Como pegar o documento do veículo 2022

O que é?

Proprietários de veículos podem imprimir em casa o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo, documento que atesta que o veículo está licenciado para circular. O documento eletrônico (CRLV-e) adotado em 2020 permite a impressão “caseira”, que tem total validade jurídica, assim como o CRLV eletrônico, baixado no celular. A impressão deverá ser de boa qualidade, em papel comum branco de formato A4, com tinta preta, em página única. A validação se dá por meio da leitura do QR Code inserido no documento.

Pré-Requisitos

PESSOA FÍSICA: Para gerar o arquivo para impressão, pela internet, é necessário que o proprietário do veículo tenha cadastro prévio no portal gov.br.

PESSOA JURÍDICA: Para veículos de empresa, a obtenção do CRLV-e só está disponível com login por Certificado Digital, via Central de Serviços do DetranRS, ou presencialmente, no CRVA. Clique aqui e veja o tutorial com o passo a passo para impressão do documento de veículos de empresas, pela internet.

Forma de Solicitação

Formas do proprietário (pessoa física) obter o CRLV impresso na internet:

  • Via Portal de Serviços da Senatran ou o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (o da CNH e do CRLV digitais):
  1. O login é feito com os dados do cadastro no portal gov.br, informando o CPF e a senha. Usuários novos precisarão se cadastrar, seguindo o passo a passo informado.;
  2. Na seção “Veículos”, clicar no link que remete ao veículo que você deseja imprimir o documento. Em alguns casos será necessário informar o código de segurança do documento de propriedade, que consta em CRVs emitidos de 2007 a 2020 (antigo DUT);
  3. Baixar o arquivo de nome "CRLVDigital.pdf", gratuitamente;
  4. Imprimir o documento em papel comum branco e formato A4, com tinta preta, em página única.

  • Via Central de Serviços do DetranRS:
  1. O login é feito com os dados do cadastro no portal gov.br, informando o CPF e a senha. Usuários novos precisarão se cadastrar, seguindo o passo a passo informado;
  2. Clicar em "Consulta de veículo". Localizar o veículo que deseja emitir o documento e clicar em "Detalhes do veículo".
  3. Rolar a página até "Documento de Licenciamento" e clicar no botão verde "Obter CRLV digital". 
  4. O proprietário do veículo será direcionado para o Portal da Senatran e deverá clicar no botão "Veículos" e depois no link que remete àquele que deseja imprimir o documento;
  5. Em alguns casos será necessário informar o código de segurança do documento de propriedade, que consta nos Certificados de Registro de Veículo emitidos de 2007 a 2020 (não é o documento "de rodar", mas sim, o antigo DUT);
  6. Baixar o arquivo de nome "CRLVDigital.pdf", gratuitamente;
  7. Imprimir o documento em papel comum branco e formato A4, com tinta preta, em página única.

Forma de empresas (pessoa jurídica) obterem o CRLV impresso na internet:

  • Via Central de Serviços do DetranRS, com login por Certificado Digital. Clique aqui e veja o tutorial com o passo a passo para impressão do documento de veículos de empresas, pela internet.

Solicitar o serviço presencialmente, em um CRVA (pessoa física ou jurídica):

  1. Compareça ao CRVA (Centro de Registro de Veículos Automotores) de sua escolha e apresente o documento de identificação que comprove que você é o proprietário do veículo, ou seu representante legal;
  2. Pague o valor dos emolumentos no próprio CRVA;
  3. Receba seu CRLV impresso no CRVA.

Quanto custa?

A geração do documento para impressão em papel branco comum, pela Central de Serviços do DetranRS ou pelo Portal da Senatran é gratuita. 

Se o serviço for feito no CRVA, haverá a cobrança de R$ 9,20 pela impressão.

Onde Fazer?

O serviço pela internet é feito via Central de Serviços do DetranRS, Portal de Serviços da Senatran, ou aplicativo Carteira Digital de Trânsito.

Solicitação presencial é realizada em qualquer CRVA (Centro de Registro de Veículos Automotores) do Rio Grande do Sul.

Como pegar o documento do veículo 2022

Se seus documentos de 2022 estão em dia e você está aguardando o documento novo chegar em seu endereço, não esqueça: o CRLV agora é somente digital!

Mas como faço para obtê-lo na versão impressa? Preciso ir ao DETRAN?

Calma, você não precisa ir a nenhum departamento presencialmente. A seguir, vamos te mostrar como você pode acessar seu CRLV 2022 de forma fácil sem sair de casa, veja só:

Como consultar e acessar o CRLV 2022?

Como pegar o documento do veículo 2022

O Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo 2022 está disponível na versão digital no aplicativo Carteira Digital de Trânsito. Então, basta ter um cadastro no sistema gov.br e você poderá acessar todos os documentos que este aplicativo oferece, incluindo o CRLV 2022. 

Caso tenha dificuldades em acessar o aplicativo, você pode tentar também através do portal de serviços do Denatran, clicando aqui. É preciso ter em mãos o código do RENAVAM do veículo e a placa para realizar a consulta.

Caso não tenha o número do RENAVAM do seu veículo em mãos, uma consulta de placa pode te ajudar com esta informação. Com isso, você poderá checar também se os débitos do veículo estão em dia, para que seja possível obter o CRLV 2022. Afinal, se houver alguma pendência, o documento novo não pode ser emitido.

E quais são os prazos?

O prazo para o documento atualizado aparecer no sistema é de até 3 dias úteis após o pagamento do licenciamento. No entanto, caso demore para aparecer, verifique se não há outros débitos pendentes, como IPVA ou multas. 

Como imprimir o CRLV 2022?

Como pegar o documento do veículo 2022
Reprodução: Detran-PR | Geraldo Bubniak/AEN

Para obter a versão física do seu CRLV 2022 sem sair de casa, você pode optar por imprimir o documento. Para isso, acesse o site do Denatran e siga os passos abaixo:

  1. Clique em “Veículos”;
  2. Entre com seu CPF e senha do portal gov.br;
  3. Do lado esquerdo da tela, clique em “CRLV Digital”;
  4. Depois, “Baixar CRLV”;
  5. Preencha o número do RENAVAM e a Placa do veículo, que são os dados obrigatórios. Caso seu veículo possua Código de Segurança do CRV, informe também;
  6. Clique em “Prosseguir” e logo aparecerá na tela o seu CRLV-e;
  7. Clique na opção “Imprimir”. 

Prontinho! Assim você poderá ter uma versão impressa do seu CRLV 2022, facilitando o acesso às informações do seu veículo e tendo em mãos o seu documento atualizado.

Como pagar o CRLV 2022?

O Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo é um documento que aprova a vigente circulação do veículo. Para obtê-lo, portanto, é preciso ter em dia o licenciamento e o IPVA de 2022. 

O pagamento das taxas pode ser realizado via internet banking, aplicativo, caixa eletrônico (nos bancos conveniados) e lotéricas. 

E para saber quais são os débitos pendentes que podem impedir a emissão do seu CRLV 2022 faça uma consulta de placa.

A consulta de placa é uma ótima maneira de saber tudo sobre o seu veículo, incluindo informações valiosas para sua decisão de compra e se o CRLV 2022 já está atualizado ou não. 

Então, clique agora no botão abaixo e faça sua consulta, é fácil e rápido, em apenas alguns minutinhos você recebe no seu e-mail todas as informações do veículo:

Como imprimir CRLV 2022 CE?

Emissão do CRLV digital em 2022.
Clica em meus veículos;.
Escolha o veículo cadastrado em seu nome;.
Clique em CRLV Digital ou CRLV-e;.
Pronto! Feito isso, a versão ficará disponível para a impressão..

Como imprimir o CRLV 2022 no site do Detran RJ?

Saiba como baixar:.
Acesse o Portal de Serviços do Denatran: portalservicos.denatran.serpro.gov.br. Na tela inicial, clique em "Meus Veículos"..
Clique em "Certificado digital" e informe os dados solicitados. ... .
Clique sobre o veículo desejado e pronto!.