Como fazer um avião de papel bumerangue ver 15 avião de papel

Quem nunca buscou como fazer avião de papel para se divertir na infância? Pais, filhos, professores e educadores, em geral, podem usar o origami como meio de integração com os pequenos e também estimulá-los a desenvolver as habilidades de coordenação motora.

Neste texto, destacamos 10 modelos diferentes de aviãozinho de papel para você usar como inspiração e fazer com as crianças. Dentre as dobraduras selecionadas, existem algumas bem simples e outras mais elaboradas, tudo depende do seu objetivo.

O origami varia bastante de acordo com o objetivo do avião, pois o formato interfere na trajetória final, a distância percorrida e até o modo de voar. Por esse motivo, o aviãozinho de papel também é usado em competições oficiais mundiais.

Os competidores buscam desenvolver formatos cada vez mais sofisticados para vencer as corridas e bater recordes, dentre eles existem três tipos de modalidades:

  • Maior distância: o objeto precisa percorrer o maior deslocamento da decolagem até o ponto de chegada;
  • Maior tempo de vôo: o origami deve ficar por mais tempo no ar;
  • Acrobacias: é avaliado o vídeo feito pelo participante que mostre as habilidades, criatividade e originalidade durante o lançamento do avião.

Como fazer avião de papel tradicional

O modelo tradicional é a forma mais simples de se ensinar. Geralmente aprendemos essa técnica na escola com professores, amigos, ou com os pais. Ou seja, essa é a base oficial para se obter um aviãozinho, os outros formatos seguintes foram inventados para aprimorar a modelagem original.

Vamos então aprender a forma clássica da dobradura que é muito simples e rápida de reproduzir:

Passo 1. Inicialmente devemos colocar a folha A4 deitada, pegar nas extremidades dos cantos direitos ou esquerdos da folha e dobrar o papel ao meio, formando um retângulo;

Passo 2. Depois disso pegue o canto da folha que está solto e dobre seguindo a linha de base do retângulo. Quando você fizer esse procedimento será formado um triângulo pequeno. Vire a folha toda ao contrário na mesa e repita o mesmo procedimento com o outro lado para criar o segundo triângulo;

Passo 3. Com base na mesma ideia que você montou o seu triângulo, faça outro bem comprido pegando na ponta e seguindo a linha do papel. Vire a folha para o lado oposto e repita o mesmo procedimento;

Passo 4. Agora você formou dois triângulos mais compridos, mas é preciso fazer ainda um terceiro triângulo por cima desse que acabou de criar. Então é só dobrar do mesmo modo de um lado, depois virar a folha ao contrário e repetir o mesmo de forma espelhada. Agora está finalizado o seu modelo tradicional.

O tutorial prático em desenho você encontra logo abaixo. Se por acaso ainda houver dúvidas, aconselhamos assistir ao vídeo que mostra cada etapa feita com a cartolina. Acompanhe e tente repetir com qualquer folha A4 que estiver perto.

Como fazer um avião de papel bumerangue ver 15 avião de papel

Como fazer avião de papel rápido e fácil

Este segundo modelo de avião tradicional é bem parecido com o anterior. A diferença é que na finalização a parte interior do avião é unida com cola e na parte de trás são feitas duas dobraduras de aproximadamente 1cm para que o papel plane por mais tempo.

Além disso, a proposta seria fazer um avião todo colorido com o desenho escolhido. O ideal é pintar antes de começar a dobradura para já montar com o fundo pronto. Isso tudo você pode conferir no vídeo com dicas preciosas e o passo a passo de como reproduzir esse origami colorido.

Saiba Mais: Lembrancinhas de EVA: 13 ideias incríveis para te inspirar

Como fazer avião de papel com folha A4 e mais dobras

Este modelo começa igual ao tradicional em que você faz os dois triângulos menores de início e depois os dois mais compridos. Só que depois disso os passos são completamente diferentes.

A ponta do seu avião é dobrada para cima alinhada bem no meio formando outro triângulo. O papel todo é virado para o lado oposto e a outra beirada é dobrada seguindo o alinhamento das retas. A outra beirada também fica igual de forma espelhada.

O restante dos passos você confere no vídeo abaixo, pois a visualização é muito importante para a execução correta. Esse origami possui bem mais etapas do que os dois primeiros. Por isso, você deve fazer com calma para ir ajustando. Tente deixar as dobraduras bem certinhas e alinhadas.

Quando terminar a montagem, repare que esse avião contém uma estrutura mais resistente ao vento e pode voar mais longe do que os demais.

Como fazer avião de papel estilizado

Para fazer esse origami, é necessário usar uma folha de papel com 15 cm por 15 cm. Esse avião de papel é feito em formato de aeronave e fica bem bonito, ainda mais se for colorido.

Esse modelo é um pouco mais complexo para crianças menores reproduzir. Mas, caso você seja um familiar ou professor habilidoso vale a pena tentar realizar tal origami, pois o resultado fica muito incrível. Depois de pronto, você pode deixar que a criança faça o desenho da aeronave, pintando por cima do aviãozinho.

Ela vai ficar admirada e feliz com seu novo brinquedo. Ou o próprio adulto também pode fazer o acabamento da pintura e fazer uma surpresa para a criança com ele todo pronto para dar um impacto maior, pois já vai estar mais bonito.

No final do vídeo abaixo, há uma sugestão de como colorir o papel e inspirar no seu processo artístico.

Como fazer um avião de papel bumerangue ver 15 avião de papel

Como fazer avião de papel planador

O planador voa mais rápido, por mais tempo e com mais estabilidade, mas isso depende também da finalização do origami. Quanto mais as dobraduras forem alinhadas umas com as outras, melhor será o desempenho final.

Outro detalhe que faz muita diferença é usar cola para juntar os espaços que ficam no meio, pois isso determina mais tempo de duração do avião em relação a performance e evita que ele tombe de imediato ou perca o equilíbrio.

A montagem do planador é mais tranquila do que a aeronave. Por exemplo, pode ser realizada junto da criança, mas o adulto pode ajudar verificando se as dobraduras feitas estão bem alinhadas e interferir nesse sentido para que consiga realizar a lançamento correto.

No vídeo abaixo, você confere o passo a passo de como realizar um planador de papel e no final são feitos arremessos para testar o voo de quatro modelos adaptados. Aquele que obteve um lançamento de melhor performance foi o finalizado com cola no interior.

Saiba Mais: Como fazer laço de fita? 5 dicas e materiais para fazer os seus

Como fazer avião de papel que voe longe

O mini jato águia é um estilo de aviãozinho de papel muito fácil de se fazer e fica bem delicado por ser menor. Para fazer esse origami, vai ser preciso que você separe uma folha A4 e corte o papel ao meio com uma tesoura sem ponta. Depois disso, você já pode começar a fazer as dobraduras apenas com a metade.

Inicialmente se dobra a folha ao meio juntando as pontas de forma que fique bem certinha. Em seguida, juntamos as duas pontas que vão formar os famosos triângulos menores, típicos de um avião de papel. A próxima etapa é fazer aqueles dois triângulos mais compridos dobrando outra vez até a ponta.

Quando finalizar, dobre toda a folha do jeito que está ao meio. Faça a medição de baixo para cima aproximadamente da largura de um dedo e marque com um lápis um ponto do lado direito e outro do lado esquerdo. Agora você já tem uma linha base para realizar a próxima dobradura, que é referente a asa.

Pegue a ponta de cima e a dobre para baixo até a altura dessa linha marcada. Vire o papel do lado oposto e faça o mesmo para formar a outra asa, juntando uma com a outra de forma espelhada. Na parte de trás da asa, faça uma dobra do lado direito e outra do lado esquerdo contendo a espessura de um lápis.

O vídeo com o tutorial mostra o passo a passo bem detalhado e também oferece a sugestão de realizar o desenho da águia no final do mini jato de papel. É uma opção muito boa para se divertir com as crianças, pois é muito simples de fazer e ainda tem a possibilidade de colorir e usar a imaginação.

Como fazer avião de papel profissional

O modelo de asa delta de papel pode ser feito de algumas formas. Você pode conferir abaixo duas versões, uma está na imagem a seguir e a outra se encontra no vídeo. A forma de se começar a fazer a dobradura é igual para ambas, mas o que costuma ser mais complicado é a finalização que precisa ser feito um encaixe.

Deve-se lembrar que quando mais dobraduras o papel tiver, mais resistente vai ficar o acabamento, pois deixa o avião bem firme. Então, para que o desempenho da asa delta seja melhor é indicado tentar imitar o tutorial do vídeo com calma. Tenha a certeza de que o resultado vai fazer valer a pena!

Como fazer um avião de papel bumerangue ver 15 avião de papel

Como fazer um avião de papel que vai e volta

Este modelo de avião estilo bumerangue lembra bastante o formato do planador por conta do resultado final, mas existem dobraduras que fazem toda a diferença em relação ao desempenho na hora do lançamento. O bumerangue do vídeo abaixo consegue manter uma trajetória circular de modo a retornar para mão da pessoa sem dificuldades.

O diferencial marcante dessa dobradura para as outras é que o biquinho do avião também passa por uma série de adaptações resultando em um formato muito inusitado. Isso mostra como o acabamento do aviãozinho de papel é tão importante para o bom funcionamento.

Confira abaixo como fazer esse biquinho diferente e todo o processo do bumerangue.

Saiba Mais: Como fazer slime? Os 9 melhores tutoriais do YouTube

Como fazer avião de papel que bate asa

O avião morcego é um tipo de avião de papel totalmente diferente dos outros, pois a sua montagem apresenta dobraduras que fogem do padrão. A base do origami lembra a letra M e o formato remete a asas de um morcego.

Uma das coisas mais interessantes do origami é o lançamento do avião, em que as dobraduras das extremidades batem assim como as asas de um pássaro. Além de ser muito bonito de se ver ele consegue percorrer longas distâncias e realizar curvaturas durante a trajetória.

No vídeo, você vai poder assistir ao lançamento do aviãozinho de papel inusitado e também entender o passo a passo para a execução.

Como fazer um avião de papel que voa 100 metros

O planador infinito de papel é um dos mais procurados na internet por sua fama de percorrer distancias enormes. Existem várias maneiras de obter esse efeito e para entender melhor como obter o resultado acompanhe o vídeo abaixo que explica direitinho.

No vídeo, você aprende como fazer 3 opções de planador infinito e depois pode acompanhar os lançamentos de cada um desses modelos. Não podemos dizer que vôo é infinito, mas demora bem mais tempo do que o restante e alcança distancias incríveis. Tente recriar esses modelos e fazer o lançamento em um local aberto com bastante espaço.

O que você ainda está esperando para montar o seu? Com todas essas opções e dicas de como fazer avião de papel não tem mais desculpa para deixar de se divertir.

Embarque no mundo dos origamis e se permita lançar vôos da forma como preferir. Só não deixe de tentar montar e compartilhar conosco a sua experiência.