Como é realizado o teste do cabo de rede?

A crescente integração das tecnologias Ethernet Industrial no mercado está causando um novo conjunto de desafios, uma vez que os sistemas de controle analógico de 4 a 20 mA e as redes de controle digital serial envelhecem e tornam-se cada vez mais difíceis de operar. Em 2020, os protocolos industriais tradicionais (Fieldbus) representaram apenas um terço dos nós de rede industrial vendidos, enquanto a Ethernet Industrial está se expandindo rapidamente em uma ampla variedade de ambientes industriais. Muitos ambientes de controle introduziram maneiras de gerenciar sistemas complexos e oferecer suporte a aplicativos em tempo real que são essenciais para a automação da fábrica.

À medida que ocorre a migração para Ethernet Industrial, um ponto continua a ser crítico: o tempo de atividade da rede. Sabemos que o tempo de atividade da rede é decisivo para a qualidade e lucratividade da produção, e que uma falha pode desencadear outros problemas, resultando em perda significativa de tempo e dinheiro.

Fazendo as perguntas certas e utilizando as ferramentas adequadas, é possível identificar, diagnosticar e solucionar problemas de sua rede industrial. Para um engenheiro ou técnico de controle, eletricista industrial ou integrador de sistemas, as ferramentas necessárias dependem do trabalho a ser realizado:

·         Estou instalando cabeamento Ethernet Industrial ou dispositivos durante o comissionamento de uma nova máquina ou durante a expansão da área de produção?

·         Sou responsável por programar PLCs, Inversores, etc., e realizar diagnósticos de falhas em todos os tipos de sistemas de controle instalados?

·         Meu trabalho consiste principalmente na instalação, manutenção e reparo de equipamentos?

·         Devo localizar e reparar cabos em redes Ethernet Industriais?

·         Preciso documentar meu trabalho?

Os testadores da Fluke são projetados com uma variedade de recursos orientados a tarefas para suportar o ambiente industrial hostil e agitado e para suportar os diferentes tipos de conectores usados ​​em soluções de cabeamento industrial. Dependendo das tarefas executadas pelas ferramentas de teste, os testadores podem ser classificados em três categorias hierárquicas amplas: Testador de comissionamento de cabo avançado, Testador de cabo e rede ou Testador de continuidade de cabo.

Quando precisamos de um testador de cabo e rede?

Um testador de cabo e rede é projetado para fornecer verificações de cabo confiáveis ​​juntamente com testes de rede que suportam o gerenciamento especializado de redes industriais e a operação contínua e eficiente das linhas de produção. O Testador de Cabo + Rede Ethernet Industrial LinkIQ™ torna a vida mais fácil para dois grandes grupos. O primeiro são os técnicos de manutenção e instrumentação encarregados de dar suporte a redes Ethernet Industrial em plantas de produção. Com o surgimento da Ethernet Industrial nas fábricas e redes de máquinas, esses profissionais agora precisam manter e solucionar problemas dessas redes e do seu cabeamento. O segundo grupo são os engenheiros de controle e automação que se dedicam a projetar e implementar sistemas e máquinas de automação. À medida que as redes Ethernet Industrial multiplicam-se em sistemas de automação, esses engenheiros devem ser capazes de fornecer garantia a seus clientes finais de que os sistemas operarão de acordo com as especificações.

O LinkIQ-IE verifica o desempenho do cabeamento até 10GBASE-T usando medições baseadas em frequência e suporta EtherNet / IP, PROFINET, diretrizes de design EtherCAT com o adaptador remoto equipado com interfaces para RJ45, M12X, M12D e M8D.

Além dessas funções relacionadas ao desempenho do cabo, LinkIQ-IE também oferece diagnósticos dos switches mais próximos, como taxa de dados anunciada, nome do switch, número da porta e informações de VLAN, bem como uma verificação de PoE usando negociação de hardware / software, tensão (V) e testes de potência (W) na carga. Da mesma forma, LinkIQ-IE permite documentar de forma completa as verificações que realiza, para o cabo ou switch ao qual está conectado, registrando todas as informações indicadas acima. É possível usar nomes amigáveis ​​para armazenar os resultados no Testador e recuperá-los no mesmo formato em que foram exibidos durante a verificação original. O equipamento exibe ainda o nome do switch, a porta e o número da VLAN, bem como a velocidade da conexão. Com todos os seus recursos integrados, um testador de cabo e rede, como o LinkIQ-IE, deve ser considerado uma ferramenta indispensável para solucionar problemas em uma rede Ethernet Industrial.

Para saber mais, clique aqui e conheça mais a fundo o universo de cabeamento!

Leia também:

O que não se discute na Indústria 4.0

Fluke Connect: conheça as facilidades que o software garante para a rotina de trabalho

Siga nossa página no Facebook e Linkedin

Como saber se o problema é no cabo de rede?

Abra Configurações > Rede e Internet > Status. Verifique o status da conexão Ethernet lá. Ele deve ser Você está conectado à internet abaixo da conexão de rede Ethernet. Se um cabo Ethernet não funcionar e você tiver outro próximo, experimente o outro cabo Ethernet para ver se isso funciona.

O que é um testador de cabos de rede?

O testador eletrônico de cabeamento de redes de computador e telefonia é uma ferramenta de medição que visa o bom funcionamento do cabo de acordo com as especificações técnicas em rede de computadores e redes telefônicas.