A disposição tem crase

O leitor Fábio Telles Siqueira envia a seguinte mensagem ao Gramatigalhas:

"Caros Senhores: Tenho dúvidas acerca da correta grafia de 'a disposição' ou 'à disposição'. Muito obrigado!"

Envie sua dúvida


"A disposição" ou "à disposição"?

1) Um leitor indaga qual a forma correta: a disposição ou à disposição.

2) Parta-se do princípio de que crase é a fusão de duas vogais idênticas, e o encontro mais corriqueiro dessa natureza é o da preposição "a" com o artigo feminino "a" ou "as", com o resultado de à ou às.

3) Mas não se esqueça que, quando se fala em preposição, pensa-se em uma estrutura sintática, com as partes da oração relacionadas entre si, de modo que, no caso, não é possível responder à indagação tal como formulada, por não se conhecer em que contexto se encontra a expressão discutida.

4) Por isso, para poder responder adequadamente à indagação, formulam-se dois exemplos: I) "A disposição dele já não era a mesma..."; II) "Ele sempre estava a disposição dos companheiros..." (O acento indicativo da crase, em um dos exemplos, foi eliminado de propósito, para efeito de raciocínio).

5) Ora, na prática, quando se quer saber se há crase antes de um substantivo comum feminino (como é o vocábulo disposição no caso da consulta), o melhor é substituir mentalmente tal substantivo feminino por um correspondente masculino, como, por exemplo: I) "O entusiasmo dele já não era o mesmo..."; II) "Ele sempre estava ao dispor dos companheiros..."

6) Feito esse raciocínio simples, então se aplica a seguinte regra geral de crase: se, com a substituição, aparece ao ou aos no masculino, há crase no feminino.

7) E se conclui para o caso da consulta: I) "A disposição dele já não era a mesma..."; II) "Ele sempre estava à disposição dos companheiros..."

___________

*Publicado originalmente em 4/3/09

Estou a disposição: Tem crase?

Apesar de parecer algo simples, a crase faz toda a diferença na grafia das palavras, podendo mudar o sentido de diversos termos. A disposição e à disposição, por exemplo, são formas corretas, mas diferentes. Entenda melhor:

Estou a disposição: Tem crase?

Sem crase, a disposição se refere a menção a energia de si mesmo ou de outra pessoa. Já a forma com crase, se refere a um ato de gentileza de se propor a estar disponível tanto para algo quanto para alguém.

Nesse caso, é necessário entender a intenção que se tem com o uso da expressão, uma vez que a falta de crase pode gerar um entendimento diferente daquele que se deseja. Por isso, se atente ao sentido de cada uma delas para não ter mais dúvidas sobre.

Quando usar crase:

Mesmo sabendo agora do caso específico desse termo, muitas outros podem gerar dúvidas. Por isso, entenda algumas das principais regras gerais para o uso da crase:

  • Para informar horário, como em: Às 15h
  • Para indicar distância, ex: Moro à 8km daqui
  • Apenas em palavras femininas, mas não em todas elas
  • Para indicar modo, ex: Cheguei às pressas

Quando usar “à disposição”??

Você deve usar à disposição para demonstrar a alguém que possui disponibilidade para a atendê-la, conversar ou ajudar, dependendo do sentido da conversa que está acontecendo, já que as possibilidades de uso são diversas.

Como variação do verbo dispor, possui sentido similar a ele. Diante disso, pode se lembrar da palavra da qual se origina e passar a entender melhor o seu sentido, o que vale para diversos vocábulos presentes no idioma português.

Exemplos:

  • Estou à disposição para te ajudar na mudança.
  • Ele se colocou à disposição para tirar dúvidas sobre o assunto.
  • Após a aula, continuarei na sala à disposição para responder questões.
  • Em horário comercial, ela fica à disposição.

Atualizado em: 19/08/2022 na categoria: Acentuação


1ª) Estou a disposição ou à disposição?

O certo é: "Estou à disposição".

Para provar que há crase (preposição "a" + artigo definido feminino "a"), basta substituir a palavra feminina (=disposição) por uma masculina (=dispor): "Estou ao dispor" (ao = à).

É interessante lembrar que o uso do acento indicativo da crase é facultativo antes dos pronomes possessivos femininos: "Estou à sua disposição ou a sua disposição" (= ao seu dispor ou a seu dispor).

2ª) PARALIZAR ou PARALISAR?

Leitor quer saber se está correta a frase "...com medo do escuro que cega pra trás, medo do clarão que cega pra frente. Paralizo."

O medo era tanto que a cegueira foi inevitável. Deve ser por isso que muita gente "paraliza" com "z".

Por maior que seja o medo, toda PARALISAÇÃO se escreve com "s".

Se você quiser PARALISAR, tudo bem. Mas, pelo amor de Deus, PARALISE sempre com "s".

3ª) PERGUNTADO  ou  QUESTIONADO?

1o) QUESTIONAR não é PERGUNTAR.

Se você quer saber alguma coisa, PERGUNTE. Quando nós QUESTIONAMOS alguma coisa, estamos "pondo em dúvida". Nós podemos, por exemplo, "QUESTIONAR o valor de um projeto, uma prestação de contas, a contratação de um jogador de futebol..."

É interessante observar que a diferença só existe entre os verbos. Um conjunto de PERGUNTAS forma um QUESTIONÁRIO. É que ainda não inventamos o "perguntário".

2o) Só a coisa pode ser PERGUNTADA.

Quem PERGUNTA PERGUNTA alguma coisa (=objeto direto) a alguém (=objeto indireto). Isso significa que, na voz passiva, só a coisa poderia ser perguntada.

Com muita frequência, encontramos nos nossos bons jornais frases do tipo: "PERGUNTADO a respeito do projeto, o deputado..." ou "O delegado foi PERGUNTADO a respeito do crime". Aqui temos duas frases em que o uso do verbo PERGUNTAR, Segundo a tradição, é inapropriado: nem o deputado nem o delegado poderiam ser "perguntados". A realidade linguistica, porém, nos prova o contrário. São formas consagradas, e eu as consider caitáveis na lingual padrão.

Em resumo:

1o) "A validade do contrato foi QUESTIONADA" (=posta em dúvida);

2o) "Foi PERGUNTADO ao deputado se ele seria o candidato a prefeito" (=a coisa foi PERGUNTADA ao deputado).

4ª) COMUNICADO  ou  INFORMADO?

Alguns leitores querem saber se é correto dizer: "A polícia já foi COMUNICADA..." ou "O presidente não foi COMUNICADO..."

O verbo COMUNICAR apresenta um problema igual ao do verbo PERGUNTAR: só a coisa deveria ser COMUNICADA.

É outro caso em que o uso consagrado vai contra a tradição. Na minha opinião, são formas perfeitamente aceitáveis, mas que, em concursos, são consideradas “erradas”.

Quem COMUNICA COMUNICA alguma coisa (=objeto direto) a alguém (=objeto indireto). Isso significa que "ninguém deveria ser comunicado".

O mais adequado, portanto, é: "O crime FOI COMUNICADO à polícia" e "O incidente não FOI COMUNICADO ao presidente".

Outra solução é substituir o verbo COMUNICAR pelo INFORMAR. Quem INFORMA INFORMA alguma coisa (=objeto direto) a alguém (=objeto indireto) ou INFORMA alguém (=objeto direto) de alguma coisa (=objeto indireto). Isso significa que temos duas opções:

"A polícia FOI INFORMADA do crime";

"O presidente não FOI INFORMADO do incidente".

5ª) INVEROSSÍMEL ou INVEROSSÍMIL?

O certo é INVEROSSÍMIL.

Para o leitor que desconhece o significado, INVEROSSÍMIL é o que NÃO tem VEROSSIMILHANÇA (=semelhança com a verdade): IN (=não) + VERO (=verdade) + SÍMIL (=similar, semelhante).

6ª) Leitor quer saber se a concordância está correta na frase:"O preço dos pacotes acima FORAM BASEADOS por pessoa com uma estada mínima de 7 noites."

A crítica do nosso leitor é perfeita. A concordância está errada. O certo é: "O PREÇO dos pacotes FOI BASEADO..."

7ª) E a frase "E vamos também cancelar várias das permissões já concedidas para publicidade nas ruas DE MODO A QUE o trabalho de despoluir a cidade seja realmente eficaz" está correta?

Nem pensar. O certo é: DE MODO QUE.


Estou à disposição tem crase?

É interessante lembrar que o uso do acento indicativo da crase é facultativo antes dos pronomes possessivos femininos: “Estou à sua disposição ou a sua disposição” (= ao seu dispor ou a seu dispor). Portanto, o correto é “Estou à disposição”.

Quanto à disposição tem crase?

1ª) Estou a disposição ou à disposição? O certo é: "Estou à disposição". Para provar que há crase (preposição "a" + artigo definido feminino "a"), basta substituir a palavra feminina (=disposição) por uma masculina (=dispor): "Estou ao dispor" (ao = à).

Como se colocar à disposição?

Para indicar que uma pessoa está ao dispor, pronta para auxiliar ou ser útil, a forma correta é à disposição, com crase: Fico à disposição para qualquer esclarecimento. Estou à disposição para mais informações. Coloco-me à disposição para o que for necessário.

Como se escreve Estou à disposição?

Nesse contexto, não temos uma locução adverbial, mas um simples encontro entre um artigo definido feminino (“a”) e um substantivo feminino (“disposição”). Por isso, não devemos utilizar o acento grave, ou seja, não usamos a crase. Ex1: A disposição dos atletas deixava os torcedores animados.