Como aprender a dirigir carros passo a passo para iniciantes

Quer saber como aprender a dirigir? Confira as melhores dicas para começar a fazer isso em pouco tempo.

Com a chegada da idade adulta, uma das primeiras conquistas que desejamos obter é aprender a dirigir.

Essa expectativa em estar ao volante tem várias justificativas como liberdade para sair sem os pais, facilidade como meio de locomoção, status e mais o que você pode imaginar.

Existem várias formas de se aprender a dirigir, entre elas, as mais comuns são: 

1. Aprender com um amigo que já sabe dirigir, 

2. Ser ensinado pelos pais, 

3. Se matricular em uma auto escola. 

Seja como for, o processo até se tornar um motorista envolve aprender o básico no início (manusear o volante, como parar e ligar o carro e assim por diante).

Recomendamos aos iniciantes, que em algum momento desse aprendizado, frequentem a autoescola e obtenham por meio das provas do Detran a CNH (Carteira Nacional de Habilitação). 

Essa etapa é imprescindível para não ter problemas na vida do motorista.

Mas, para aqueles que estão pensando em iniciar o processo e têm muita curiosidade, elaboramos este artigo que vai falar sobre como aprender a dirigir.

Como aprender a dirigir carros passo a passo para iniciantes

A primeira coisa a se fazer, como citamos anteriormente, é se matricular em uma auto escola. Depois disso, o seu foco deve ser em aprender sobre os carros na seguinte ordem:

1) Painel e luzes;

2) Cinto de segurança e posicionamentos de retrovisores e banco;

3) Como ligar um carro;

4) Como fazer o carro andar;

5) Como trocar de marcha;

6) Setas e sinalizações de trânsito;

7) Como estacionar.

Após cada um desses passos você terá todas as noções básicas e saberá como aprender dirigir carros do zero e aí vai ser só praticar para aprimorar suas habilidades.

Como perder o medo de dirigir?

É importante superar o medo do volante.

Existem inúmeras maneiras de fazer isso - tanto práticas quanto psicológicas.

Existem muitos métodos práticos para superar seu medo de dirigir, como fazer uma aula de direção ou praticar com um simulador antes de pegar a estrada. Se esses métodos não funcionarem para você, também existem métodos psicológicos que podem ajudar, como terapia cognitivo-comportamental ou hipnose.

Seja como for, recomendamos que encontre um meio e enfrente o medo de dirigir.

Como aprender a dirigir carro manual

Aprender adirigir um carropode ser difícil para os iniciantes. No entanto, com as ferramentas e técnicas certas, saber como aprender a dirigir carro manual pode ser feito de maneira simples.

A primeira etapa deve ser fazer a sua matrícula na autoescola (mesmo que você tenha noções de direção, essa é uma etapa exigida por lei e torna o trânsito mais seguro para você, futuro motorista e os demais).

Na autoescola a primeira coisa para a qual você deve se atentar é sobre a organização dos pedais do carro.

Existem três pedais ( a partir da esquerda): embreagem, freio e acelerador. Depois de conhecer os pedais é hora do freio de mão e o câmbio (aquelas alavancas que ficam entre os bancos do motorista e do passageiro). Por fim, cintos de segurança, luzes do painel e ignição da chave.

Vencida essa etapa mais teórica é hora de entender como funciona um carro manual. Neste ponto você vai aprender a ligar o carro em “ponto morto” e com o freio de mão puxado. 

Antes de ligar o carro, é importante ajustar todos os retrovisores, o banco (em uma posição que seu joelho fique levemente dobrado) e colocar o cinto de segurança.

Para a primeira marcha, com o carro ligado mas ainda em “ponto morto” você deve pisar na embreagem e colocar o câmbio na posição de primeira marcha (não solte o pedal!). Ainda, pressionando a embreagem, você deve colocar o seu pé esquerdo sobre o pedal do freio e liberar o freio de mão (com isso a luz do freio de mão no painel vai apagar).

Aos poucos, você deve começar a liberar a embreagem até sentir o carro tremer. Chegando nesse ponto, segure o pedal da embreagem nessa posição, libere o freio com calma e observe se o carro começa a se movimentar. Caso o carro continue parado, libere a embreagem um pouco mais.

Quando o carro começar a se mover, troque o pé do freio para o pedal do acelerador e começa a dar velocidade ao carro.

Agora, com o carro em movimento, chegou a hora das trocas de marcha. 

Aqui vão algumas explicações importantes na hora de trocar de marcha.

Trocar de marcha: sempre que o motor estiver fazendo muito barulho, isso é um sinal para subir uma marcha. Para isso, você deve pressionar um pouco mais o acelerador, em seguida pisar o pé esquerdo todo na embreagem, movimentar o câmbio para a próxima marcha e ir liberando a embreagem com calma.

Essa manobra deve levar poucos segundos e você instantaneamente vai sentir o “alívio do carro”.

Como reduzir a marcha: esse conhecimento é importante para quando você está em uma marcha mais alta mas precisa diminuir a velocidade sem ter que voltar para a primeira marcha ou parar o carro. Para fazer isso, você precisa pressionar o pedal da embreagem até o fim e posicionar o câmbio uma marcha abaixo.

Depois, libere a embreagem com cuidado e o carro irá reduzir a velocidade.

O carro apagou: Normalmente, isso acontece porque você liberou a embreagem rápido demais, ou então não engatou o câmbio corretamente ou pisou no freio de forma brusca sem segurar a embreagem.

Em qualquer um desses casos, o mais seguro é ligar o pisca alerta, puxar o freio de mão e recomeçar o passo a passo desde o momento de ligar o carro (observação: volte o câmbio para o ponto neutro).

Como arrancar em subidas: um dos grandes medos dos motoristas iniciantes é como sair na subida.

Primeiro, engate o carro em primeira marcha, mantenha os pedais de embreagem e freio pressionados, e libere o freio de mão. Lentamente, solte o pedal da embreagem até o ponto em que sentirá o carro vibrar, mantenha o pé nessa posição e libere o pé do freio com cuidado, vá acelerando de vagar e conforme o carro for ganhando movimento, libere o restante da embreagem.

Cuidado nas conversões: finalmente, não esqueça de dar seta indicando cada conversão (vez que você vai virar para um lado ou outro) ou mudança de faixa. E, pronto, você já terá dominado o básico de como dirigir.

Como aprender a dirigir carro automático

Para carros automáticos, a maior dificuldade estará na noção de espaço e na sinalização das conversões. Pois, o câmbio faz a mudança de marchas automaticamente (exceto para marcha a ré) e esses carros não têm embreagem. 

Após os passos iniciais de cinto de segurança, bancos e retrovisor.

Observe se o câmbio está na posição N (que significa neutro), se não tiver coloque. Após este passo ligue o carro, pressione o pedal do freio e abaixe o freio de mão.

Coloque o câmbio do carro na posição D e libere o freio do pé com cuidado. Assim que o carro começar a se mover, basta pisar no acelerador e ajustar a velocidade.

Nas subidas, basta deixar o carro engatado na posição D e ele não vai voltar ao contrário.

E para a marcha a ré, basta colocar o câmbio na posição R e repetir os passos anteriores para movimentar o carro.

Por que vale a pena aprender a dirigir?

Aprender a dirigir é hoje uma habilidade quase essencial.

Nos moldes de sociedade que vivemos, as pessoas precisam se locomover com eficiência nas cidades e acessar lugares que muitas vezes não têm acesso por transporte público. 

Além disso, depender apenas de carros de aplicativo pode ser arriscado (em casos de falta de bateria ou sinal de internet). E, se nada disso ainda te convenceu a dirigir, entenda que estar ao volante é um passo enorme para se ter liberdade. 

Conclusão dirigindo carros automáticos pela primeira vez

Depois de ler esse artigo, esperamos ter despertado em você um pouco mais da vontade de pegar no volante e aprender a dirigir. São muitos os benefícios e necessidades que exigem habilidades ao volante. Além disso, a vida de quem dirige é muito mais fácil e sem limitações.

Aqui vimos como aprender a dirigir carros passo a passo para iniciantes, o que fazer para perder o medo de dirigir, como aprender a dirigir carro manual, como aprender a dirigir carro automático e por que vale a pena aprender a dirigir. 

Com todas as instruções na mão, não guarde esses aprendizados. Inicie hoje mesmo a aplicação de cada um dos passos para aprender a dirigir. Esperamos que este guia o ajude a ganhar a confiança e as habilidades necessárias para começar a dirigir hoje!

Quais são os primeiros passos para aprender a dirigir?

Aprendendo a Dirigir (2022): Passo a Passo + Truque do Instrutor.
Saber interpretar o painel do veículo..
Posicionar as mãos no volante..
Usar os pedais de embreagem, freio e acelerador..
Usar as marchas corretamente..
Sair com o carro..
Fazer conversão à direita e à esquerda..
Passar em quebra-molas..
Parar em cruzamentos..

O que fazer para perder o medo de dirigir?

Como perder o medo de dirigir com 6 dicas práticas.
Pratique em ruas e horários tranquilos. ... .
Mantenha o foco — mas não pense demais. ... .
Escolha bem a carona. ... .
Aumente o percurso gradativamente. ... .
Aprenda a desenvolver pensamentos positivos. ... .
Conte com um profissional da saúde..

O que fazer para dirigir bem?

Como dirigir bem: veja as melhores dicas para ser fera no volante.
Nunca ache que sabe demais. ... .
Conheça e respeite as leis. ... .
Familiarize-se com o carro. ... .
Preste atenção na postura. ... .
Pratique em lugares menos movimentados. ... .
Faça direção defensiva. ... .
Sempre tenha um seguro. ... .
Faça um curso se for preciso..

Como ligar o carro e sair andando?

Pise no freio antes de tudo..
Pise fundo na embreagem e coloque a marcha no ponto morto..
Solte o pé da embreagem e dê a partida com a chave..
Pise na embreagem de novo para engatar a 1ª marcha..
Desça o freio de mão, confirmando no painel se ele realmente está solto..