Caracteriza o feudalismo e o capitalismo

No sistema feudal não existia comércio, as relações eram à base de trocas de produtos, e toda produção era destinada ao sustento local.

As relações de trabalho se realizavam entre o senhor feudal, dono da terra que fazia parte da burguesia, e do outro lado o servo ou camponês, que era subordinado ao senhor feudal.

O servo trabalhava na terra do senhor e pagava um “aluguel” pelo seu uso, além de trabalhar três dias por semana de graça para ele.

O servo devia gratidão ao senhor pelo trabalho e proteção, a essa relação de dependência e gratidão dá-se o nome de vassalagem. Nesse período não existia trabalho assalariado, o que resultava numa dependência social entre senhor e servo.

No capitalismo as relações de produção e trabalho possuem características opostas ao feudalismo.  O sistema capitalista deixa explícita a função do dono dos meios de produção e do trabalhador que vende sua força de trabalho, outra característica fundamental do capitalismo é a incessante busca pelo aumento da produção, a busca de novos mercados consumidores e a busca de lucros.

Fases do capitalismo

Pré-capitalismo: ocorreu nos séculos XII ao XV, a produção era distribuída através das relações de troca de produtos, o trabalho assalariado não havia estabilizado, o produto era fruto do trabalho e não da venda da força de trabalho. Os artesãos eram donos dos ofícios (técnicas de trabalho), das ferramentas e da matéria-prima.

Capitalismo comercial: ocorreu entre os séculos XVI e XVIII, o artesão possuía autonomia, mas nesse período surgiu uma nova prática comercial. A maior parte do lucro ficava nas mãos dos comerciantes e atravessadores e não nas mãos de quem realmente produzia, essa é conhecida como a fase primitiva da acumulação de capital, e também pode ser considerada como uma fase de “especulação”.

Capitalismo industrial: é caracterizado pela aplicação de capital no setor industrial. O trabalho assalariado se fixa, e então fica nítido a separação de classes, à primeira classe pertencem os donos dos meios de produção e à segunda o trabalhador, que tem apenas sua força de trabalho.

O capitalismo industrial iniciou em meados do século XVIII na Inglaterra, se espalhou no século XIX por toda Europa, Estados Unidos e Japão e finalizou sua fase de expansão no século XX, alcançando as outras nações.

Capitalismo financeiro: é chamado também de capitalismo monopolista, nesta fase o capitalismo ficou marcado pelo poder do capital, das instituições financeiras. Os grupos e gigantescas multinacionais detinham os rumos do mercado, concentrando nas mãos um grande poder de decisão até mesmo no campo político.

Caracteriza o feudalismo e o capitalismo

Caracteriza o feudalismo e o capitalismo

Como referenciar: "A Transição do Feudalismo para o Capitalismo" em Só História. Virtuous Tecnologia da Informação, 2009-2022. Consultado em 05/10/2022 às 12:21. Disponível na Internet em http://www.sohistoria.com.br/ef2/feudalismocapitalismo/

O feudalismo foi uma forma de organização política, econômica, social e cultural que surgiu na Europa no século V, após a queda do Império Romano, e que tinha como base a posse de terras.

Nesse tipo de organização, os senhores feudais (proprietários das terras) tinham nos trabalhadores rurais os seus servos.

Confira abaixo as principais características do feudalismo.

1. A sociedade feudal era dividida em três classes sociais

Caracteriza o feudalismo e o capitalismo

Hierarquia das classes sociais do feudalismo

A sociedade feudal contemplava três camadas sociais: nobreza, clero e servos.

O clero era responsável por prezar pela espiritualidade da comunidade feudal.

A nobreza era composta pelo rei e pelos nobres.

Os nobres, também chamados de senhores feudais, faziam constantes negociações com o rei em troca de terras e eram responsáveis por gerir os poderes político, econômico e jurídico.

Se por um lado a maior parte da população era iletrada, os filhos dos nobres eram os únicos que tinham direito à alfabetização.

Os servos, por sua vez, constituíam a maior parte da comunidade camponesa e geralmente eram trabalhadores rurais.

Saiba mais sobre os significados de clero e nobreza .

2. Não existia mobilidade entre as classes sociais

As camadas sociais existentes no feudalismo eram consideradas estanque.

Por este motivo, quem nascia em determinada classe social muito provavelmente iria permanecer nela até o fim da vida.

3. As classes sociais mais baixas eram subordinadas às classes mais altas

Os servos, classe social mais baixa do feudalismo, geralmente recebiam dos senhores feudais terras para o cultivo.

A cedência era feita com o único intuito de que as terras fossem cultivadas e que, com isso, fosse criada uma relação de servidão dos servos para com os nobres.

Isso fazia com que os servos desenvolvessem uma ligação de fidelidade, obediência e subordinação.

Essas terras eram de propriedade dos senhores feudais e em nenhum momento passavam a ser dos servos.

4. Existiam relações de suserania entre os nobres

Quando a cedência de bens era feita de um nobre para outro, o autor da doação era chamado de suserano.

Essa doação de bens não indica necessariamente a doação de terras. Muitas vezes era concedido o uso de certos equipamentos agrícolas, a isenção do pagamento de determinados impostos, etc.

Ao nobre que era beneficiado pela doação, era atribuída a designação de vassalo.

Como forma de retribuição, cabia ao vassalo fazer um juramento de fidelidade ao suserano, se comprometendo, por exemplo, a lutar em seu exército no caso de ser convocado e de ajudá-lo financeiramente se necessário.

Saiba mais sobre o significado de vassalo.

5. A economia feudal era baseada na produção agrícola autossuficiente

Caracteriza o feudalismo e o capitalismo

Agricultura no período do feudalismo

Durante o feudalismo, a atividade de comercialização de produtos não era uma prática comum.

A economia do feudo, principal unidade econômica, tinha como base uma agricultura de subsistência, ou seja, os agricultores produziam para garantir o seu próprio sustento.

Essa produção era autossuficiente e por esse motivo não era preciso recorrer a outros produtores; a quantidade do que era produzido pelos agricultores bastava para eles. Toda e qualquer produção excedente era tomada pelos senhores feudais.

Como não existia a troca monetária, os feudos trocavam entre si os produtos dos quais precisavam, mas que não produziam.

Veja o significado de feudo.

6. Os poderes jurídico, político e econômico eram monopolizados pelo senhor feudal

Apesar de o rei ser a autoridade máxima, os senhores feudais (também chamados de nobres), recebiam muitos privilégios por parte da monarquia. Esses privilégios eram compensados com ajuda militar dos nobres para com o rei.

Assim, eles passavam a ter poder de decisão sobre assuntos de domínio jurídico, político e econômico.

Os nobres tinham, por exemplo, autonomia para criar leis, gerir a justiça, formar exércitos particulares e declarar guerras.

7. A igreja católica tinha uma forte influência durante o feudalismo

A igreja católica era a instituição feudal mais poderosa.

Ela exercia grande influência no cenário econômico do feudo devido ao fato de ser proprietária de muitas terras.

Essa influência acabava por ter reflexo na forma de pensar das pessoas, que consideravam que os sacerdotes estabeleciam uma ligação entre Deus e os homens.

8. A aquisição de terras poderia derivar de guerras

Quando a aquisição de terras não acontecia por cedência do rei ou dos senhores feudais e nem por hereditariedade, era comum que ocorressem através de guerras.

Algumas vezes o motivo dessas guerras era o fato de pessoas que já eram proprietárias de terras quererem expandir seus territórios.

Outra hipótese era devido ao fim dos laços de servidão dos servos para com os senhores feudais.

O destino da terra, inicialmente concedida ao servo pelo senhor feudal, muitas vezes era decidido através de uma guerra.

9. Os servos pagavam impostos e tributos

A relação dos nobres relativamente aos servos era baseada na exploração.

Os servos trabalhavam nas terras cedidas pela nobreza e por conta disso, eram obrigados a pagar impostos.

Alguns dos principais impostos pagos eram:

  • Capitação: imposto pago por cada membro da família;
  • Dízimo: 10% da produção era pago à igreja;
  • Talha: parte da produção deveria ser entregue ao senhor feudal;
  • Banalidade: pagamento que permitia a utilização de bens do feudo (moinhos, fornos, estradas, etc.).

Curiosidades sobre o feudalismo

  • O feudalismo começou na parte oeste e na parte central da Europa, e se espalhou para as outras partes do continente;
  • Os reis acreditavam que recebiam de Deus o poder enquanto monarcas;
  • Os senhores feudais moravam em castelos fortificados situados em meio às suas terras;
  • Os nobres costumavam resolver suas questões pessoais através de duelos;
  • As mulheres não tinham qualquer direito na sociedade feudal. Não podiam nem mesmo escolher com quem e quando casar;
  • O feudalismo predominou na Europa durante toda a Idade Média. Nesse período, os hábitos de higiene eram tão precários que doenças como a peste negra se alastraram rapidamente, quase dizimando o continente europeu.

Saiba mais sobre o feudalismo.

Quais são as características do feudalismo e do capitalismo?

Feudalismo: Economia baseada, principalmente, em trocas de mercadorias. Pouco uso de moedas. Capitalismo: Economia baseada na compra e venda de produtos com ampla utilização de moedas. Feudalismo: Poder econômico concentrado nas mãos dos senhores feudais.

Quais são as características do feudalismo?

Características do feudalismo: política descentralizada, economia rural e sociedade estamental. Concessão de terras acontecia dentro da relação de fidelidade entre os homens, na qual o suserano concedia uma porção de terras para um vassalo.

Quais são as principais características do capitalismo?

São características clássicas do capitalismo: Propriedade privada: consiste no sistema produtivo vinculado à propriedade individual. Lucro: é o principal objetivo capitalista, proveniente do resultado da acumulação de capital.

Como era caracterizada a economia do feudalismo?

A economia feudal, inserida contexto do feudalismo, era uma economia agrária e de subsistência baseada na posse de terras (feudos). Lembre-se que o feudalismo foi uma organização econômica, política, social e cultural. Perdurou na Europa Ocidental entre os séculos V ao XV, durante o período denominado de Idade Média.