11. como era a situação da vegetação do malawi na época do avô do protagonista da história?

Com duas pedras o homem dominou o fogo. Ao observar o voo dos p�ssaros, acreditou que seria poss�vel voar.

Facebook LinkedIn Twitter


11. como era a situação da vegetação do malawi na época do avô do protagonista da história?

Percebendo a necessidade de organizar sua vida coletiva, criou leis. A partir do contato com plantas, criou a agricultura e elaborou rem�dios. Ao olhar para as estrelas, descobriu meios para localizar-se e definir caminhos para percorrer o mundo.

No trecho inicial do c�lebre filme “2001 – Uma Odisseia no Espa�o”, de Stanley Kubrick, os homin�deos equivalem aos s�mios, pouco se diferenciando em seu comportamento, agindo de forma animalesca. O passar do tempo trazido de forma r�pida nesta sequ�ncia do filme de Kubrick, com a libera��o das m�os at� ent�o usadas para a locomo��o, a mudan�a de postura com o abandono do caminhar quadr�pede e a percep��o pela experi�ncia e manuseio de paus e pedras fazem com que o homin�deo se transforme gradualmente em homem. A transi��o � metaforicamente realizada quando um destes seres pr�-hist�ricos lan�a ao c�u seu instrumento de trabalho, ataque e defesa - um peda�o de osso de seus oponentes na luta por terra, �gua e alimento - e tal instrumental se transforma em uma esta��o espacial...

Destacar um cl�ssico para falar de uma produ��o que igualmente conquista o p�blico, baseada numa hist�ria ver�dica, em que novamente os homens se veem diante da luta pela sobreviv�ncia, num ambiente �rido castigado pela seca, em que os governantes locais n�o est�o interessados nas agruras do povo, somente em se manter no poder, pode parecer sacril�gio para alguns, no entanto, em seu cerne h� elementos que aproximam os dois filmes e que precisam ser evocados.

11. como era a situação da vegetação do malawi na época do avô do protagonista da história?

Estamos em uma sociedade contempor�nea, mas ainda com bases tribais, simples e rudimentar, em que uma bicicleta ou um r�dio, nos anos 1990, j� adentrando a era da revolu��o da internet, s�o recursos caros a quem os possui e que se n�o indicam riqueza, ao menos, oferecem acesso a informa��o e possibilidade de deslocar-se com rapidez.

“O menino que descobriu o vento”, produzido pela Netflix, lan�ado em 2019, com dire��o de Chiwetel Ejiofor, premiado ator do filme “12 anos de escravid�o”, � um libelo em favor da humanidade, do estudo, da ci�ncia e do trabalho cooperativo.

Filme sens�vel, dram�tico, envolvente, com roteiro na medida certa e atua��es destacadas de todo o elenco, com loca��es que nos colocam em meio ao drama da seca em terras africanas, o que nos mobiliza em rela��o ao filme � a cren�a de que a dignidade e a prosperidade s�o poss�veis para a humanidade ainda que tudo ao redor pare�a indicar que n�o.

Desafiado pela natureza, juntamente com sua fam�lia e toda a comunidade, a sobreviver em condi��es in�spitas, que levam muitos a abandonar a localidade e tantos outros a saquear a produ��o alheia, j� bastante reduzida, o filme de Chiwetel nos conta a hist�ria de um menino que n�o se entrega e que busca, naquilo que p�de aprender na escola, a resposta para os problemas de todos.

Inspirador, diamante bruto, produ��o que tem foco na humanidade de seus protagonistas e na capacidade das pessoas superarem as mais duras condi��es a partir do conhecimento, da ci�ncia e do trabalho colaborativo, “O menino que descobriu o vento” � uma produ��o para ser vista e revisitada todas as vezes em que, por qualquer motivo, acharmos que a vida n�o tem jeito... Uma verdadeira p�rola!

11. como era a situação da vegetação do malawi na época do avô do protagonista da história?

O filme

William Kamkwanba (Maxwell Simba) trabalha com o pai e a fam�lia nas terras herdadas de seus av�s. Pela tradi��o local, dividem o espa�o com os tios e seus filhos. Plantam milho no Malawi, na �frica, em terra �rida, sempre a orar para Deus pelas chuvas que lhes garantam a produ��o, para sua subsist�ncia e vendas.

Os pais de William, diante da dura condi��o de vida local, acreditam que � importante oferecer a seus filhos a possibilidade de um futuro melhor. Apesar de n�o terem estudado, percebem na educa��o esta riqueza que lhes permitir� vida mais pr�spera. A filha mais velha j� foi para a escola e, agora, inicia-se o ciclo de estudos do menino, que para isso, ganha um uniforme e verdadeiramente vibra com a educa��o que passar� a ter. Estudar e trabalhar, ajudar a fam�lia no tempo dispon�vel a arar a terra e ganhar o p�o de cada dia.

A morte do irm�o de Trywell Kankwanba (Chiwetel Ejiofor), pai de William, muda o comando das terras para seu sobrinho que, com isso, passa a conduzir sua produ��o de forma independente em rela��o a seu tio. O momento � dif�cil, ainda mais porque o governo, comprador da produ��o excedente, oferece pre�os baixos pelo fruto da colheita na regi�o. Isso motiva uma revolta local, com a maioria dos produtores rejeitando a oferta e alguns outros, liderados pelo sobrinho de Trywell, aceitando os valores impostos pelos governantes.

O per�odo de seca, um componente que dificulta ainda mais a vida da comunidade agr�cola da regi�o, � ainda maior do que o esperado e, com isso, a terra fica extremamente �rida, dif�cil de trabalhar e a produ��o n�o colhe os frutos esperados. A fome, os saques, embates com o governo e a evas�o de fam�lias inteiras os deixa a beira do caos. At� a escola � fechada...

Como sobreviver a este momento t�o in�spito, de tantas dificuldades, sem a �gua necess�ria para realizar o plantio? � dos livros escolares, das aulas de ci�ncias que vem a inspira��o para que William se transforme no “menino que descobriu o vento” e que, com isso, busque a resposta para as grandes dificuldades e desafios que se colocam para toda a sua comunidade contando com recursos �nfimos como r�dios e pilhas velhas, uma bicicleta usada e muita disposi��o, criatividade e sabedoria.

11. como era a situação da vegetação do malawi na época do avô do protagonista da história?

Para Refletir

Tantas s�o as vezes em que, mesmo diante da fartura que o mundo contempor�neo nos oferece, nos mostramos fracos e incapazes de buscar solu��es para problemas que se colocam diante de n�s. � preciso for�a, coragem e disposi��o. Do mesmo modo que � necess�rio usar os conhecimentos que adquirimos, pessoal e coletivamente, enquanto humanidade, para que as adversidades possam ser superadas quando surgirem. O estudo, a ci�ncia, a colabora��o e o trabalho s�o elementos decisivos para a humanidade ter chegado aonde chegou. Um filme como “O menino que descobriu o vento” � inspirador nesse sentido e, como tal, deve mobilizar professores e alunos a pensar, propor solu��es, desenhar e arquitetar um futuro melhor para si mesmos e para todos. Que tal, por exemplo, come�ar a pensar em problemas pr�ximos, do cotidiano, coisas simples que atrapalham a vida de toda a comunidade, e criar projetos para levar para as autoridades de seu munic�pio?

Ci�ncia e laborat�rio, usando n�o apenas os kits experimentais vendidos por empresas especializadas, mas tamb�m aquilo que muitas vezes � apenas sucata ao final do dia ou da semana na casa dos alunos e dos professores... Criar projetos e pr�ticas plaus�veis, inteligentes, voltadas para a solu��o de dificuldades reais, seja nas ci�ncias naturais ou em humanidades, � algo a ser feito nas escolas. Busquem projetos j� existentes na �rea. Pensem fora da caixa para criar iniciativas novas e, com isso, motivar e mobilizar os estudantes para inventar e produzir um amanh� melhor.

Colaborar � mais do que um termo que hoje ganha destaque por conta dos projetos relacionados a tecnologia e que, por meio da internet, permitem a pessoas de diferentes localidades criar e desenvolver sistemas, softwares, aplicativos, hardware e, com isso, solucionar problemas comuns a tantas pessoas de diferentes pa�ses e cidades. Precisamos fazer com que a colabora��o esteja presente no cotidiano, nas pequenas a��es do dia a dia, como na manuten��o de lugares limpos, na pr�pria escola, por exemplo, ou na luta contra o desperd�cio de �gua, entre outras situa��es que poder�amos mencionar. Se todos se derem as m�os, como no filme de Chiwetel Ejiofor, o resultado final ser�, certamente, muito melhor para todo o mundo.

Veja o trailer do filme:

Ficha T�cnica

  • T�tulo:�O menino que descobriu o vento
  • T�tulo original:�The boy who harnessed the wind
  • Pa�s/Ano:�EUA, Malawi, Fran�a e Reino Unido, 2019
  • Dura��o:�113 minutos
  • G�nero:�Drama
  • Dire��o:�Chiwetel Ejiofor
  • Roteiro: Chiwetel Ejiofor
  • Elenco:�Chiwetel Ejiofor, Maxwell Simba, A�ssa Ma�ga, Noma Dumezweni, Joseph Marcel.


11. como era a situação da vegetação do malawi na época do avô do protagonista da história?

Jo�o Lu�s de Almeida Machado

Consultor em Educa��o e Inova��o, Doutor e Mestre em Educa��o, historiador, pesquisador e escritor.

Ver artigos


Imprimir

Compartilhar

Facebook LinkedIn Twitter

Avalie esse artigo

1 2 3 4 5


Veja mais

11. como era a situação da vegetação do malawi na época do avô do protagonista da história?

Inspira��o

23,Nov/2021

4 dicas para trabalhar filmes com seus alunos em sala de aula

A tecnologia faz parte do dia a dia dos alunos e, por isso, cada vez mais vem sendo usada na escola. Dentre os recursos que comumente fazem parte dessa rotina...

11. como era a situação da vegetação do malawi na época do avô do protagonista da história?

Cinema na Educa��o

15,Ago/2019

E.T. � O Extraterrestre

Nos �ltimos anos temos visto um constante movimento de idas e vindas envolvendo pessoas que buscam ref�gio em continentes e na��es desenvolvidas. A Europa, os...

11. como era a situação da vegetação do malawi na época do avô do protagonista da história?

Cinema na Educa��o

25,Jul/2019

Cinema, escola e interdisciplinaridade: O Avi�o dos Deuses

� Conviver durante v�rios anos com os problemas advindos de uma insatisfa��o com a escola, ou seja, com o que ela ensina, com o que dela se espera, os...

11. como era a situação da vegetação do malawi na época do avô do protagonista da história?

Cinema na Educa��o

18,Jul/2019

Cinema, escola e interdisciplinaridade: Fugindo das matrizes

Fazenda, que tem a interdisciplinaridade como s�mbolo fundamental de sua vida profissional, identifica-a com uma nova atitude nesse encontro com o...

Qual é o cenário do filme do menino que descobriu o vento?

O filme “O menino que descobriu o ventoé baseado em uma história real ocorrida em Maláui, África, em 2001 e retrata os desafios acerca da fome – com o foco em uma família que depende da agricultura para a sobrevivência – relacionando-a com os fenômenos climáticos, o descuido do governo e a falta de união dos ...

O que mais chamou sua atenção no filme O Menino que descobriu o vento?

Mesmo diante de grandes dificuldades – a seca, falta de dinheiro, a crise familiar e tantos outros problemas que nos são apresentados durante o filme – William jamais desistiu de estudar. Em momento algum ele dá menos importância a escola. Muito pelo contrário, ele chega a confrontar o pai por conta disso.

Qual a causa da seca no filme O Menino que descobriu o vento?

O menino William, aos 13 anos, é expulso da escola por não poder pagar a mensalidade e por encontrar-se estudando escondido na biblioteca da instituição de ensino. Sua luta é descobrir como carregar água para uma terra devastada pela seca após desmatamento realizado por empresas capitalistas.

Qual foi a causa das mudanças climáticas no Malawi?

O desmatamento de áreas florestais representa a causa das mudanças climáticas no Malawi. Entenda que, por conta da imensa desigualdade presente no país citado, grande parte da população precisa de lenha para a preparação das refeições do dia a dia.