Como chama o bebedor de vinho?

Os 3 termos do título definem que tipo de amante de vinhos é você!

É bastante comum que o apreciador de vinhos não se defina ou até se confunda com as terminologias acima!

Por isso é que pensamos em esclarecer isso para todos! Vamos aos conceitos?

Enófilo

É o que define muitos de nós: um apreciador apaixonado pelos vinhos! Pode-se dizer que o enófilo é o último elo da cadeia, que começa lá no vitivinicultor cultivando as uvas! Geralmente, o enófilo, além de ser um grande bebedor de vinhos, estuda, lê, participa de feiras, de encontros e de associações! Mas isso não é regra, de modo que as iniciativas e as atividades não são uma exigência para você ser um enófilo! Basta beber vinhos e curtir muito!

Enólogo

É o profissional responsável pela elaboração dos vinhos (por isso você geralmente o encontrará atuando dentro das vinícolas). O enólogo é a pessoa determinante para a elaboração de um vinho e a sua área de atuação vai desde as estratégias de cultivo das uvas, abrange os procedimentos que serão adotados durante todo o processo de vinificação até a forma e quando os vinhos serão colocados à venda! Diferentemente do primeiro caso, para ser um enólogo, é necessária uma formação profissional. Há cursos de enologia no Brasil e no exterior.

Sommelier

É o profissional responsável pela gestão, pelo manejo, pela promoção e pela indicação de vinhos. Ele pode atuar em restaurantes, bares, importadoras e demais estabelecimentos que comercializam a referida bebida. Aliás, é bom que se diga que, muito embora o sommelier seja mais reconhecido na área dos vinhos, ele pode ter outras especialidades: há sommeliers de chá, de café, de água, de azeite, entre outros. Mas, especificamente sobre vinhos, é bastante comum vê-lo atuar nos restaurantes, indicando alguns exemplares e sugerindo harmonizações para muitos clientes enófilos! Só que para se identificar como sommelier, é preciso mais do que conhecimento e paixão pelos vinhos: a pessoa deve buscar uma formação profissional em locais certificados, investir de forma constante no seu aprimoramento e, claro, amar o que faz!

Pronto para responder? Então, você é enólogo, enófilo ou sommelier?


Veja como esse recipiente faz toda a diferença pro seu vinho

Como chama o bebedor de vinho?

Gente, o decanter é um recipiente de vidro feito especialmente pra colocar vinhos! Ele funciona como um tipo de filtro, pra bebida poder descansar antes de servir, sabia? Legal, né? Fora que esse é um acessório muito bonito e deixa a mesa ainda mais elegante pra receber os convidados! Quer saber mais sobre o decanter? Então vem comigo!


Por que o vinho precisa descansar no decanter?

Olha, alguns vinhos, quando ficam na garrafa por muito tempo, acabam acumulando algumas sujeirinhas, que são chamadas de sedimento e podem influenciar no gosto na hora de provar.


Outra razão é que quando o vinho entra em contato com o ar fora da garrafa, os aromas e até o sabor ficam mais fáceis de serem sentidos, principalmente no caso dos vinhos mais velhos, com mais 7 anos. Gostei!


Então, se na garrafa do seu vinho vier avisando que é melhor decantar, a dica é fazer o seguinte: deixar a garrafa na posição horizontal mais ou menos 2 dias antes de abrir. Aí, umas duas horas antes de tomar, tire a rolha e despeje a bebida no decanter. Não precisa fazer nada depois disso, viu? Nem chacoalhar, nem tirar nada, é só deixar o vinho paradinho ali descansando mesmo.


Depois, passe o vinho direto do decanter pra taça e é só aproveitar a bebida!


Como é o formato dele?

O decanter costuma ter a boca mais fina e a base bem larga, e tem um motivo pra isso, tá? É porque quanto mais o vinho fica espalhado pela base, maior é o contato dele com o ar, ou seja, mais gostoso e cheiroso sua bebida vai ficar. Muito bom!

Como chama o bebedor de vinho?


A base larga ajuda o vinho a entrar em contato com o ar e ficar ainda mais saboroso


Agora que você já sabe a função do decanter, que tal escolher o melhor vinho pra harmonizar com sua refeição, hein? Aqui eu dou dicas incríveis pra você acertar em cheio!


Tá precisando de uma ajudinha pra deixar sua casa bem completa? Aqui tem serviços de instalação de vários eletrodomésticos pra ajudar no seu dia a dia!


Seu decanter tá aqui no Magazine Luiza! Vem escolher o seu!

E que tal um conjunto de taças pra tomar o seu vinho preferido, hein? Dá um play aí pra conferir!

Como se chama a pessoa que bebe vinho?

O escanção O sommelier, o enólogo e enófilo são algumas das pessoas importantes do universo dos vinhos. Agora você sabe que, apesar das diferenças, essas três figuras têm um ponto em comum: a paixão pelo vinho!

Como se chama a pessoa que toma muito vinho?

Resumindo, o enólogo é um profissional que representa a produção de vinhos, enquanto o sommelier está ligado ao consumo de bebidas. Já o enófilo, é o consumidor final e apreciador de vinhos.

Quem cheira vinho?

Enólogos, enófilos e sommeliers, claro, realizam esses rituais em contextos apropriados, sem estardalhaço.

É a diferença entre enólogo e enófilo?

Há uma máxima do escritor e entusiasta do vinhos Luiz Groff que explica a diferença: "o enólogo é aquele que diante do vinho toma decisões, e o enófilo é aquele que diante das decisões toma vinho". O sommelier Pedro Barradas evidencia que enólogo está ligado à produção e que o enófilo é aquele que aprecia a bebida.