Como deve ser a atuacao de um coordenador pedagógico?

Sobre a profissão

O coordenador pedagógico é um profissional que atua com as situações educacionais e promove elos entre instituição de ensino, família e estudantes. A sua capacidade de comunicação deve ser vasta e utilizada para beneficiar as partes beneficiadas na proposta educacional. 

O profissional deve fazer gestão de ações para otimizar o tempo e a aprendizagem do estudante. Além disso, o perfil questionador e crítico também deve ser utilizado para aguçar debates sobre melhorias para a escola/instituição de ensino e ao estudante.

É recomendado que o profissional esteja atualizado com o cenário jurídico e pertencente aos aspectos educacionais. O coordenador pedagógico também deverá observar todo o contexto que está inserido e, analisar dificuldades e solicitações de alunos como possibilidades de progresso do espaço de aprendizado, são ações passíveis de realização ao coordenador.

Em geral, o coordenador pedagógico é formado em Pedagogia e possui especialização na área educacional. A especialização não é obrigatória para o ingresso na profissão, mas um diferencial aos olhos do mercado de trabalho.

Durante a graduação, o estudante terá acesso aos conteúdos sobre os fundamentos educacionais, aos conhecimentos sobre políticas públicas e gestão da educação - as metodologias e ações possíveis. Além disso, a Língua Brasileira de Sinais e os direitos dos jovens, crianças e adolescentes, principalmente na questão educação, poderá figurar na trajetória de aprendizado do coordenador pedagógico

O coordenador pedagógico atua no cotidiano das instituições de ensino, assim como nas demandas familiares e do estudante para aprimoramento ao estudante. De acordo com a Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), do Ministério do Trabalho, o coordenador pedagógico possui as seguintes atribuições: 

  • A implementação, avaliação, coordenação e planejamento do desenvolvimento de projetos pedagógicos/instrucionais nas modalidades de ensino presencial e/ou a distância; 
  • Atuar na elaboração, implementação e coordenação de projetos de recuperação de aprendizagem, aplicando metodologias e técnicas para facilitar o processo de ensino e aprendizagem. 
  • Desempenhar funções em cursos acadêmicos e/ou corporativos em todos os níveis de ensino para atender as necessidades dos alunos, acompanhando e avaliando os processos educacionais.
  • Viabilizam o trabalho coletivo, criando e organizando mecanismos de participação em programas e projetos educacionais, facilitando o processo comunicativo entre a comunidade escolar e as associações a ela vinculadas. 
  • Atuam no contexto clínico, avaliando as funções cognitivas, motoras e de interação social dos clientes e promovendo a reabilitação das funções prejudicadas dos mesmos.

Além disso, veja as demais possibilidades de atuação no setor educacional, através do Guia de Profissões da Quero Bolsa. São mais de 300 páginas para você conferir detalhes sobre o que faz, como atua, onde atua e como se tornar profissional em determinada área. Na área da educação, você poderá conferir as informações sobre:

  • Professor
  • Pedagogo
  • Psicopedagogo

O coordenador pedagógico está apto ao trabalho em qualquer instituição de ensino, pública ou privada, ou em empresas que prestem serviços educacionais para escolas e instituições. O profissional poderá redigir artigos e conteúdos para veículos de comunicação (canais de televisão e rádio) e mercado editorial (livros e revistas). 

É muito comum que coordenadores pedagógicos sejam contratados em escolas de ensino fundamental, educação infantil e educação superior. Para saber mais sobre a área de atuação e as possibilidades profissionais, confira a página do curso de Pedagogia, no site da Quero Bolsa.

Os melhores cursos de Pedagogia

Uma outra dica é conferir as avaliações dos cursos de graduação em Pedagogia no Guia da Faculdade. O Guia é realizado pela Quero Educação, em parceria com o Estadão, e promove o levantamento e as avaliações de cursos - em ranking de até 5 estrelas.

Para o curso de Pedagogia, 1460 cursos estão cadastrados no levantamento do ano de 2021 e apenas 25 receberam nota máxima (5 estrelas) na pesquisa. Confira todos os cursos estrelados no Guia 2021.

Por que ser um Coordenador pedagógico?

Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.

    Como deve ser a atuacao de um coordenador pedagógico?

    Como se tornar um Coordenador pedagógico?

    Apesar de não ser obrigatória, a formação em um curso superior de Pedagogia ou de licenciaturas em geral, e reconhecido pelo Ministério da Educação, é um passo de destaque nesta carreira profissional. A Quero Bolsa disponibiliza bolsas de estudo em graduação, pós-graduação e cursos livres em Pedagogia e demais cursos que possibilitam a inserção no mercado de trabalho para educadores. 

    Por falar em cursos de pós-graduação, a realização de especializações é recomendada ao profissional, principalmente, pela obtenção de aprendizado contínuo e atualização que é requerida ao profissional.

    Além disso, existe a possibilidade de profissional cursar a pós-graduação em Coordenação Pedagógica. De acordo com as bolsas disponibilizadas na Quero Bolsa, a especialização poderá apresentar diversos períodos de formação: até seis meses, de 7 a 12 meses e entre um e dois anos. Por outro lado, as bolsas são disponibilizadas nas modalidades presencial, semipresencial e a distância (EaD) para as pessoas interessadas nesta área. 

    A educação está ligada ao contexto social e novos cenários podem surgir e ficar em evidência para os profissionais da área. Desta forma, o coordenador pedagógico também deve estar atualizado com as mudanças e modificações sociais que impactam a contextos da educação. 

    Além disso, o profissional deve ter conhecimento aprofundado sobre as regras e diretrizes que regem os processos educacionais no país. Dois exemplos são:  a LDB, Lei de Diretrizes Básicas da Educação e a BNCC, Base Nacional Comum Curricular. O profissional deve ter domínio sobre as regulamentações de documentos que norteiam sua área de atuação. 

    De acordo com a página de salários da Quero Bolsa, o Coordenador Pedagógico apresenta salário médio de R$4.618,67, segundo os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), em 2021. Para ver mais informações sobre a média salarial de Pedagogia, confira o site da Quero Bolsa.

    Dia do Coordenador Pedagógico

    O dia do Coordenador Pedagógico é celebrado no dia 22 de agosto. A profissão é recente e se originou, com a atual nomenclatura, na transição da década de 70 para 80. Na década de 90, o Governo veiculou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB 9394/96 e o papel do Coordenador Pedagógico obteve maior estruturação das atuações e deveres perante à educação. 

    A formação em Pedagogia é a mais comum em relação aos profissionais desta área. Entretanto, há possibilidade do coordenador pedagógico ser formado em outros cursos de licenciatura e atuar na coordenação. Portanto, o profissional formado em Matemática, História, Geografia e ou Letras também possui habilidades para trabalhar na coordenação pedagógica.

    Como deve ser a atuação de um coordenador pedagógico?

    O papel do coordenador pedagógico na realidade escolar é acompanhar o processo de aprendizagem dos alunos da instituição de ensino, tanto individual quanto coletivamente. É esse profissional que tem a função de avaliar o rendimento escolar dos estudantes e buscar a causa de possíveis problemas.

    Como deve ser a atuação do coordenador pedagógico aguardo sua participação?

    A função formadora do coordenador precisa programar as ações que viabilizam a formação do grupo para qualificação continuada desses sujeitos, consequentemente conduzindo mudanças dentro da sala de aula e na dinâmica da escola, produzindo impacto bastante produtivo e atingindo as necessidades presentes.

    Quais são as três funções essenciais da coordenação pedagógica?

    Competem ao Coordenador Pedagógico três funções essenciais: mediação, planejamento, transformação que auxiliam a escola, a superar os obstáculos e aperfeiçoar o processo de ensino/aprendizagem.