Vice prefeito do rio de janeiro 2022

O vice-prefeito do Rio, Nilton Caldeira (PL), assumiu na noite desta sexta-feira,13, temporariamente o cargo de prefeito da cidade do Rio de Janeiro, após o mandatário, Eduardo Paes (PSD), transmitir o cargo para viajar para os Estados Unidos.

Sobre o período que estará a frente do poder municipal na ausência do prefeito, Nilton Caldeira detalhou a agenda como prefeito nos próximos dias, ressaltando que vai seguir o planejamento normal do município. Entretanto, a semana reserva encontros especiais com o Governador Cláudio Castro (PL) neste sábado (14), o Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, no domingo (15), o Ministro da Cidadania, Ronaldo Vieira Bento, no Palácio da Cidade, na quarta-feira (18) e também está previsto uma solenidade junto com o Ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, no Monumento dos Pracinhas no mesmo dia. Caldeira explicou o objetivo desses compromissos.

“Tudo que acontece no Rio, explode para o Brasil. Essa caminhada, por exemplo, tem o objetivo de divulgar a cidade. Falar sobre o legado olímpico, a distribuição do que estava sendo feito, o que vai ficar com a cidade, com o Governo Federal”, disse.

Além disso, os compromissos com Castro serão extensos, com seis agendas para este sábado. Entre elas, terá uma visita em Mesquita, depois na Rocinha, além da inauguração de uma escola.

SUBSÍDIOS ÀS EMPRESAS DE ÔNIBUS DO RIO

No início da noite de sexta-feira (13), ocorreu a terceira reunião de conciliação entre a Prefeitura, o Ministério Público do Rio de Janeiro (MP-RJ) e as empresas de ônibus. No encontro que terminou em impasse, um ponto importante foi acordado entre as partes: subsídio de R$ 1,75 para as viações, com o objetivo de manter a passagem em R$ 4,05, recomendado pelo MP-RJ. Ao ser questionado, Nilton Caldeira realçou que é necessário uma parceria entre município, Estado e Governo Federal para encontrar uma solução definitiva.

“Tudo que está sendo feito é em função do usuário de ônibus. Na época da minha mãe já havia uma dificuldade nos transportes. A gente sempre fala desse problema. Na saúde a mesma coisa e conversamos com as clínicas de famílias, as UPAs. O transporte é extensão das nossas pernas, então isso tem que ser encarado como um problema social. As coisas estão evoluindo, novos modais estão surgindo. Mas para essas soluções definitivas serem encontradas, tem que entrar junto Estado e Governo Federal”, concluiu.

ATRITO COM PAES

O Vice-Prefeito do Rio de Janeiro, também falou sobre o episódio da remoção do grupo de secretários municipais, por Eduardo Paes, “ficou no passado”.

No carnaval fora de época em abril, uma crise institucional e política no poder carioca foi instaurada depois que Paes removeu Caldeira do grupo de whatsapp da prefeitura. Na ocasião, o vice-prefeito disse em “falta de educação e soberba” por parte do prefeito.

Nilton Caldeira, que também é presidente municipal da legenda, revelou que depois de 19 dias, que isso ficou no passado com uma expressão carnavalesca, além de destacar a união em prol do Rio de Janeiro.

“O que aconteceu marcou, mas já ficou no passado. Ele reconheceu o erro e pediu desculpas. O importante é o seguinte: o nosso partido caminha em benefício da cidade. A gente tem é que pensar na cidade. Agora é hora de cuidar do Rio e dos cariocas”, destacou.

Com o prefeito fora do Brasil em agenda externa, o vice assumirá a cidade até o sábado, dia 21 de Maio.

Vice prefeito do rio de janeiro 2022
Claudio Castro e Vinicius Farah em Três Rios - Foto: Rafael Campos

Foi batido o martelo para o novo candidato a vice-governador de Cláudio Castro (PL), no lugar de Washington Reis (MDB), ex-prefeito de Duque de Caxias e que teve sua candidatura impugnada pelo TRE-RJ depois de decisão do STF que o condenou a prisão. O escolhido é o deputado federal Vinicius Farah, a indicação acabou vindo pelo União Brasil, maior partido da coligação de Castro.

A indicação de Farah é uma derrota tripla da família Reis, que começou com a vitória de Márcio Pacheco no TSE sobre Rosenverg Reis (MBD), a perda da posição de vice na chapa de Castro e seguida da não indicação do vereador do Rio Vitor Hugo (MDB), de seu grupo político e que era visto como um dos favoritos.

O União Brasil sugeriu os nomes de Farah e do deputado estadual Márcio Canela, ligado ao presidente estadual do partido, Waguinho, prefeito de Belford Roxo. O governador Cláudio Castro, que já tinha relação de proximidade com Farah que foi seu secretário de Desenvolvimento Econômico, acabou preferindo seu nome.

Vice prefeito do rio de janeiro 2022

Vinicius Farah é formado em marketing,iniciou sua carreira na política aos 23 anos, quando foi o quarto vereador mais votado de Três Rios em 1988. Foi prefeito do município de Três Rios de 2009 a 2016, tendo sido anteriormente vice-prefeito entre 2005 e 2008. Por ocasião de sua gestão na prefeitura trirriense, Vinicius foi o vencedor das edições de 2012 e de 2014 do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, tanto no âmbito estadual quanto no federal, na categoria Melhor Projeto.

De fevereiro de 2017 a abril de 2018, foi presidente do Departamento de Trânsito do Estado do Rio de Janeiro (Detran-RJ). Nas eleições de 2018, Vinicius Farah foi candidato a deputado federal pelo estado do Rio de Janeiro, ocasião em que foi eleito para a 56ª legislatura (2019–2023) da Câmara dos Deputados do Brasil.

Foi nomeado secretário de Desenvolvimento Econômico pelo governador Cláudio Castro. 

Denúncias contra Farah

Vice prefeito do rio de janeiro 2022

Mas com Farah vem algumas bagagens, em sua campanha em 2018, o TRE-RJ apreendeu 30 veículos que teriam sido alugados pelo DETRAN-RJ para o transporte de pessoas para o local onde a candidatura de Vinicius Farah ao cargo de deputado federal nas eleições de 2018 seria lançada, em Três Rios. Outros 6 carros do Detran-RJ foram apreendidos no dia seguinte junto com seus Boletins de Transporte Diário (BDTs), que comprovaram o deslocamento dos veículos até Três Rios no dia anterior. A ação de fiscalização foi realizada após o TRE-RJ receber denúncias e colher informações em diligências a respeito do uso da máquina administrativa do Detran-RJ em benefício da campanha eleitoral de Farah. A assessoria de imprensa de Vinicius Farah afirmou que os carros apreendidos pelo TRE-RJ foram alugados pela coordenação da campanha eleitoral do político e que os ônibus e vans apreendidos não tinham qualquer vínculo com a campanha. Já a assessoria de imprensa do Detran-RJ negou a informação de que teria alugado veículos para o lançamento da candidatura de Farah

No mesmo ano, Farah teve sua prisão temporária decretada durante a infame Operação Furna da Onça. A alegação era que quando ele foi presidente do Detran-RJ parlamentares da ALERJ alocavam mão de obra comissionada ou terceirizada por votarem favoravelmente aos interesses do Grupo Facility/Prol, vencedora dos contratos para fornecimento de mão de obra nos postos do Detran-RJ, na Alerj. O mandado de prisão temporária de Farah não foi renovado e nem convertido para prisão preventiva, sendo o político solto poucos dias após ser preso

Já em 30 de janeiro de 2019, a Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro (PCERJ) deflagrou uma operação, denominada Operação Barão de Entre-Rios, que visa investigar o suposto enriquecimento ilícito de Vinicius Farah. Os agentes cumpriram 18 mandados de busca e apreensão e 10 de bloqueio de contas bancárias nos municípios do Rio de Janeiro e de Três Rios. Investigações feitas anteriormente indicaram que o patrimônio do político é incompatível com o declarado em eleições passadas.