Como saber se fevereiro tem 28 ou 29 dias?

Criado em 25/02/15 11h48 e atualizado em 25/02/15 12h26
Por Portal EBC

O calendário gregoriano, promulgado em 1582 pelo Papa Gregório XIII, é utilizado oficialmente pela maioria dos países. Nele, o mês de fevereiro tem 28 dias, e a cada quatro anos, 29. Essa distinção do segundo mês do ano para os demais pode ser explicada por uma sequência de ajustes feitos no calendário desde os últimos tempos da monarquia romana, no século VI a.C.

Entenda

O calendário, como conhecemos hoje, começou a tomar forma quando os astrônomos antigos começaram a ter noção de equinócios e solstícios, portanto, das estações. Esse conhecimento fez surgir o ano solar, que dura aproximadamente 365 dias, 5 horas, 48 minutos e 47 segundos (365,2422 dias). Além disso, eles observavam as fases da lua: nova, crescente, cheia e minguante. Cada uma durava pouco mais de 7 dias e o ciclo completo dura 29,5 dias, o que deu origem ao mês solar.

Daí, os romanos adotaram um calendário baseado nas mudanças de fase da Lua, com 355 dias distribuídos em 12 meses. O ano começava em março e terminava em fevereiro, sendo que os meses tinham 29 ou 30 dias. Fevereiro, que era considerado de mau agouro por ter seu nome derivado de Februus, deus etrusco da morte, ficou com apenas 28 dias. 

Mas, durante o Império, em 46 a.C., Júlio César fez uma mudança significativa no calendário romano: moveu janeiro e fevereiro para o começo do ano e adicionou 10 dias ao ano para chegar ao total de 365 dias. O mês Quintilis passou a se chamar Julius (Julho) e ganhou um dia extra, 31, em homenagem ao então imperador. Fevereiro ficou com 29 dias. 

Três décadas depois, em 8 a.C., o nome do oitavo mês, Sextilis, foi mudado para Augustus (agosto), em honra ao então imperador César Augusto. Mas Augustus tinha só 30 dias enquanto Julho tinha 31. O imperador determinou, então, que seu mês tivesse mais um dia, retirado de fevereiro, que ficou com 28. E, como o ano é um pouco maior do que os 365 dias do calendário (0,242 dia, para sermos exatos) ele também adicionou um dia extra a cada 4 anos, que depois de nova reforma se tornou o 29 de fevereiro.

Creative Commons - CC BY 3.0

Este artigo tem mais de 5 anos

Já alguma vez se interrogou porque é fevereiro só tem 28 dias enquanto os outros meses têm 30 ou 31? A pergunta vai dar a Roma, mas a verdade é que este é o mês mais maltratado do calendário.

Como saber se fevereiro tem 28 ou 29 dias?
i

Para acertar os calendários eram acrescentados dias ao ano

D.R.

Para acertar os calendários eram acrescentados dias ao ano

D.R.

Já alguma vez se interrogou porque é fevereiro só tem 28 dias enquanto os outros meses têm 30 ou 31? A culpa é dos romanos, ou da Lua, ou de quem quer que seja. Verdade é que fevereiro tem sido desde sempre o mês mais mal tratado dos calendários. Imagine-se que o primeiro calendário romano começava em março e só tinha dez meses – daí os nomes setembro (7), outubro (8), novembro (9) e dezembro (10).

Mas desde o primeiro calendário romano até aos dias de hoje muitas alterações foram feitas até chegarmos ao calendário pelo qual nos guiamos. Joe Hanson, autor do blog It’s ok to be smart, também estava curioso com a história e decidiu pesquisar.

Diz a lenda que Rómulo e Remo fundaram Roma em 753 antes de Cristo. Com tantos eventos festivos na altura era preciso uma forma de os organizar – um calendário. Mas tinha de ser uma coisa simples. Ou assim pensaram que fosse.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Nessa época, os astrónomos já tinham cálculos bastante precisos sobre o tempo que mediava entre os solstícios de verão (dia mais longo do ano) e de inverno (noite mais longa do ano) ou entre os equinócios da primavera e do outono (quando dia e noite tem exatamente a mesma duração). Estes cálculos definiam que entre dois eventos destes (por exemplo, dois solstícios de verão) passavam 365,242 dias.

Mas seguir o calendário lunar era muito mais fácil. Por isso, de março a dezembro, o calendário de Rómulo contava os meses lunares de 29,5 dias, mas com uma adaptação: os meses tinham 30 ou 31 dias. Já fez as contas? Pois, ficavam de fora 61,25 dias.

Quando Numa Pompilius se tornou rei de Roma começou logo as alterações no calendário. Para começar, como os números pares eram símbolo de azar na época, todos os meses com 30 dias passaram a 29. Depois quis que o ano tivesse 12 ciclos lunares (ou 12 meses) e acrescentou janeiro com 29 dias e fevereiro com 28 no final do ano.

Fevereiro tinha um número par de dias, mas como era o “mês da purificação” escapou, conta Joe Hanson. Manuel Nunes Marques, antigo diretor do Observatório Astronómico de Lisboa, conta que o mês era dedicado a Februa, a quem os romanos ofereciam sacrifícios para repararem a escassez do ano.

Ainda assim 355 dias de ciclos lunares eram menos do que os 365 do ciclo solar e, passados alguns anos, os meses já nem sequer batiam com as estações. Ocasionalmente acrescentava-se mais um mês, mas a confusão estava instalada e só quando Júlio César chegou ao poder, em 49 antes de Cristo, se voltou a meter ordem na casa, ou melhor dizendo, no calendário.

Depois de estudar o calendário do Egito, onde vigorava um calendário de 365 dias, Júlio César trocou o calendário lunar pelo calendário solar. Janeiro e fevereiro foram colocados no início do calendário e Júlio César distribuiu os 10 dias de diferença por vários meses, mas fevereiro continuou a ter menos, só 29 dias. Exceto de quatro em quatro anos porque, como já vimos, o ano solar é um pouco maior que 365 dias.

O dia que agora acrescentamos ao mês de fevereiro em cada ano bissexto começou por ser colocado entre o dia 23 e 24. Vá se lá entender porquê. Depois disso o sétimo mês passou de quintilis a julius (julho) e o oitavo de sextilis a augustus (agosto) em honra dos respetivos líderes romanos Júlio César e César Augusto, respetivamente.

Mas até isto trouxe confusão. A ordem que alternava entre 31 dias nos meses ímpares e 30 nos meses pares foi alterada. O mês dedicado a César Augusto não podia ter menos dias que o mês dedicado a Júlio César. Já adivinhou onde se foi buscar o dia? Fevereiro, está claro. Depois disso também foi preciso alterar a ordem dos meses com 30 e 31 dias no final do ano.

Até se chegar ao calendário gregoriano que hoje utilizamos outras alterações e confusões se sucederam. Mas isso fica para as próximas calendas.

Artigo corrigido às 20h25 de 28 de fevereiro de 2014

Leia também:

  • A viagem secreta de Zelensky começou há uma semana

  • Os 7 pontos que marcam a ida de Zelensky aos EUA

  • Marcelo renova frota automóvel da Presidência

  • Patriot, os mísseis que irritam a Rússia

Leia também:

  • Los Angeles. Novas medidas para ajudar sem-abrigo

  • 9h. Greve. Apenas circulam serviços mínimos

  • Inflação está a mudar o Natal dos portugueses?

  • 7h. Greve: comboios suprimidos em Lisboa e Porto

Leia também:

  • NATO. Macron quer Europa menos dependente dos EUA

  • Eurodeputada rejeita envolvimento em apoio a ONG

  • Os 7 pontos que marcam a ida de Zelensky aos EUA

  • Patriot, os mísseis que irritam a Rússia

Leia também:

  • Portagens. A lógica da batata?

  • Sondagem: PS com 36%, PSD a 5 pontos. Chega nos 9%

  • Vídeo. Cruise salta de penhasco para novo filme 

  • Miguel Guedes assume direção do Coliseu do Porto

Quando o mês de fevereiro tem 28 ou 29 dias?

Você já deve ter notado que, de quatro em quatro anos, o mês de fevereiro ganha um dia a mais -passa de 28 para 29 dias-, e é claro que há uma boa razão para isso. O sistema que usamos para contar o tempo é o calendário gregoriano, que surgiu com base em outros calendários inspirados no movimento de rotação da Terra.

Quando o mês de fevereiro tem 29 dias?

Ano bissexto: Por que a cada 4 anos fevereiro tem 29 dias? De quatro em quatro anos, fevereiro tem um dia a mais, ou seja, o ano então tem 366 dia ao invés de 365.

Qual é o mês do ano que pode ter 28 ou 29 dias?

No calendário gregoriano realiza-se, a cada quatro anos, um ajuste no calendário e adiciona-se mais um dia ao ano (daí o mês de Fevereiro ter 28 ou 29 dias), sendo que este ano se denomina bissexto.

Porque fevereiro não tem 30 ou 31 dias?

O ano começava em março e terminava em fevereiro, sendo que os meses tinham 29 ou 30 dias. Fevereiro, que era considerado de mau agouro por ter seu nome derivado de Februus, deus etrusco da morte, ficou com apenas 28 dias.