Como fazer uma reclamação na Ouvidoria do INSS

Seu pedido no INSS está demorando demais? Erraram no seu pedido de benefício? Aprenda como falar com a Ouvidoria do INSS e resolver qualquer problema com nosso guia completo.

O Instituto Nacional do Seguro Social é a autarquia responsável pelo pagamento de dezenas de benefícios previdenciários, ela também cuida da ouvidoria da Previdência Social.1

Por isso, possui diariamente diversas perguntas, dúvidas e reclamações que são feitas pelos contribuintes por causa de mau atendimentos, problemas nos pedidos de benefícios e outras complicações.

Para solucionar essa problemática, o Instituto resolveu criar a ouvidoria para tentar resolver de forma mais imparcial qualquer dificuldade que o segurado tenha quando vai requerer seu pedido de aposentadoria.

Com a ideia de pós-atendimento ao cidadão que já compareceu a autarquia ou ao conselho de recursos do seguro social a ouvidoria INSS é um meio do cidadão ficar mais próximo do INSS sem precisar ir até um dos seus postos de atendimento.2

Você pode continuar lendo ou selecionar o guia que você deseja no menu abaixo:

  • Como falar com a Ouvidoria do INSS?
    • Internet
    • Telefone
    • Presencialmente
  • Opções na hora de preencher:
  • Ouvidoria não resolveu o problema:
  • Cidades com mais reclamações.

Qualquer tipo de manifestação do cidadão como exposição de problemas, sugestões, elogios, dúvidas e etc. podem ser feitas claramente por qualquer dos meios da ouvidoria.

Fica o aviso, que a ouvidoria não resolve 100% dos problemas. Apesar de ser bastante eficiente, recebemos reclamações que a complicação não havia sido solucionada mesmo após o contato, porém é uma excelente opção, antes de você ter que ingressas justiça. 3

Não interessa se você contribuí através do seu emprego ou de forma autônoma, é sempre seu direito buscar pelo o que lei prevê.

Você pode falar diretamente com a ouvidoria pelos seguintes métodos:

Internet

O meio mais utilizado atualmente é pela internet. Isso ocorre devido a facilidade e praticidade dada ao contribuinte é pela internet.

Para que o cidadão tenha acesso a esse sistema de reclamações, basta clicar no link ao lado https://www.inss.gov.br/ouvidoria/. Depois de entrar na página, clique em cadastrar ou consultar manifestação e em seguida responda  à pergunta “você já possui uma manifestação cadastrada na ouvidoria?”

Como fazer uma reclamação na Ouvidoria do INSS

Basta colocar que não (caso não tenha ainda solicitado),  e selecionar embaixo o que pretende, a lista tem:

  • Reclamação
  • Elogio
  • Denuncia
  • Reclamação Bancos (Relacionado a empréstimos)

Em seguida é preciso preencher com o UF (seu estado) e um telefone para contato e clicar em avançar.

Como fazer uma reclamação na Ouvidoria do INSS

No segundo passo é preciso preencher com o setor alvo da reclamação (De onde o seu problema surgiu dentro do INSS) e com todos os seus dados, como Nome, CPF, número de benefício e categoria de contribuinte.

Não fique preocupado se você não souber alguns destes, a maioria pode ser deixada em branco, apesar de que é importante que você preencha o máximo possível para que o INSS entenda sua reclamação melhor.

Como fazer uma reclamação na Ouvidoria do INSS

Agora no terceiro passo, é o mais importante!

Você vai preencher com o texto da sua manifestação. Busque escrever detalhadamente qual foi o seu problema, de forma direta e simples, sem qualquer ofensa, explicando calmamente o que aconteceu, quando, e como foi prejudicado.

Também é possível anexar qualquer documento que seja importante.

Por último você vai preencher onde deseja receber a resposta da sua reclamação e clicar em Enviar.

Pronto!

Depois de realizar sua resposta e só escrever aquilo que deseja.

O seu funcionamento ocorre 24 horas por dia, em todos os dias da semana.

Você sempre pode ligar também 135 se tiver qualquer dúvida, ou deixar seu comentário no final deste artigo, que respondemos sempre que possível. 4

Telefone

O telefone para contato também é um dos meios de grande acesso para realizar suas reclamações e solucionar quaisquer problemas que você tenha junto ao órgão da Previdência Social.

Nesse caso, o contribuinte deve ligar para o número 135. A central de atendimento por meio do telefone funciona de segunda à sábado, das 7 horas às 22 horas com base no horário de Brasília.

Essa central possui três polos fixos de atendimento nas cidades de Palmas, Caruaru e Salvador.

Presencialmente

Disponível apenas para quem mora em Brasília, se você deseja comparecer de forma presencial à sede da ouvidoria do INSS, o endereço fica localizado na Esplanada dos Ministérios – Brasília, Edifício Anexo, Bloco F, Ala “A”, 1º andar.

Nessa opção, o atendimento fica disponível de segunda à sexta, das 8 horas às 18 horas.

Opções na hora de preencher:

A ouvidoria foi um grande avanço feito pelo INSS como um canal de comunicação com o cidadão, fazendo o mesmo se sentir mais próximo do Instituto ao perceber que possui pleno poder de voz.

Por exemplo, ultimamente tem sido negado milhares de casos de benefícios envolvendo a maternidade, então abrir uma reclamação é uma excelente opção para tentar agilizar a concessão e resolver quaisquer dificuldades que encontre no processo.

O poder de voz do contribuinte é feito por algumas formas, e são elas:

  • Elogios: se você realizou alguma atividade fornecida pela previdência através do INSS e ficou muitíssimo satisfeito com o serviço, pode entrar em contato com a ouvidoria INSS para fazer elogios e ressaltar pontos que mais lhe encantaram.
  • Sugestão: passou por um serviço e acha que pode melhorar? Mande sua ideia e ela será analisada com calma e em momento futuro pode passar a incorporar o sistema.
  • Reclamação: esse é sem dúvida o maior assunto tratado por esta parte responsável pelas reclamações. E deve mesmo ser apresentado, pois é com base nas reclamações que o serviço pode melhorar.

Passou por algo que não gostou no Instituto e se sentiu lesado? Entre em contato o mais rápido possível com a ouvidoria.

  • Denúncia: caso tenha passado por algum procedimento ilícito ou conheça alguém que passou, entre em contato com a ouvidoria para realizar essa denúncia. Com base nisso, as autoridades responsáveis podem ficar cientes e ver qual o melhor procedimento a ser feito.
  • Outras situações: além das hipóteses mencionadas acima, é possível entrar em contato  para tirar dúvidas sobre procedimento previdenciários, legislação e muito mais.

Com muitas qualidades, ela segue de exemplo para outros órgãos públicos e privados transforem a vida dos cidadãos que utilizam seu serviço, já que sem eles, nada seria possível, apesar de que o INSS ainda tem que percorrer um longo caminho para ter um atendimento bom.5

Então, nada melhor do que retribuir uma atividade de qualidade para quem sustenta esse serviço.

Lembrando que serviços relacionados a solicitação de medicamentos, atuação de advogado, fiscalização de pessoas jurídicas não faz parte da jurisdição da previdência social ou do INSS.

Ouvidoria não resolveu o problema:

A ouvidoria do INSS tem uma taxa alta de sucesso das soluções dos problemas dos segurados da Previdência Social, porém nem sempre eles conseguem resolver a dificuldade.

Neste casos é importante que o trabalhador saiba seus direitos, e busque ou a defensoria pública do seu estado, ou um advogado de confiança para ingressar com uma ação na Justiça Federal.

Normalmente a justiça é o último recurso, visto que será mais custoso e demorado que o normal, porém é importante que se nenhuma das ações anteriores funcionarem, que o segurado lute pelos seus direitos.

Como fazer uma reclamação na Ouvidoria do INSS

Cidades com mais reclamações.

O Brasil inteiro entra em contato com todos os tipos de meios fornecidos pela ouvidoria INSS, porém, algumas cidades são as campeãs de manifestação.

Em primeiro lugar, encontra-se a cidade de São Paulo, depois Rio de Janeiro e por fim, Minas Gerais.

Desde 1998, quando foi criada até o ano retrasado, o índice de manifestação anual (juntando todos os seus meios de comunicação) é de mais de 166 mil.

Desse registro captado, 60% é feita pela central de atendimento por telefone.

Gostou do texto? Compartilhe com os amigos e em caso de dúvidas, é só mandar sua pergunta para a nossa equipe.

Você pode ler mais sobre o INSS, clicando aqui.

Caso tenha ficado qualquer dúvida, você pode sempre ligar 135 (Telefone de atendimento do INSS) ou deixar seu comentário abaixo.

  1. Segundo o Art. 195 da CF, o financiamento da seguridade social no Brasil é feito por toda a sociedade de forma direta e indireta, mediante recursos dos estados e das contribuições Social.
  2. Ela atualmente é considerada dentre as públicas, a maior da América Latina e a mais antiga da Administração direta, além de ser coordenada pela CGOP (Coordenação geral da ouvidoria previdenciária).
  3. É sempre possível buscar a justiça para ver os seus direitos garantidos. Para isso, busque a defensoria pública ou um advogado de confiança.
  4. Destaca-se que o Saiba seus Direitos não tem qualquer relação com o INSS ou qualquer autarquia do governo, somos apenas um site com informações escritas por advogados, que busca trazer soluções para problemas dos segurados da Previdência.
  5. Conforme as várias reclamações e atrasos que vem sofrendo nos últimos anos. FONTE G1.

Como faço para fazer uma reclamação na Ouvidoria do INSS?

A Ouvidoria Previdenciária possui 4 canais de atendimento. São eles: Telefone: 135 - Central de Atendimento, de segunda a sábado, das 7h às 22h (horário de Brasília). Carta: Caixa Postal 09526, CEP 70.040-976, Brasília/DF.

Como fazer uma reclamação no INSS pelo aplicativo?

Ao clicar nela aparecerá uma tarja amarela com letras garrafais: “CADASTRAR OU CONSULTAR MANIFESTAÇÃO”. Escolha a opção “Benefício”, faça sua reclamação e anote o número do protocolo. Isso também pode ser feito pelo telefone 135.

O que fazer se o INSS não cumprir o prazo?

O que fazer caso o INSS não cumpra o prazo? Conforme informado no acordo, caso o INSS não cumpra o novo prazo legal, o responsável pela análise do benefício será a Central Unificada de Cumprimento Emergencial de Prazos, que deve apreciar o seu pedido em até 10 dias.

Como acelerar o processo de análise do INSS?

O fato é que por muito mais tempo que isso, os pedidos ficam com status de “análise”. Para acelerar o processo, o cidadão pode registrar uma reclamação na Ouvidoria do INSS. Se for do seu interesse, saiba que isso pode ser feito pelo telefone 135 e também por meio do site do instituto.