Aponte uma consequência direta que resultou do processo de invasão germânica

O Império Romano do Ocidente teve como uma das principais causas de sua queda as invasões bárbaras protagonizadas pelos povos germânicos que habitavam a região a leste das fronteiras do Império. Ao lado da decadência da economia escravista e da desestruturação militar, as invasões bárbaras foram apontadas por historiadores como um dos principais processos que levaram ao fim do maior império da Antiguidade, em 476 d.C.

Os bárbaros recebiam essa denominação, de origem grega, pois os gregos não entendiam a língua dos povos do norte. Aos ouvidos gregos, esses povos balbuciavam algo como um bar-bar, o que deu origem à palavra bárbaro, que passou a designar o estrangeiro. Em latim, eram os barbarus, o que explica que, para os romanos, eram os povos que não falavam latim, não seguiam as leis romanas e também não participavam de sua civilização.

O processo de entrada dos povos germânicos no Império Romano ocorreu de forma gradual, inicialmente. A nordeste da Península Itálica, as fronteiras do Império Romano tinham como limite os rios Danúbio e Reno. Os povos e tribos que habitavam para além desses rios eram considerados pelos romanos como germanos.

Desde a época de César que os romanos tinham conhecimento da existência desses povos. Eles eram organizados em clãs, desconheciam uma instituição estatal como a romana, suas leis eram baseadas na tradição, sendo transmitidas oralmente, e não de forma escrita; além de se dedicarem ao pastoreio e à agricultura. Eram povos guerreiros, o que garantiu a eles a fama de serem violentos e cruéis, apesar dos romanos utilizarem dos mesmos expedientes contra os povos que dominavam.

A partir do século I, os romanos passaram a travar contato com as tribos que habitavam as regiões fronteiriças. Como resultado desse contato, os bárbaros germânicos passaram a receber terras e tornaram-se colonos, conseguindo ainda serem incorporados ao exército, chegando muitos deles a ocuparem cargos militares e administrativos no Estado romano, nos séculos finais do Império do Ocidente.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Algumas das tribos da fronteira foram consideradas como federadas ao Império após a consolidação de práticas comerciais, principalmente a troca de escravos germânicos por artigos de luxo que os chefes das tribos bárbaras admiravam.

Entretanto, a partir do século IV, as invasões dos povos bárbaros no Império Romano intensificaram-se. Um dos motivos era a pressão que essas tribos vinham recebendo do oriente, com os avanços dos hunos para o Ocidente. Saqueando e devastando as tribos que encontravam pelo caminho, os hunos fizeram com que os germanos adentrassem as fronteiras romanas, agindo também com violência contra os civilizados.

Os principais povos germânicos que invadiram o Império Romano foram os hunos, os vândalos, os visigodos, os ostrogodos, os francos, os lombardos e os anglo-saxões. Em alguns momentos, eles conseguiram alcançar a cidade de Roma, saqueando a cidade e buscando destruí-la. Em 476, o líder dos hérulos, Odoacro, comandou a invasão e o saque de Roma, destronando o último imperador romano Rômulo Augusto. Odoacro enviou as insígnias imperiais à capital do Império Romano do Oriente, Constantinopla, decretando o fim do Império do Ocidente.

A população já havia abandonado as cidades e se instalado na zona rural em busca de proteção, desintegrando a conformação urbana que havia no Império romano. Os bárbaros constituíram ainda inúmeros reinos no território antes controlado pelos romanos, iniciando o processo de configuração política que iria caracterizar a sociedade medieval.

Por favor, confirme que você deseja bloquear este membro.

Você não será mais capaz de:

  • Ver postagens de membros bloqueados
  • Mencionar este membro em postagens
  • Convidar este membro para grupos

Aguarde alguns minutos para que este processo seja concluído.

Índice:

  1. O que precipitou as invasões germânicas *?
  2. Por que é incorreto afirmar que o Império Romano deixou de existir após as invasões germânicas?
  3. Que fatores contribuíram para as invasões bárbaras?
  4. Qual a consequência direta que resultou do processo de invasão germânica?
  5. Qual foi um dos principais motivos que levaram os germanos a realizar ataques e invasões violentas dentro dos limites do Império Romano?
  6. Quais são as consequências das invasões germânicas no Império Romano?
  7. Por que o Império Romano deixou de existir?
  8. Porque o Império Romano deixou de existir?
  9. Que fatores contribuíram para as invasões Germanicas?
  10. Qual a consequência das invasões germânicas para o Oriente?
  11. Qual a origem das invasões germânicas?
  12. Qual foi a consequência direta das invasões germânicas?
  13. Como avaliar as invasões germânicas do Império Romano?
  14. Qual a origem da Germânia?

O que precipitou as invasões germânicas *?

A queda do Império Romano, faltou dinheiro e o governo não conseguiu mais sustentar, deixando pouca segurança. Assim então tendo as invasões germânicas.

Por que é incorreto afirmar que o Império Romano deixou de existir após as invasões germânicas?

porque o império romano era dividido em duas porções : a Oriental e Ocidental.Com a expansão do cristianismo e o enfraquecimento econômico em virtude das crises e dos conflitos internos,a porção ocidental sofreu uma "queda" de poder e autoridade,o que chamou a atenção dos bárbaros,que logo resultaria nas invasões ...

Que fatores contribuíram para as invasões bárbaras?

A desordem política e a disseminação do cristianismo foram dois fatores que, somados às Invasões Bárbaras, foram responsáveis pela crise do Império Romano. Esse processo de ocupação foi realizado pelos bárbaros, povos que eram assim chamados pelos romanos por viverem fora dos territórios do Império e não falarem latim.

Qual a consequência direta que resultou do processo de invasão germânica?

A ruralização da Europa Ocidental foi uma consequência direta das invasões germânicas. Os ataques germânicos aos centros de produção da Gália e Península Ibérica e o fim das rotas comerciais afetaram o abastecimento dos grandes centros urbanos do Império Romano.

Qual foi um dos principais motivos que levaram os germanos a realizar ataques e invasões violentas dentro dos limites do Império Romano?

Um dos motivos era a pressão que essas tribos vinham recebendo do oriente, com os avanços dos hunos para o Ocidente. Saqueando e devastando as tribos que encontravam pelo caminho, os hunos fizeram com que os germanos adentrassem as fronteiras romanas, agindo também com violência contra os civilizados.

Quais são as consequências das invasões germânicas no Império Romano?

As migrações germânicas resultaram no processo de desgregação do Império Romano do Ocidente. Assim, o poder centralizado em Roma deixou de existir, e as terras foram ocupadas pelos germânicos, que prevaleceram a partir da força.

Por que o Império Romano deixou de existir?

Ao lado da crise econômica e da desestruturação militar, as invasões bárbaras levaram ao fim do Império Romano do Ocidente. Os bárbaros recebiam essa denominação, de origem grega, pois os gregos não entendiam a língua dos povos do norte.

Porque o Império Romano deixou de existir?

Porque junto de uma crise houve a divisão entre Império do oriente e do ocidente. A parte ocidental sofreu várias invasões dos povos bárbaros, que determinou o fim do Império no ocidente. O Império do oriente durou mais uns 1000 anos mas também enfraqueceu e perdeu sua soberania e foi conquistada pelos turcos otomanos.

Que fatores contribuíram para as invasões Germanicas?

A desordem política e a disseminação do cristianismo foram dois fatores que, somados às Invasões Bárbaras, foram responsáveis pela crise do Império Romano. Esse processo de ocupação foi realizado pelos bárbaros, povos que eram assim chamados pelos romanos por viverem fora dos territórios do Império e não falarem latim.

Qual a consequência das invasões germânicas para o Oriente?

As invasões acelerou mais o declínio do Império Romano as vezes que essas invasões eram feitas com muita violência com o objetivo de expulsar os romanos para tomarem sua terras entre esses povos a maioria eram germânicos e hunos (de origem mongol), por fim os povos bárbaros ingressaram no exército romano que contribuiu ...

Qual a origem das invasões germânicas?

  • As invasões germânicas durante os séculos IV e V precipitaram o processo de desagregação do Império Romano. Nos territórios ocupados pelos povos germânicos, novos reinos surgiram a partir da fusão da cultura germânica com elementos da cultura latina (romana).

Qual foi a consequência direta das invasões germânicas?

  • A ruralização da Europa Ocidental foi uma consequência direta das invasões germânicas. Os ataques germânicos aos centros de produção da Gália e Península Ibérica e o fim das rotas comerciais afetaram o abastecimento dos grandes centros urbanos do Império Romano. Além disso, as cidades tornaram-se alvos dos saques dos povos germânicos.

Como avaliar as invasões germânicas do Império Romano?

  • Com estes exercícios sobre as invasões germânicas, você pode avaliar seus conhecimentos sobre um dos principais fatores que causaram a queda do Império Romano.

Qual a origem da Germânia?

  • Essa designação vem do nome dado para a região que habitavam: a Germânia. Desde o século II d.C., durante o reinado de Marco Aurélio, os romanos constantemente lutavam contra os germânicos nas fronteiras do Império.

Quais foram as consequências das invasões germânicas?

A ruralização da Europa Ocidental foi uma consequência direta das invasões germânicas. Os ataques germânicos aos centros de produção da Gália e Península Ibérica e o fim das rotas comerciais afetaram o abastecimento dos grandes centros urbanos do Império Romano.

O que resultou do processo de invasão germânica?

Resposta: A consequência direta que resultou do processo de invasão germânica foi a desagregação do Império Romano do Oriente a partir da conquista de Constantinopla em 476 d.C.

Como são explicadas as invasões germânicas?

As invasões germânicas, em geral, são explicadas pelo resfriamento climático e pelo aumento populacional, o que criou uma necessidade por melhores terras para garantir a sobrevivência. Por essa razão, partes do Império Romano (Gália e Península Ibérica) já haviam sido invadidas desde o século III.

O que levou os povos germânicos a invadirem o Império Romano?

Um dos motivos era a pressão que essas tribos vinham recebendo do oriente, com os avanços dos hunos para o Ocidente. Saqueando e devastando as tribos que encontravam pelo caminho, os hunos fizeram com que os germanos adentrassem as fronteiras romanas, agindo também com violência contra os civilizados.