Como ficar offline no WhatsApp mesmo estando online iPhone

Aprenda a desativar a conexão de dados apenas para o WhatsApp e ficar desconectado do app mesmo quando estiver usando a rede de dados.


O WhatsApp não permite que os usuários fiquem offline no aplicativo quando o smartphone está com algum tipo de conexão à Internet. Por mais que você não esteja com ele aberto, as mensagens serão entregues e seu amigo saberá que você as recebeu.

Para “burlar” essa limitação e desativar a conexão apenas do WhatsApp, aprenda a usar um recurso nativo do iPhone que permite bloquear a Internet individualmente para cada aplicativo. A dica é exclusiva para iOS e só funciona para a conexão de dados da operadora, excluindo o Wi-Fi.

Passo 1. Abra as configurações do iOS e toque em “Celular”;

Acesse as configurações de celular (Foto: Reprodução/Helito Bijora) — Foto: TechTudo

Passo 2. Certifique-se de que a opção “Dados Celulares” está habilitada. Por fim, localize o WhatsApp e desative a conexão para o aplicativo.

Desativando conexão do WhatsApp (Foto: Reprodução/Helito Bijora) — Foto: TechTudo

Pronto! Dessa forma, quando você estiver conectado ao 3G da sua operadora, o WhatsApp será impedido de usar a conexão e você ficará offline apenas no aplicativo.

  • Redes sociais
  • WhatsApp

Nem todo mundo sabe como tirar o online do WhatsApp, a mensagem que aparece quando você está usando o aplicativo e que é visível a todos os seus contatos. O mensageiro não oferece uma maneira nativa de desligar a notificação, mas existem alguns métodos que permitem usar o WhatsApp em modo totalmente invisível. Confira: 

  • Como agendar mensagens no WhatsApp
  • Confirmação de Leitura (): o que significam os tiques do WhatsApp
Como ficar offline no WhatsApp mesmo estando online iPhone
WhatsApp (Imagem: Jeso Carneiro/ Flickr)

Para usar o WhatsApp sem que a outra pessoa note sua presença, aplicativos como Flychat e Unseen podem ajudar. Disponíveis apenas para Android, os aplicativos permitem envio e leitura de mensagens sem levantar suspeitas. Além disso, usar o modo avião no celular com o WhatsApp aberto também te deixa invisível para seus contatos.

Aplicativo Unseen

Tempo necessário: 3 minutos.

Com o Unseen, é possível visualizar uma mensagem recebida pelo  WhatsApp sem que a outra pessoa note sua presença. Além disso, você consegue guardar um histórico de todas as suas mensagens. É gratuito e funciona em outros serviços como Facebook Messenger e Instagram.

  1. Faça o download do app

    Vá na Play Store e busque por “Unseen”, clique em Instalar para fazer o download;

    Como ficar offline no WhatsApp mesmo estando online iPhone

  2. Autorize o funcionamento do aplicativo

    Ao abrir o app pela primeira vez, o Unseen exibirá algumas mensagens para informar que funciona em diversos aplicativos de bate-papo, clique em “Próximo”. Na última tela, toque em “Dar autorização”;

    Como ficar offline no WhatsApp mesmo estando online iPhone

  3. Habilite o acesso a notificações

    Após dar autorização, o celular abrirá a tela de “Acesso a notificações” em “Configurações”. Vá em Unseen e toque no ícone à direita, em seguida, aperte em “Permitir” e na seta para voltar. Você estará na tela inicial do app;

    Como ficar offline no WhatsApp mesmo estando online iPhone

  4. Visualize as mensagens pelo app

    Quando você receber uma mensagem no WhatsApp (ou em outro app similar), você deve acessá-la no próprio Unseen (não abra o WhatsApp). Dessa forma, você garantirá a privacidade em relação ao seu status.

    Como ficar offline no WhatsApp mesmo estando online iPhone

Aplicativo Flychat

Como ficar offline no WhatsApp mesmo estando online iPhone

O Flychat oferece as suas notificações de novas mensagens do WhatsApp em uma pequena bolha, semelhante a do Facebook Messenger. É nela que é possível ler e responder as mensagens, sem que a outra pessoa receba o seu alerta de “digitando”.

Outro ponto positivo do Flychat é que, com as bolhas, você pode ler as mensagens e também respondê-las sem encerrar outro aplicativo que esteja usando no momento. O mensageiro sobrepõe os outros apps (como YouTube e jogos) e funciona em paralelo.

  1. Faça o download do aplicativo
    Vá na Play Store e busque por Flychat, clique em instalar e, em seguida, em abrir;
  2. Configure as permissões
    Na primeira vez que abrir o app, aperte os botões ao lado de “Sobreposição sistema e “Receber notificações” para permitir as notificações do sistema;
  3. Confirme as configurações
    Volte para a tela inicial e clique na seta no canto inferior direito para confirmar as configurações.

A partir daí, você receberá as mensagens em um pop-up que ficará sobreposto na sua tela. Clique nele para visualizar a conversa e respondê-la, se for o caso. Para alternar entre uma conversa ou outra, arraste para a esquerda ou para direita. 

Vale notar que os mensageiros são alternativas e podem não ter todos os recursos do WhatsApp como encaminhar e copiar mensagens, apresentar problemas com mídias ou anexar itens de todas as pastas do seu celular. Mas têm sucesso no que se propõem.

Modo Avião

Como ficar offline no WhatsApp mesmo estando online iPhone

Outra alternativa para tirar o online do WhatsApp é usando o truque do modo avião. Por padrão, o WhatsApp libera uma notificação quando uma mensagem chega. Quando isso acontecer, não a abra. Antes disso, siga estes passos: 

  1. Ative o Modo Avião
    Acesse o painel de notificações do seu Android e clique no “Modo Avião” para ativá-lo;
  2. Abra o WhatsApp
    Leia a mensagem e, se quiser, responda-a;
  3. Desative o Modo Avião
    Acesse novamente o painel de notificações e desabilite o Modo Avião para voltar a usar a internet. 

Como o modo avião desativa a rede móvel e o Wi-Fi, o WhatsApp entenderá que você está offline, portanto, não mostrará aos seus contatos que você está no aplicativo.

Como tirar a confirmação de visualização e o visto por último?

Segundo o WhatsApp, assim como o “Online”, o “Visto por último” e a confirmação de leitura são necessários para informar quando foi a última vez que você acessou o aplicativo e se visualizou uma mensagem. Entretanto, esses recursos podem ser desabilitados facilmente através das configurações de privacidade do WhatsApp. Veja como fazer aqui.

Como tirar o online do WhatsApp mesmo estando online iPhone?

Como tirar online do WhatsApp no iPhone Selecione “Conta" e toque em “Privacidade”; Toque na opção “Visto por último e online”; Modifique a opção de "Visto por último”, caso queira; Em “Quem pode ver quando estou online”, toque em “Todos" ou “Mesmo que visto por último”.

Como ficar offline mesmo estando online no WhatsApp?

Nas configurações, clique em “Conta”; Agora, selecione “Privacidade”; Clique na opção “Visto por último” e clique na opção de nenhum contato; Desmarque a opção “Confirmação de leitura” para utilizar o aplicativo como um espião, ou seja, sumirá o status online para os seus contatos.