15 de novembro feriado no brasil

Notícia

É o fato ou acontecimento de interesse jornalístico. Pode ser uma informação nova ou recente. Também diz respeito a uma novidade de uma situação já conhecida.

Artigo

Texto predominantemente opinativo. Expressa a visão do autor, mas não necessariamente a opinião do jornal. Pode ser escrito por jornalistas ou especialistas de áreas diversas.

Investigativa

Reportagem que traz à tona fatos ou episódios desconhecidos, com forte teor de denúncia. Exige técnicas e recursos específicos.

Análise

É a interpretação da notícia, levando em consideração informações que vão além dos fatos narrados. Faz uso de dados, traz desdobramentos e projeções de cenário, assim como contextos passados.

Editorial

Texto analítico que traduz a posição oficial do veículo em relação aos fatos abordados.

Patrocinada

É a matéria institucional, que aborda assunto de interesse da empresa que patrocina a reportagem.

Checagem de fatos

Conteúdo que faz a verificação da veracidade e da autencidade de uma informação ou fato divulgado.

Contexto

É a matéria que traz subsídios, dados históricos e informações relevantes para ajudar a entender um fato ou notícia.

Especial

Reportagem de fôlego, que aborda, de forma aprofundada, vários aspectos e desdobramentos de um determinado assunto. Traz dados, estatísticas, contexto histórico, além de histórias de personagens que são afetados ou têm relação direta com o tema abordado.

Entrevista

Abordagem sobre determinado assunto, em que o tema é apresentado em formato de perguntas e respostas. Outra forma de publicar a entrevista é por meio de tópicos, com a resposta do entrevistado reproduzida entre aspas.

Crítica

Texto com análise detalhada e de caráter opinativo a respeito de produtos, serviços e produções artísticas, nas mais diversas áreas, como literatura, música, cinema e artes visuais.

Nesta terça-feira (15), é feriado nacional, ou seja, comemorado em todo o país. Nesta data, órgãos públicos, instituições de ensino, empresas e até o comércio não funcionam, ou, pelo menos, funcionam com o expediente reduzido. 

Mas você sabe o que de fato é comemorado nesta data? E, afinal, porque 15 de novembro é feriado? Neste dia, é normal que surjam muitas dúvidas sobre a origem deste feriado nacional. Confira as respostas para essas perguntas abaixo e entenda! 

15 de novembro feriado no brasil

Veja mais: Dia de Finados: entenda a história e veja porque é feriado
+ Dia do Estudante é feriado?

No dia 15 de novembro se comemora a Proclamação da República, data que marca o fim da monarquia e o início de um governo republicado no Brasil. A proclamação da República ocorreu em 15 de novembro de 1889, completando 133 anos em 2022. 

Assim, foi nesta data em 1889 que aconteceu um levante militar com apoio de algumas parcelas da população contra a monarquia brasileira para destituir o então imperador, D. Pedro II, do trono. Um dos líderes e figuras importantes desse levante foi o Marechal Deodoro da Fonseca, que mais tarde se tornou o primeiro presidente do Brasil. 

Quem proclamou a República no Brasil?

Um fato curioso, que muitas pessoas até mesmo não sabem, é que não foi de fato o Marechal Deodoro da Fonseca quem proclamou a república. A proclamação da República no dia 15 foi feita por José do Patrocínio, um abolicionista e vereador afrodescendente, em uma sessão da Câmara Municipal do Rio de Janeiro. 

15 de novembro feriado no brasil
José do Patrocínio, vereador que proclamou a República em uma sessão da Câmara Municipal

A proclamação da república foi fruto da crise da monarquia, iniciada em 1870, após a Guerra do Paraguai e da incapacidade de atender as novas demandas que foram surgindo na sociedade brasileira. No caso dos militares, estes se sentiam pouco valorizados e reclamavam de baixos salários, além disso, queriam permissão para se manifestar politicamente, o que era proibido. 

O país ainda enfrentava uma grande crise econômica depois de ter usado dinheiro para financiar a guerra ocorrida no Paraguai. Essas insatisfações se convergem no movimento republicano, que, após muitas lutas, manifestações e desentendimentos, realizou um golpe que colocou fim na monarquia no Brasil.

Leia mais: 9 de julho: entenda por que a data é feriado
+ Carnaval é feriado?

Quando a Proclamação da República se tornou um feriado nacional?

O dia 15 de novembro, no qual se comemora a Proclamação da República, se tornou feriado nacional em 14 de janeiro de 1890, por decreto presidencial. Nesta data, foi emitida a primeira lei, o Decreto nº 155-B, que determinava um dia para celebrar a “pátria brasileira” e reconhecendo 15 de novembro como feriado em todo o país. 

Relatos históricos afirmam que esta lei foi uma de muitas para garantir legitimidade à recém-instaurada república no Brasil e garantir que a data e o regime republicano ficassem guardados na mente das pessoas. 

Mais tarde, em 19 de dezembro de 2002, foi aprovada a Lei nº 10.607, que lista todos os feriados nacionais do Brasil, considerando 15 de novembro como um deles.

Confira também: Correção Enem 2022: veja a resolução comentada do 1º dia de prova
+ #AprendiNoEnem: confira os melhores memes do primeiro dia de prova
+ Enem 2022: veja as questões mais difíceis do primeiro dia de prova

Porque o dia 15 de novembro é feriado nacional?

O 15 de novembro faz alusão ao dia em que os militares derrubaram a monarquia, em 1889, e instituíram a república, expulsando a família real do Brasil.

É feriado dia 15 de novembro?

O dia 15 de novembro, no qual se comemora a Proclamação da República, se tornou feriado nacional em 14 de janeiro de 1890, por decreto presidencial.

É feriado na Proclamação da República?

Feriado nacional existe desde 1949. O Brasil celebra nesta terça-feira (15) o feriado de Proclamação da República. Há 133 anos, militares do exército retiraram Dom Pedro II do trono, marcando o fim da monarquia no país.

O que aconteceu no dia 15 de novembro de 1889?

15 de novembro de 1889: a Proclamação da República.