Como fazer chá de cebola para parar a tosse?

Para amenizar a tosse do filho Henzo, a assistente financeira Juliana Ishiara, 35 anos, decidiu usar uma receita que viu na internet para o problema: cortou uma cebola em quatro partes e colocou ao lado da cama do garoto.

Em entrevista à revista Crescer, Juliana conta que, em poucos minutos, a criança começou a ter uma crise de tosse forte. "Ele puxava o ar, mas não conseguia respirar. O esforço para tossir era tamanho que, em minutos, ele vomitou e começou a ficar muito cansado. Eu escutava um forte barulho quando ele tentava respirar", afirma.

Veja também

Como o quadro não passava, ela levou o filho para o hospital. Ao chegar no local, ele recebeu oxigênio, tomou injeção de adrenalina, fez inalações e foi encaminhado para a UTI.

Felipe Monti Lora, pediatra e gerente médico do Pronto-Socorro do hospital Sabará, alerta que recorrer a métodos caseiros pode ser muito perigoso. "A cebola tem alguns mitos e um deles é que ela tem efeito bactericida, o que não é verdade. Não há nenhum respaldo científico nisso", diz.

Depois de mais de cinco dias internado na UTI, Henzo teve alta e Juliana decidiu investigar o problema e seguir com tratamento.

Riscos de tratamento caseiro com cebola

O pediatra explica que, ao usar a cebola para tentar diminuir sintomas respiratórios, os efeitos podem ser inversos.

Segundo Lora, há o risco de gerar uma resposta inflamatória grave nos brônquios, fechando a passagem de ar, conhecido popularmente como bronquite. "Se ele tem uma tendência a ter asma no futuro, o excesso de resposta no pulmão, o cheiro da cebola ou outro odor podem desencadear uma bronquite e problemas respiratórios", ressalta.

Além disso, pode gerar anafilaxia --um tipo de alergia grave --impedindo a passagem de ar próximo à laringe.

O especialista ressalta que, nesses casos, o ideal é utilizar soro nasal ou fazer uma inalação com o líquido para aliviar os sintomas de tosse e desconfortos respiratórios. Se o quadro não passar, deve-se procurar um médico especializado.

A cebola é uma planta herbácea que possui vários benefícios. Não só se trata de um recurso culinário de primeira linha, como tem também possui uma composição rica em inúmeros minerais e vitaminas, que é útil ter à mão para combater a tosse.

A cebola é um produto rico em enxofre, que nos faz chorar quando se volatiliza no ar, mas que é também uma solução perfeita para se conseguir descansar melhor à noite, pois ajuda a descongestionar o nariz e a acalmar os ataques de tosse, assim como a reduzir a intensidade das secreções mucosas.

Temos a sorte de poder encontrar cebolas no mercado durante todo o ano, de diversas variedades e com várias intensidades de sabor. No momento de as escolher, independentemente de serem roxas, brancas ou castanhas, as cebolas devem apresentar um aspeto uniforme, sem rama nem rebentos e conservando a pele intacta.

Por que motivo a cebola é eficaz como remédio natural na constipação?

A cebola, por ser rica em polifenóis, permite descongestionar o nariz e é um mucolítico natural. Também é eficaz contra a tosse que se apresenta sob a a forma de ataques noturnos que impedem o descanso. Não se trata de um produto milagroso, porque existe uma evidente explicação científica ligada à sua composição.

Como utilizar a cebola para diminuir a tosse e a expetoração?

A cebola ajuda a descansar melhor à noite durante os processos catarrais. Para isso, corte uma cebola ao meio, coloque as duas metades num prato e leve para a mesinha de cabeceira, onde começarão a libertar os seus aromas. Quanto maior for a superfície de cebola exposta, mais eficaz será, pois serão libertadas mais substâncias. Quando estas substâncias entram em contacto com o ar, conseguem reduzir a frequência da tosse e fluidificar o muco. O alívio da congestão é evidente e favorece o tão necessário período de descanso. Em contrapartida, ficará com um cheiro forte no quarto, que pode tornar-se algo desagradável.

Consumir cebola crua é também uma opção muito recomendável para melhorar os sintomas do processo catarral. O corpo assimila as vitaminas presentes neste bolbo, especialmente rico em vitamina C, pelo que a recuperação pode ser ainda mais rápida.

Quem nunca ouviu dizer que a cebola tira a tosse? Mas, será, que há benefícios reais neste sentido. Descubra tudo aqui.

Já os nossos avós diziam: “a cebola tira a tosse mais do que qualquer remédio da farmácia”. E, se não podemos afirmar que isto seja inteiramente verdade, podemos constatar que é, pelo menos, uma das formas mais naturais de combater este problema. Ou seja, a cebola ajuda, sim, a aliviar este sintoma incómodo. Como?

A cebola possui uma propriedade, em grande quantidade, denominada polifenois. É, precisamente, graças aos polifenois que este alimento versátil contém que lhe são atribuídas propriedades anti-inflamatórias e calmantes nas vias respiratóriasVitamina C é outro dos seus componentes, ajudando a reforçar o sistema imunitário.

Este legume produz uma pequena quantidade de vapores, cuja inalação leva ao alívio da tosse. E o melhor de tudo é a sua versatilidade! Pode ser tomada em xarope, chá, ou simplesmente deixada no quarto de quem está com adoentado. Se está com tosse, corte uma cebola ao meio e leve para a sua mesinha de cabeceira à noite.

Nota: a cebola tira a tosse, sim, mas deve ser usada apenas em situações de tosse não vírica, sem febre e com ausência de expetoração. Em caso de dúvida, procure sempre ajuda médica.

Xarope de cebola caseiro

Como fazer chá de cebola para parar a tosse?

Cozinha:portuguesa

Tipo:complemento

Tempo de preparação:00h20

Ingredientes

  • 1 cebola vermelha
  • 1/2 cabeça de alho
  • 1 chávena de mel

Modo de preparação

  • Cortar a cebola uniformemente, deixando a base da cebola num frasco hermético.
  • Despejar o mel para o frasco até cobrir bem a cebola e continuar a alternar camadas de cebola e de mel, sem misturar.
  • Assim que chegar ao topo do frasco, fechar bem e deixar repousar durante a noite ou pelo menos 8 a 12 horas.
  • Terminado este tempo, vai encontrar líquido no frasco. É precisamente este líquido que vai servir de xarope para a tosse.
  • Use uma colher de sopa, no máximo três vezes ao dia.

Chá de cebola

Como fazer chá de cebola para parar a tosse?

Cozinha:portuguesa

Tipo:complemento

Tempo de preparação:00h20

Ingredientes

  • 1l água
  • 1 cebola pequena
  • Mel ou açúcar a gosto

Modo de preparação

  • Ferver a cebola cortada aos pedaços num tachinho com água.
  • Coar a mistura e adoçar com mel ou açúcar mascavado.
  • Beber morno, até três vezes ao dia.

A cebola tira a tosse, também, a bebés?

Sim, também é possível utilizar este legume em bebés. Uma vez que não lhes pode dar xarope ou chá, siga a dica que deixamos acima: corte uma cebola ao meio e coloque-a junto à cabeceira da cama. Vai notar diferenças incríveis!

Artigo originalmente publicado em Dezembro de 2021. Atualizado em Outubro de 2022.

Como fazer chá de cebola para parar a tosse?

Helena Peixoto

‘If you can dream it, you can do it’: é assim que gosta de pensar e viver a vida. Casada, com um filho e com um cão, vê na família e amigos os seus bens mais preciosos, mas não passa sem um bom desafio profissional. Comunicar é a ‘sua praia’, seja em canais mais institucionais ou meios mais informais. Adora um bom filme, uma viagem dentro ou fora do país, é apaixonada por animais e anda sempre ‘à caça’ das últimas promoções.

Como fazer chá de cebola para acalmar a tosse?

Modo de preparo: Primeiramente, ferva a água filtrada, desligue o fogo e adicione as cascas e os cubinhos de cebola na panela. Então, tampe e deixe a mistura descansar entre 5 e 10 minutos antes de consumir. O legume picado é opcional, mas sem ele, o chá não ficará com gosto.

Como acabar com a tosse em 2 minutos com cebola?

O xarope de cebola com mel é uma excelente opção caseira para aliviar a tosse pois possui propriedades expectorantes que ajudam a descongestionar as vias aéreas, eliminando mais rapidamente a tosse persistente e o catarro.

Porque a cebola faz parar de tossir?

A cebola crua, cortada é um descongestionante natural. Ela alivia a tosse e a expetoração. Ela “suga”, “limpa” o ambiente e absorve as bactérias, tudo que tem no ambiente, como se renovasse o ar. MAS ela só resolve se a tosse for alérgica ou causa de poluição, poeira, tempo seco e etc.

Como parar de tossir a noite com cebola?

A cebola se tornou popularmente conhecida como um "imã" de vírus e bactérias, funcionando como um descongestionante natural. Por isso, muitas mães e pais passaram a colocá-la cortada no quarto dos seus filhos resfriados durante a noite para que eles tenham um sono mais tranquilo.