando o registro do rosto, por exemplo.

• Posição do feto

Para a foto do rosto do bebê ficar bonita, ele deve estar com a face virada para o umbigo da mãe ou para os lados. Caso o rosto esteja voltado para as costas da gestante, é impossível fazer uma foto do rosto. Nestes casos, a única foto perfeita é da coluna.

• Sobreposição dos membros sobre o rosto do feto

Às vezes, por mais que o rosto do bebê esteja em posição favorável, seus braços, mãos, pernas e/ou pés podem estar posicionados na frente do rosto. Os ossos impedem a passagem do som, causando o que chamamos de sombra acústica; ou seja, uma sombra é projetada atrás dos ossos, impossibilitando a formação da imagem do rosto.

Ultrassom morfologica da pra ver o rosto do bebe
Membros fetais na frente do rosto, dificultando sua visualização.

• Ausência/pouco líquido ao redor da face fetal

Para uma imagem bonita e rica em detalhes, é fundamental a presença de líquido em volta do rosto do bebê, por exemplo. Caso o seu rosto esteja muito próximo da parede do útero ou da placenta, estas estruturas se destacam na imagem, e dificultam a diferenciação entre elas e o rosto do bebê.

Ultrassom morfologica da pra ver o rosto do bebe
Perfil pouco visível devido à ausência de líquido ao redor da face fetal e à proximidade com a placenta.

• Sobrepeso da gestante

O som emitido pelo aparelho de ultrassom perde energia ao longo do seu percurso através da barriga da gestante até o bebê. Assim, quanto maior for a espessura do abdômen materno, maior é a distância que o som tem que percorrer, diminuindo a resolução/qualidade da imagem.

• Marcas no abdômen da gestante

Outras alterações no abdômen materno, como cicatrizes, estrias e abdominoplastias, também dificultam a passagem do som. O som, neste caso, é desviado, e não chega de forma homogênea ao bebê, o que também complica a aquisição da imagem com alta qualidade.

Todo o conteúdo pertence ao © BabyCenter, L.L.C. 1997-2022. Todos os direitos reservados.

Este site disponibiliza informações de natureza genérica, e foi criado com propósitos apenas educativos. Se você tem qualquer preocupação com a sua saúde ou a de ser filho, é sempre necessário consultar um médico ou outro profissional de saúde. Por favor veja os Termos de Uso antes de usar o site. A utilização do site indica que você concorda com os Termos de Uso.

Este site é uma publicação do BabyCenter, L.L.C., que é responsável por todo o conteúdo, conforme descrito e qualificado em detalhes nos Termos de Uso.

Em qual ultrassom dá pra ver o rosto do bebê?

O que é possível ver no ultrassom 4D? Mais do que ver o filho em tempo real, as imagens do ultrassom 4D são muito mais nítidas e possuem melhor qualidade, proporcionando uma experiência única para os pais. Ele possibilita, por exemplo, a visão de traços bem definidos do rosto, pés e mãos do bebê.

Quando consigo ver o rosto do bebê no ultrassom?

Muitos pais guardam o resultado do exame para começarem o book do bebê, trazendo detalhes desde o início da vida do filho. No entanto, o ideal é garantir as imagens até a 30º semana de gestação, depois desse período é possível que a captura não fique tão clara pela posição fetal em que o bebê se encontra.

O que dá pra ver na ultrassom Morfologica?

É um ultrassom que analisa o tamanho e os órgãos do corpo do seu bebê. Tem como objetivo possibilitar o diagnóstico e aconselhamento precoces durante o pré-natal. Além disso, com ele você também consegue descobrir o sexo do bebê, saber a idade gestacional e verificar os batimentos cardíacos.

É normal não ver o rosto do bebê na ultrassonografia?

Isso acontece pois os ossos do crânio não permitem a passagem adequada do som para termos imagem da face fetal nestes casos. Quantidade de líquido amniótico na frente do rosto do bebê – outro detalhe de extrema importância é quanto líquido tem na frente do rosto do bebê.