Como a cordilheira do Himalaia foi formada considerando a tectônica de placas?

Montanhas são formas de relevo que se caracterizam por suas elevadas altitudes quando comparadas a outros tipos de superfícies, sendo então consideradas os pontos mais altos do planeta. Possuem encostas íngremes, paisagem acidentada e normalmente apresentam vales profundos, localizando-se geralmente em áreas de intensa atividade tectônica e vulcânica.

Para a Geologia (ciência que estuda a crosta terrestre), montanhas são formações de relevo recentes. Quando agrupadas, extensas e altas, as montanhas formam as chamadas cordilheiras ou cadeia de montanhas1. Se alinhadas, formam as serras2.

Como a cordilheira do Himalaia foi formada considerando a tectônica de placas?

Conjunto de montanhas que forma a Cordilheira do Himalaia, localizada no continente asiático

Como se formam as montanhas

A Geologia considera que as montanhas são formações recentes, portanto, não sofreram tanto desgaste por meio de agentes exógenos de modificação do relevo, como a ação dos ventos e das chuvas.

Comumente as montanhas são formadas pela ação das placas tectônicas, que se chocam e geram na superfície dobras ou soerguimentos.

As montanhas são classificadas por diversos autores de acordo com vários critérios, como origem, idade, altitude. A classificação mais comum está relacionada à origem. Segundo esse critério, as montanhas podem ser:

1. Montanhas de falhas: são originadas a partir de um falhamento na crosta terrestre. Quando dois blocos colidem, provocam rupturas nas rochas, originando as falhas, e um dos blocos acaba ficando soerguido em relação ao outro. (Exemplo: Pico Olancha, localizado nos Estados Unidos).

2. Montanhas de dobramentos: são originadas a partir da ação de agentes internos de relevo, principalmente o movimento das placas tectônicas. O choque ou atrito entre dois blocos tectônicos gera o aparecimento de montanhas por causa do levantamento das áreas. Esse tipo de montanha é uma formação recente, com elevadas altitudes e datada na Era Cenozoica. Apresenta pouco desgaste erosivo. Exemplo: Cordilheira dos Andes

Como a cordilheira do Himalaia foi formada considerando a tectônica de placas?

A Cordilheira dos Andes é um exemplo de montanha de dobramento

3. Montanhas vulcânicas: são originadas a partir de vulcões (erupções vulcânicas), em atividade ou não. Por esse motivo, apresentam grande quantidade de rochas magmáticas extrusivas. Possuem altitudes médias.

Como a cordilheira do Himalaia foi formada considerando a tectônica de placas?

Processo de formação de montanha vulcânica

4. Montanhas de erosão: são originadas pelo desgaste das rochas que constituem o relevo da área em questão. É um processo bastante prolongado: leva milhares de anos para acontecer. Essas montanhas são formadas geralmente por rochas sedimentares e são relativamente mais baixas.

Veja também: Como surgem as falhas e dobramentos

Há ou não montanhas no Brasil?

Alguns estudiosos consideram que no Brasil não há montanhas porque esse tipo de forma de relevo é originado por dobramentos modernos, que não existem no território brasileiro. Porém, de acordo com o Conselho Nacional de Meio Ambiente, a legislação brasileira considera que há sim esse tipo de formação no Brasil. Segundo Jurandyr Ross3, grande geógrafo brasileiro, as cadeias de montanhas antigas existentes no Brasil estão bastante desgastadas por causa de processos erosivos, mas ainda assim apresentam aspectos serranos em suas extensões.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

No Brasil, especificamente nos estados da Bahia, Minas Gerais e Espírito Santo, localiza-se a Serra do Espinhaço, considerada uma das maiores montanhas do mundo.

Como a cordilheira do Himalaia foi formada considerando a tectônica de placas?

Serra do Espinhaço: uma das maiores montanhas do mundo localiza-se no Brasil.

Curiosidades sobre as principais montanhas do mundo

No Nepal, localizam-se as principais montanhas do mundo, entre elas o Everest, considerado a maior montanha do planeta. Porém, há controvérsias a respeito dessa afirmação, visto que depende do critério adotado para as medições. Se a altitude (a distância entre um ponto e o nível do mar) for o critério escolhido, realmente o Everest é a montanha mais alta do mundo, estando a aproximadamente 8.848 metros acima do nível do mar. Mas se o critério escolhido for altura (a medida entre a base e o topo), o Monte Everest perde seu posto para a montanha Mauna Kea, originária de um vulcão localizado no Havaí. A sua altura alcança um pouco mais de 10.000 metros, maior parte deles submersa no oceano.

Como a cordilheira do Himalaia foi formada considerando a tectônica de placas?

Montanha Mauna Kea, originária de um vulcão localizado no Havaí

Outros exemplos de montanhas:

​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​→ Monte Aconcágua, localizado na América do Sul

→ Monte Kilimanjaro, localizado na África

→ Cadeia montanhosa de Sierra Madre, localizada no México

→ Alpes, localizados na Europa Central

Montanhas são apenas paisagens bonitas?

Que as montanhas são exuberantes é inegável! Suas paisagens são de tirar o fôlego, despertam nos desbravadores a vontade de explorar e constituem obstáculos para os colonizadores. Mas é fato que essa forma de relevo não é só fonte de paisagens belas. As montanhas fornecem água (cerca de 50% da água doce superficial do mundo é proveniente das montanhas), energia, diversidade biológica e cultural, além de minérios. São também local de moradia de diversas populações.​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​
___________________________________
1 ANTUNES, Celso.1988. Geografia e Participação: introdução aos estudos geográficos. Vol. 1. São Paulo: Editora Scipione.
2 LUCCI, Elian Alabi. 1996. O sistema terra. 2º grau. 8ª ed. São Paulo: Editora Saraiva.
3 ROSS, Jurandyr Luciano Sanches. 1996. Os Fundamentos da Geografia da Natureza. In: ROSS, Jurandyr Luciano Sanches (org). Geografia do Brasil. São Paulo: Edusp. p.13-65.

Como as cordilheiras do Himalaia foram formadas considerando a tectônica de placas?

A cordilheira surgiu da colisão do continente indo-australiano (a Austrália já fez parte da mesma massa continental indiana) com as placas tectônicas asiáticas, após a Índia se projetar para o norte e atingir a Ásia. Desta forma o continente indo-australiano foi pressionado para baixo do continente asiático.

Como foi a formação da Cordilheira do Himalaia?

A origem de uma cadeia de montanhas A história do Himalaia se inicia cerca de 200 milhões de anos atrás, quando o supercontinente da Pangeia se fragmentou. Em algum momento, a placa indiana se desprendeu e viajou em direção à massa de terra que hoje conhecemos como Ásia, ao norte.

Como a teoria das placas tectônicas explica a formação da Cordilheira do Andes?

A origem da Cordilheira dos Andes se deu através do movimento de placas tectônicas, esse tipo de evento acontece desde o Período Mesozoico. Ela se formou por meio do movimento de sugação que a placa de Nazca realizou sob a placa Sul-americana.

Quais são as placas tectônicas responsáveis pela formação do Himalaia?

De acordo com a moderna teoria das placas tectônicas, sua formação é resultado de uma colisão continental, ou então do processo de orogenia (isto é, processo de formação de montanhas) entre os limites convergentes entre as placas Indo-australiana e da Eurásia.