Whatsapp web tem que estar na mesma rede

O Whatsapp iniciou testes de um recurso que pode mudar o funcionamento da versão web do aplicativo, permitindo que ele seja acessado em até quatro dispositivos diferentes. Os usuários poderão também ver o serviço de mensagens em outros aparelhos sem depender da conexão do celular à internet, como funciona atualmente. As informações são do O Globo e do G1.

De acordo com a empresa, o smartphone permanecerá como dispositivo principal da conta, mas para usar o WhatsApp no computador ou no tablet, não será mais preciso que o celular esteja conectado à internet. Desta forma, o aplicativo ficará ativo mesmo se o celular estiver desligado, descarregado ou sem Wi-Fi ou 4G.

A mudança no formado se assemelha ao que já é oferecido pelo Telegram, concorrente do WhatsApp. Na atualização, será possível acessar o aplicativo em até quatro computadores e, em cada um deles, o serviço de mensagens funcionará de forma "independente". Já no smartphone, a conta continua sendo limitada a um só aparelho.

A novidade da plataforma digital passou a ser testada na quarta-feira (14) com um grupo pequeno de usuários da versão beta, em todo o mundo.

Também segundo a empresa, a ferramenta deverá passar por atualizações para otimizar o aplicativo de acordo com o desempenho dos testes, antes de o recurso ser liberado a outros usuários. Não há data para quando a novidade será lançada para o público em geral.

Como será feita a conexão

Durante o período de testes, o WhatsApp usará um sistema para sincronizar as mensagens entre o celular e outros aparelhos que estarão conectados. A ideia é que ele seja um aplicativo multiplataforma.

Para conectá-lo a outro aparelho, ainda será preciso ler um QR Code a partir do telefone, assim como acontece hoje em dia no WhatsApp Web.

Será necessário seguir mais um passo a passo: para vincular o WhatsApp Web ou Desktop à conta do aplicativo, a pessoa deverá fazer a autenticação biométrica - seja com reconhecimento facial ou impressão digital - no smartphone, caso ela esteja ativada. A medida visa impedir acessos indesejados, para evitar clonagem ou roubo de contas.

Na conexão, o WhatsApp pede uma lista com todos os dispositivos cadastrados naquela conta, para que a pessoa que usa o serviço de mensagens possa desativar o login remotamente se suspeitar de algum acesso.

Se o aplicativo ficar inativo no celular por mais de duas semanas, ele se desconectará automaticamente dos dispositivos adicionais.

E se o usuário trocar de celular?

Conforme a empresa, se um usuário do WhatsApp trocar de celular ou se alguém que não seja ela acessar sua conta por outro smartphone, todos os dispositivos complementares serão "automaticamente desconectados como medida de segurança".


Assuntos Relacionados


O WhatsApp começou a disponibilizar o acesso de uma conta em mais de um PC. Com esse recurso, os usuários agora podem conversar com seus contatos em até quatro dispositivos diferentes ao mesmo tempo. Abaixo, vou te mostrar como usar essa nova ferramenta do mensageiro e quais suas limitações.

  • Como acelerar áudios no WhatsApp
  • Como enviar fotos e vídeos que se autodestroem no WhatsApp

Whatsapp web tem que estar na mesma rede

Aplicativo do WhatsApp (Imagem: Anton/Pexels)

Como ativar o recurso

Antes de mais nada, é importante ressaltar que, por enquanto, o recurso é exclusivo da versão beta. Ou seja, ele ainda não está disponível para todos os usuários do WhatsApp.

Se você faz parte do programa de testes da plataforma, o processo para ativar a ferramenta é bem simples e rápido. Veja abaixo:

No Android

  1. Abra o aplicativo;
  2. Toque nos três pontinhos no canto superior direito;
  3. Selecione a opção “Aparelhos conectados”;
    Whatsapp web tem que estar na mesma rede
  4. Toque em “Múltiplos aparelhos (Beta);
  5. Toque no botão “Entrar na Versão Beta”.

No iPhone (iOS)

  1. Abra o aplicativo;
  2. Toque em “Configurações” no canto inferior direito;
  3. Toque na opção “Aparelhos conectados”;
  4. Toque em “Múltiplos aparelhos (Beta)”;
  5. Toque em “Entrar na Versão Beta”.

Como usar o recurso

Para usar esse novo recurso, basta fazer login em outros dispositivos normalmente. Siga as instruções abaixo e saiba como:

No Android

  1. Abra o app do WhatsApp;
  2. Toque nos três pontinhos no canto superior direito;
  3. Selecione a opção “Aparelhos conectados”;
    Whatsapp web tem que estar na mesma rede
  4. Toque em “Conectar um aparelho”;
  5. Acesse web.whatsapp.com ou abra o app para desktop;
  6. Aponte a câmera do celular para o QR Code exibido na tela do PC e aguarde o login.

No iPhone (iOS)

  1. Abra o app do WhatsApp;
  2. Toque em “Configurações”;
  3. Toque na opção “Aparelhos conectados”;
    Whatsapp web tem que estar na mesma rede
  4. Toque em “Conectar um aparelho”;
  5. Acesse web.whatsapp.com ou abra o app para desktop;
  6. Aponte a câmera do celular para o QR Code exibido na tela do computador e aguarde o login.

Lembrando que a plataforma libera o acesso em até quatro PCs, mas só é possível conectar um celular à sua conta do WhatsApp.

Também vale mencionar que os dispositivos adicionais serão desconectados se o mensageiro não for usado no celular por mais de 14 dias.

O que muda em relação ao método anterior

Atualmente, os usuários do WhatsApp precisam manter o celular ligado e conectado à internet para usar o aplicativo em outras plataformas. Com a chegada desse novo recurso, cada dispositivo funciona de maneira independente.

Isso significa que, assim como acontece no Telegram, não é mais preciso manter o celular por perto e nem ligado, pois cada aparelho tem a sua própria identificação.

As conversas também estarão disponíveis em todos os dispositivos conectados. Portanto, seu histórico de mensagens é mantido normalmente. O WhatsApp ainda alerta que a criptografia de ponta a ponta continua funcionando para proteger os dados dos usuários.

O que não é compatível com o recurso

Por mais que o recurso de múltiplos aparelhos seja interessante, ele traz algumas limitações, pelo menos na versão beta. Veja abaixo quais funções do WhatsApp não estão disponíveis:

  • Limpar ou apagar conversas em aparelhos adicionais, caso seu aparelho principal seja um iPhone;
  • Enviar mensagens ou fazer chamadas para contatos que usam versões muitos antigas do WhatsApp;
  • Usar o WhatsApp em tablets (pela versão Web do app);
  • Ver localização em tempo real em aparelhos adicionais;
  • Criar e visualizar listas de transmissão em aparelhos adicionais.

Pronto, agora você já sabe como usar o WhatsApp em mais de um PC ao mesmo tempo. Graças a esse novo recurso, o mensageiro se torna ainda mais atrativo. Afinal, quando a troca de mensagens pelo computador não necessita do celular conectado à internet ou até mesmo ligado, tudo fica melhor.

Com informações: WhatsApp [1], [2].

Como funciona a conexão do WhatsApp web?

Para se conectar ao WhatsApp no WhatsApp Web, WhatsApp para computador ou Portal, é necessário usar seu celular para escanear o código QR..
Abra o WhatsApp no seu celular. ... .
Toque em Aparelhos conectados..
Use seu celular para escanear o código QR exibido no seu computador ou no Portal..
Se solicitado, toque ou selecione OK..

Tem como usar o WhatsApp web com o celular longe?

A distância entre os dispositivos não importa: o WhatsApp Web funciona com o celular longe, desde que o computador esteja autenticado pelo QR Code e logado corretamente, com uma conexão estável.

Quanto tempo o WhatsApp web fica conectado longe do celular?

Seu celular não precisa estar conectado à internet para que você possa usar o WhatsApp nos aparelhos conectados. Porém, o WhatsApp será desconectado dos outros aparelhos se você não usar o app no seu celular por mais de 14 dias.

Pode usar WhatsApp web em dois celulares?

Você pode usar até quatro dispositivos conectados simultaneamente e somente um telefone por vez — a menos que você utilize o WhatsApp Web no navegador do celular.