Com base nos dados e na imagem produza um breve parágrafo sobre a afirmação

Questão 1

Leia o parágrafo a seguir e responda:

“Política e politicalha não se confundem, não se parecem, não se relacionam uma com a outra. Antes se negam, se excluem, se repulsam mutualmente. A política é a arte de gerir o Estado, segundo princípios definidos, regras morais, leis escritas, ou tradições respeitáveis. A politicalha é a indústria de explorar o benefício de interesses pessoais. Constitui a política uma função, ou o conjunto das funções do organismo nacional: é o exercício normal das forças de uma nação consciente e senhora de si mesma. A politicalha, pelo contrário, é o envenenamento crônico dos povos negligentes e viciosos pela contaminação de parasitas inexoráveis. A política é a higiene dos países moralmente sadios. A politicalha, a malária dos povos de moralidade estragada.” - Rui Barbosa.

O tópico frasal deste parágrafo é:

a) (  ) A política é a higiene dos países moralmente sadios.

b) (  ) Constitui a política uma função.

c) (  ) Política e politicalha não se confundem.

d) (  ) A politicalha, pelo contrário, é o envenenamento crônico dos povos negligentes e viciosos pela conaminação de parasitas inexoráveis.

e) (  ) Antes se negam, se excluem, se repulsam mutualmente.

Questão 2

Qual é a ideia que o tópico frasal transmite?

a) (  ) uma definição de política e politicalha.

b) (  ) uma declaração quanto à diferença entre política e politicalha e, por isso, não se confundem.

c) (  ) uma retomada do processo histórico que levou à prática da politicalha no contexto político.

d) (  ) uma enumeração dos malefícios da politicalha.

Questão 3

(IFCE – 2014 - Administrador) O texto apresenta como ideia central:

COMO PROCESSAR QUEM NÃO NOS REPRESENTA?

Não somos vândalos. E deveríamos ganhar flores. Cidadãos que respeitam as regras são diariamente maltratados por serviços públicos ineficientes. Como processar o prefeito e o governador se nossos impostos não se traduzem no respeito ao cidadão? Como processar um Congresso que se comporta de maneira vil, ao manter como deputado, em voto secreto, o presidiário Natan Donadon, condenado a 13 anos por roubo de dinheiro público?

Se posso ser multada (e devo ser) caso jogue no chão um papel de bala, por que não posso multar o prefeito quando a cidade não funciona? E por que não posso multar o governador, se o serviço público me provoca sentimentos de fúria e impotência? Como punir o vandalismo moral do Estado? Ah, pelo voto. Não, não é suficiente. Deveríamos dispor de instrumentos legais para processar quem abusa do poder contra os eleitores – e esse abuso transcende partidos e ideologias. […] (Texto retiradodo artigo de Ruth Aquino. Revista Época, 02/09/2103.)

a) (  ) Inúmeros questionamentos e dúvidas que demonstram a falta de informação da autora sobre o modo de punir o serviço público de má qualidade.

b) (  ) Questionamentos retóricos que refletem a indignação da autora diante dos desmandos de políticos e de instituições públicas contra os cidadãos que não têm como punir os que deviam representá-los.

c) (  ) A ideia de que o cidadão que não é vândalo tem que ser bem tratado pelos políticos e pelos servidores públicos.

d) (  ) A discussão de que é pelo voto que podemos punir os políticos e seus partidos pelo desrespeito imposto aos cidadãos.

e) (  ) A ideia de que abusos contra os cidadãos que não são eleitores ocorrem todos os dias e devem ser punidos.

Questão 4

Sobre a organização de parágrafo em um texto, é INCORRETO:

a) (  ) Cada parágrafo deve apresentar uma ideia central, sendo que a ideia principal do texto é colocada no parágrafo introdutório.

b) (  ) Os parágrafos devem ter obrigatoriamente até cinco linhas.

c) (  ) Os parágrafos podem possuir uma introdução, desenvolvimento e conclusão. Se possuírem, são chamados de parágrafo-padrão.

d) (  ) A mudança de parágrafo deve ocorrer quando não há mais desenvolvimento da ideia-núcleo, ou seja, quando houver um novo aspecto do texto a ser desenvolvido.

Respostas

Resposta Questão 1

Letra C, pois resume a ideia que será desenvolvida ao longo do parágrafo.

Resposta Questão 2

Letra B, pois o autor já declara afirmativamente que política e politicalha não podem ser confundidas e, por isso, são diferentes.

Resposta Questão 3

Letra B

Resposta Questão 4

Letra B – não há um limite de linhas obrigatório.

Assista às nossas videoaulas


O artigo de hoje vai falar da importância do saneamento básico para diversas áreas da sociedade.

Para desvendar essas áreas nós falaremos sobre:

  • A importância do saneamento básico para a sociedade
  • Importância do saneamento básico na saúde pública
    • Doenças geradas pela falta de saneamento
  • Saneamento básico e o desenvolvimento socioeconômico
    • Absenteísmo nos postos de trabalho
    • Inibição de desempenho dos trabalhadores
    • Atividades econômicas prejudicadas

Para início de tudo devemos dizer que o assunto de saneamento básico é carente de evolução em investimentos e políticas aplicadas. A prova disso são os índices esperados de mudança que não alcançam níveis satisfatórios.

Na distribuição de água, por exemplo, mais de 35 milhões de pessoas vivem sem água tratada no Brasil. No esgotamento sanitário, mais de 100 milhões não têm nem mesmo coleta dos dejetos. Onde se coleta, mais da metade não é tratado.

Com base nos dados e na imagem produza um breve parágrafo sobre a afirmação
Os números caminham a passos lentos contrariando os compromissos que o Brasil estabeleceu com a universalização, tanto no PLANSAB em 2013 quanto com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU em 2015.

E você pode estar se perguntando: Onde de fato o saneamento influencia? Por que ele é importante?

A importância do saneamento básico começa por sua influência na saúde, qualidade de vida e no desenvolvimento da sociedade como um todo.

O contato com esgoto e o consumo de água sem tratamento estão ligadas à altas taxas de mortalidade infantil. A principal causa são doenças como parasitoses, diarreias, febre tifoide e leptospirose.

As cidades mais desenvolvidas do Brasil e do mundo dão prioridade ao saneamento. Infelizmente isso não é realidade para as localidades mais carentes. Normalmente essa mesma massa populacional também sofre com falta de moradia e renda adequadas.

Com base nos dados e na imagem produza um breve parágrafo sobre a afirmação

A importância do saneamento também se dá pela vertente econômica de um país. Conforme veremos mais adiante, os fatores como salário mínimo ou produtividade de uma região estão diretamente ligados ao saneamento básico.

Não podemos deixar de falar também que a importância de um saneamento básico consciente é preservar o meio ambiente. Desde a extração das águas até a forma que o esgoto é descartado, há um compromisso com as gerações futuras e com a natureza.

Importância do saneamento básico na saúde pública

Em novembro de 2010, o Instituto Trata Brasil divulgou uma pesquisa realizada com a Fundação Getúlio Vargas. Foi analisada a situação de 81 municípios com mais de 300 mil habitantes e  coletados dados do período de 2003 à 2008.

O objetivo da pesquisa era verificar as possíveis relações entre o esgotamento sanitário inadequado e diarreias. Também foram levados em consideração os gastos do Sistema Único de Saúde (SUS) com tratamento de doenças de origem sanitária.

A conclusão do estudo foi uma clara relação: Municípios que têm esgotamento inadequado têm também as maiores taxas de hospitalização por diarreia.

Há ainda estudos indicando  que os custos com o tratamento desta doença são maiores justamente em regiões mais pobres, com uma situação crítica de coleta de esgoto, a exemplo do Norte e Nordeste do país e o entorno do Rio de Janeiro.

Os números revelam ainda que as mais afetadas são as crianças, constituindo mais de 50% das internações. Em 16 das 81 cidades, a proporção supera 70% dos casos, sempre ligados à pobreza e à inconsistência dos sistemas sanitários.

Para uma base de comparação, nas cidades com os melhores índices de saneamento as internações por diarreia são quatro vezes menores.

De acordo com a pesquisa, se apenas o índice médio de coleta de esgoto das 10 melhores cidades fosse expandido para as outras 81, as taxas e custos de internação por diarreias diminuiria em 50%.

Com base nos dados e na imagem produza um breve parágrafo sobre a afirmação

Outro dado alarmante é que 99% das mortes por falta de saneamento no mundo ocorrem em países pobres e em desenvolvimento. O número demonstra a importância do saneamento básico ser considerado nas políticas públicas desses países.

A pesquisa na íntegra pode ser encontrada neste link.

Doenças geradas pela falta de saneamento

Quando se fala da falta de serviços de saneamento podemos citar a água tratada, coleta e tratamento de esgoto, coleta de lixo e drenagem pluvial.

A precariedade desses sistemas pode, e vai, gerar um sério problema de saúde pública, tal como vimos nos dados em relação à diarreia.

O principal motivo é a exposição a vírus, bactérias e condições insalubres.

Uma das doenças é a febre tifoide, normalmente causada pelo consumo de água ou alimentos contaminados.

A contaminação normalmente ocorre quando se entra em contato com esgoto exposto a céu aberto por exemplo.

A bactéria causadora da doença é chamada Salmonella entérica typhi. Esse tipo de febre causa mal-estar, dor de cabeça, dores abdominais, vômitos, diarreia com sangue e, em casos extremos, perfuração do intestino e óbito.

Entre as doenças causadas pela falta de saneamento temos também a cólera, que pode ser fatal se não for tratada imediatamente.

Os principais sintomas são diarreia, desidratação e em casos mais graves, ocorrem choques hemorrágicos e convulsões . O tratamento inclui reidratação e a transmissão intravenosa de fluidos e antibióticos.

Há também a leptospirose que é transmitida por ratos urbanos. Para associar ao saneamento básico, basta relacionar as enchentes pela falta de uma drenagem urbana eficiente, pois a contaminação também é feita por contato com água contaminada.

A contaminação do organismo ocorre por pequenas feridas ou mucosas, chegando ao sistema circulatório. Os sintomas são febre, dores musculares, desidratação e nos casos mais graves, há complicações renais, meningite, hemorragias e coma.

Além disso, tem-se outras doenças relacionadas: Disenteria bacterianaParasitoides, Zika e Dengue. Sendo esses dois últimos vetores que atingem a toda a população e não apenas a mais carente como a maioria das doenças anteriores.

Saneamento básico e o desenvolvimento socioeconômico

A importância do saneamento básico também pode ser notada na perspectiva econômica da população. Segundo estudos do Instituto Trata Brasil, os prejuízos afetam crianças, jovens e adultos no desempenho escolar e na produtividade.

Com base nos dados e na imagem produza um breve parágrafo sobre a afirmação

Para compreender mais a fundo vamos citar três efeitos negativos imediatos.

Absenteísmo nos postos de trabalho

O primeiro deles é o afastamento das atividades usuais por infecções, o que acarreta custos para a sociedade.

Dados mostram que só em 2012, as ausências no trabalho por sintomas de infecção gastrointestinal representaram a perda de 849,5 mil dias de trabalho.

A perda das empresas com horas pagas não trabalhadas é de 1,11 bilhão, que poderia ser aplicado em investimentos ou novas contratações.

Inibição de desempenho dos trabalhadores

O segundo efeito é que o trabalhador mais suscetível a esse tipo de doença, tem desempenho profissional menor, o que acaba por abalar sua carreira profissional.

Não muito distante disso, o trabalhador que vive em regiões que possuem saneamento adequado produzem 13,3% mais e tem salário proporcionalmente maior, considerando as mesmas condições de empregabilidade.

Estima-se que a massa de salários do país gire em torno de R$ 1,1 trilhão. A universalização do saneamento básico elevaria os salários em 3,8%, possibilitando um crescimento da folha de pagamentos em R$ 41,5 bilhões.

Atividades econômicas prejudicadas

O terceiro fator são as atividades econômicas de determinada região, muitas destas não são desenvolvidas por falta de no mínimo coleta e tratamento de esgoto. Portanto, há uma redução do potencial de geração de renda e emprego.

Uma das atividades que não se desenvolve plenamente é o turismo. Haja vista que a contaminação do meio ambiente e a falta de saneamento básico inibe ou anula o crescimento do setor nessas regiões.

Nesse caso, a universalização permitiria a criação de 120 mil novos postos de trabalho nas áreas afins. Isso geraria uma massa salarial de R$ 935 milhões reais ao ano e um crescimento do PIB em R$ 1,935 bilhões de reais.

Só o Nordeste contemplaria 37% desse montante, com destaque para Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Norte e o Ceará. Vale dizer que o Governo também ganharia com arrecadação de impostos municipais.

Por fim, vimos o quanto a sociedade perde não dando a devida importância ao saneamento básico. Seja com a saúde prejudicada com milhares de enfermos por doenças sanitárias ou a economia que poderia render bem mais.

Conhece alguma outra área direta ou indiretamente relacionada? Conta para nós!

Em caso de dúvidas ou sugestões fale com um de nossos especialistas. Nós temos a solução perfeita para você!