Como entrar em um avião despercebido

Terminou com final feliz a história da criança de 9 anos que pegou um avião e foi sozinho de Manaus para SP sem acompanhante e sem autorização. O caso aconteceu no sábado (26). O garoto contou que tem o sonho de morar em São Paulo e que pesquisou na internet como entrar num avião sem ser descoberto.

O menino foi encontrado no aeroporto de Guarulhos. A Polícia Civil informou nesta segunda-feira (28) que investiga o caso e solicitou imagens das câmeras de Guarulhos e do Eduardo Gomes.

Leia mais: Vídeo: agentes armados são confundidos com criminosos nas ruas de Manaus

A mãe do menino, que mora no bairro União da Vitória, foi informada pela Latam que o menino estava no aeroporto de Guarulhos (SP).

“Assim que eles me contaram que ele estava lá no Aeroporto de Guarulhos avisei a delegada. Os policiais até perguntaram se eu podia ir buscá-lo, mas eu disse que não teria como fazer isso, e sim queria que a empresa Latam retornasse com o meu filho.”,

O Conselho Tutelar e a Latam entraram em acordo e a criança voltou para casa no domingo.

Notícias

Menino de nove anos voou de Manaus porque queria morar em São Paulo

Novas imagens sobre o caso do menino de 9 anos que fugiu de casa escondido em voo de Manaus a São Paulo foram divulgadas pelo Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, na capital amazonense. O vídeo do circuito interno mostra o momento exato em que o menor consegue driblar os funcionários do local.

As imagens mostram que o menino tentou entrar na sala de embarque duas vezes. Na primeira, ele teve receio de ser pego e retornou. Depois, retornou e conseguiu acessar o túnel que dá acesso ao avião para fazer uma viagem de quatro horas até o Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP).

No fim de semana, a Polícia Civil fez a reconstituição da viagem, bem como a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e Polícia Federal (PF). O resultado mostrou que houve falha da segurança. O caso segue em apuração. 

Segundo a polícia, o desejo de morar em São Paulo após um período de férias em Campinas motivou a viagem sem passagem aérea, sem documentos, sem acompanhante e sem malas. Antes do dia do embarque, o menino usou a internet para pesquisar como viajar de avião despercebido. O menor foi dado como desaparecido na manhã de sábado, 05. No final do dia, a mãe dele soube do paradeiro do filho.

“Eu me arrumei peguei o ônibus e fui para o aeroporto. Chegando no aeroporto eu pegava a companhia e ia me enturmando com os passageiros”, contou o menino ao repórter Erick Valente, da Band Amazonas

Veja também

Newsletter Notícias Assine a nossa newsletter e receba as principais informações e os fatos do Brasil e do mundo.

Como entrar em um avião despercebido
Aeroporto_de_Manaus (Foto Wikipedia)

A Polícia Civil do Amazonas está checando as imagens de segurança do Aeroporto Internacional de Manaus para entender como um menino de 9 anos conseguiu embarcar em um voo da Latam sem ser notado.

Emanuel Marques de Oliveira foi dado como desaparecido na manhã de sábado (26). A mãe foi até o quarto do filho e notou que ele não estava. Ela acionou a polícia e somente na noite de sábado foi informada que o filho estava em São Paulo.

Ele embarcou sozinho em um voo da Latam, que saiu do Aeroporto da capital amazonense. O menino passou pela segurança do aeroporto sem passagem aérea, nem documentos e nem malas.

Segundo a Delegacia Especializada em Proteção à Criança e Adolescente (DEPCA), o menino agiu sem a ajuda de adultos, e, antes de partir, realizou pesquisas na internet de como entrar em um avião despercebido. A Delegacia Especializada, no entanto, não deu detalhes sobre a pesquisa feita pelo menino.

Segundo a mãe da criança, Emanuel contou detalhes da viagem sozinho de avião sem documentação e sem bilhete de embarque.

“Ele me disse que pegou alguns ônibus aleatórios aqui de casa até chegar ao aeroporto. Depois, olhou no painel o horário dos voos e entrou em um deles. O meu filho passou por três vistorias sem que alguém notasse que ele estava sozinho, sem documentação nem bilhete de embarque”, disse a mãe.

Daniele disse que jamais imaginaria que o filho pudesse ter viajado sozinho de avião quando percebeu que ele não estava em casa.

“O que eu fico pensando é como uma criança consegue passar por um sistema de aeroporto que é tão burocrático para a gente [adultos] passar. Por isso eu quero uma resposta da companhia aérea e do aeroporto sobre como o meu filho conseguiu embarcar sozinho”, concluiu Daniele. (Com informações do G1)

Em nota, a Latam disse que acionou a Polícia Federal e o Conselho Tutelar após identificar que o menor estava sozinho no voo. Ele foi encaminhado para um abrigo para aguardar os trâmites necessários até a recondução dele para Manaus.

A companhia aérea não deu mais detalhes, e informou que ainda está apurando o ocorrido. (Com informações do G1)

Como entrar em um avião desapercebido?

Dicas para entrar e sair mais rápido do avião.
1 – Sente nos primeiros assentos da aeronave. ... .
2 – Use e abuse do cartão de benefícios da companhia aérea. ... .
3 – Check-in pela internet. ... .
4 – Otimize sua bagagem. ... .
5 – Não atrapalhe o embarque e desembarque..

Como passar despercebido em avião?

Esvazie os bolsos, procure moedas perdidas, guarde o celular numa bolsa ou mala, tire o computador da mala e se estiver de cinto ou outros acessórios já vá juntando todos. Ninguém precisa esperar chegar na esteira do raio-x para começar a fazer o que já sabe antes que tem que ser feito.

Como entrar no avião sem pagar?

Qualquer cidadão pode viajar de graça com a FAB. Basta fazer um cadastro prévio no Correio Aéreo Nacional (CAN), que possui escritórios em 16 cidade brasileiras. O interessado poderá realizar inscrição por um período de até 10 dias.

Como entrar dentro de um avião?

Entrada no avião Ao entrar no avião, basta procurar pelo seu assento, geralmente marcado por um número e uma letra, que estará impresso em seu cartão de embarque. Se estiver com bagagem de mão, guarde os pertences no compartimento acima da poltrona. O item menor, que pode ser uma bolsa, deve ser colocado à sua frente.