Como funciona pagamento no cartão de crédito para quem recebe?

Quer saber como funciona o parcelamento no cartão de crédito? Aprenda tudo sobre o assunto!

Quase metade da população brasileira adulta está pagando pelo menos uma compra parcelada, segundo um levantamento da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) em conjunto com o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil).

A pesquisa mostra que das 83 milhões de pessoas que têm uma compra feita a prazo, 69% usou o cartão de crédito como forma de pagamento.

Do outro lado do balcão, o dono do negócio, que muitas vezes fica com o pé-atrás sobre as vendas parceladas, também pode obter vantagens ao oferecer essa forma de pagamento aos seus clientes.

Confira nosso artigo para aprender dindim por dindim se vale a pena vender parcelado no cartão de crédito!

Quando o cliente escolhe pagar por um produto em parcelas, a pessoa dona do estabelecimento usará a maquininha de cartão para colocar o número de vezes que o valor total será dividido.

Depois, o consumidor irá validar a compra colocando a senha do cartão, como nas transações de débito ou crédito à vista. 

Como funciona pagamento no cartão de crédito para quem recebe?

Vou pagar mais quando o cliente quiser parcelar?

O lojista paga uma taxa em cada transação parcelada com o cartão de crédito, com valores variados de acordo com a empresa da maquininha de cartão.

O custo do parcelamento SumUp, por exemplo, pode ser estimado com a calculadora de taxas.

Posso repassar a taxa do cartão para o cliente?

A prática de repassar a taxa do cartão de crédito para o cliente é muito comum e permitida por lei. Sabendo o valor exato que a empresa de máquina de cartão cobra por cada transação parcelada, é possível somá-lo ao valor do produto.

É importante, porém, ser transparente com o cliente.

De acordo com a lei Lei 13.455, que permite que o dono do negócio cobre um valor diferente para o mesmo produto de acordo com a forma de pagamento, o empreendedor deve informar, em um local e formato visíveis para o consumidor, sobre os eventuais descontos oferecidos para quem pagar em dinheiro, por exemplo. 

Muitas vezes, a diferença do preço do produto também não será atrativa para o consumidor. Dessa forma, seja claro sobre o valor cobrado pela empresa em caso de vendas em prestações e sugira dividir a taxa com o cliente, ao invés de repassar todo o valor para o consumidor!

Ser seu próprio chefe é um desafio enorme, né? Por isso, preparamos uma newsletter exclusiva pra você. Assine agora mesmo!

Vantagens de vender parcelado

Para o lojista, vender parcelado pode trazer uma série de benefícios. Confira alguns deles.

Vender parcelado pode melhorar as vendas

O primeiro benefício para o empreendedor é o aumento das vendas, já que quanto mais formas de pagamento são oferecidas, mais clientes poderão comprar.

Vender parcelado pode aumentar o valor médio das compras

Quem aceita a compra parcelada no cartão de crédito, além de deixar o cliente satisfeito, também pode fazer com que ele leve mais de um produto ou consiga arcar com um item de maior valor caso tenha a oportunidade de pagar a prazo. Ou seja, essa forma de pagamento aumenta o valor médio das compras.

Vender parcelado pode ser mais seguro

Para o lojista, o parcelamento no cartão de crédito funciona como uma maneira mais segura em comparação ao boleto bancário ou ao cheque.

Isso porque, com as máquinas de cartão, é possível receber à vista o valor da venda parcelada. Com as maquininhas SumUp, por exemplo, o dinheiro pode cair diretamente na conta do dono do negócio em apenas um dia útil.

Como funciona pagamento no cartão de crédito para quem recebe?

Com uma máquina de cartão, você não perde vendas, consegue oferecer parcelado para seus clientes, não corre o risco de levar um calote e ainda consegue controlar com mais facilidade seu fluxo de caixa.

A SumUp tá com você

A SumUp tem a máquina de cartão de crédito e débito ideal para ajudar você a vender mais!

Você trabalha com parcelamento com cartão de crédito no seu negócio? Conte para nós a sua experiência!

Quando pago no crédito à pessoa recebe na hora?

Saiba quanto tempo leva para receber o valor das vendas No caso do pagamento à vista, o lojista geralmente recebe o dinheiro pelas compras feitas em cartão de crédito em até 30 dias. Algumas empresas oferecem a possibilidade de antecipar esse pagamento, mas nesse caso, a tarifa acaba sendo um pouco maior.

Quando a compra é parcelada O lojista recebe tudo à vista?

Assim, você recebe o valor das vendas parceladas ou feitas no crédito à vista antes do prazo padrão de 30, 60, 90 dias ou mais. Um exemplo: um cliente fez uma compra de R$ 500 na sua loja, parcelada em cinco vezes. Dessa forma, você receberia os valores mês a mês, de acordo com as parcelas.

Quando passa o cartão de crédito parcelado o dinheiro cai na hora?

Vender parcelado pode ser mais seguro Isso porque, com as máquinas de cartão, é possível receber à vista o valor da venda parcelada. Com as maquininhas SumUp, por exemplo, o dinheiro pode cair diretamente na conta do dono do negócio em apenas um dia útil.

Como pagar com cartão de crédito e receber dinheiro?

Link para conhecer a carteira O PicPay é um aplicativo muito conhecido que também funciona como uma “rede social de pagamentos”. Com ele, é possível enviar e receber dinheiro e pagar boletos e contas. Para isso, você deve possuir saldo na carteira ou então utilizar um cartão de crédito. É bem simples.