Como posso saber se é nidação ou menstruação?

Como posso saber se é nidação ou menstruação?

Sabe aquele sangramento bem sutil que acontece nos primeiros dias que antecedem a menstruação? Realmente esse corrimento rosado pode significar a aproximação do ciclo, mas também há chances de ser a famosa nidação. Antes de mais nada, fique tranquila! Normalmente esse sintoma não representa nenhum problema grave de saúde, inclusive há a possibilidade de ser um aviso de que uma vida está se formando dentro do seu ventre.

É isso mesmo! A nidação acontece quando o óvulo fecundado acomoda-se na parede endométrio. E se você teve a nidação significa que está no comecinho de uma gestação. A pergunta que, provavelmente, está rondando sua mente no momento é: "mas como saber a diferença da nidação para a menstruação?".

A boa notícia é que vamos abordar esse assunto hoje, juntinha com você. Preparamos um conteúdo completo sobre as divergências entre esses dois processos femininos. Nosso desejo é que você se mantenha tranquila e fique ciente das possibilidades. Bora lá, lindeza?

Qual a diferença entre nidação e menstruação?

A diferença entre nidação e menstruação está principalmente no tempo de ocorrência. Enquanto o ciclo menstrual dura em média uma semana, a nidação acontece por – no máximo – 3 dias.

Vale lembrar que o corrimento de nidação não tem um fluxo específico, ele acontece de forma natural. Ou seja, é possível que ele chegue pela manhã, pare e volte após algum tempo. Ao contrário da menstruação, que tem ritmo contínuo na maioria das mulheres.

A coloração da menstruação e da nidação também são diferentes, assim como os aspectos relacionados à textura de ambas. Na primeira, a tonalidade é vermelha vibrante e clareia conforme os dias passam. Já na segunda, a cor do corrimento varia de rosa para marrom.

Além do mais, a nidação pode ocorrer fora do período menstrual, sendo mais comum durante ou após o período fértil. Se você está na tentativa de engravidar, permaneça atenta até o 10º dia depois da ovulação. Esse é o tempo estimado que leva para a nidação ocorrer.

Essas são as principais diferenças que devem ser observadas, amiga. Caso a dúvida permaneça, o ideal é procurar auxílio da sua ginecologista. Ela é a pessoa mais indicada para acompanhar o seu quadro clínico, pedir os exames necessários e oferecer ajuda neste período, tá bem?

Quais são os sintomas do sangramento de nidação?

Muitas mulheres apresentam os tradicionais sintomas da gravidez, enquanto outras são assintomáticas. Não existe um padrão, já que as reações dependem de organismo para organismo. Nem mesmo a menstruação acontece de maneira idêntica entre as personalidades femininas, e com a nidação não seria diferente.

Alguns sintomas recorrentes na gravidez podem acompanhar o curto sangramento, como:

  • Náuseas;
  • Vômitos:
  • Sonolência.

Mas isso não significa, de fato, uma gravidez. Por isso é tão importante realizar acompanhamento médico. Afinal, a gestação só pode ser comprovada após a realização do exame Beta HCG Quantitativo – O HCG é um hormônio que dispõe de índices elevados se a mulher estiver grávida, portanto a quantidade é avaliada quando há suspeita.

A diferenciação entre a nidação e menstruação é mais fácil quando a mulher está em processo de engravidar. Muitas tomam medicamentos para se preparar, e quando o sangramento ocorre fora do ciclo tradicional, os indícios apontam para uma possível gestação.

Existem diversos tipos de corrimento, e cada uma das cores decorrentes das secreções merecem atenção. Se ela vier acompanhada de cheiro forte e dores, é importante consultar um médico especialista, pois podem sinalizar alterações hormonais e infecções.

Quando é necessário procurar auxílio profissional?

O auxílio médico deve ser procurado quando o sangramento for abundante e/ou durar mais de três dias. Isso porque, como dito anteriormente, a nidação ocorre nesse intervalo de tempo sem fluxo. Se as características fogem do tipo de corrimento aqui citado, é interessante deixar sua ginecologista ciente do ocorrido.

A #DicaPantys de hoje é analisar a coloração e aparência do sangue. Caso esteja dentro da normalidade, isto é, sangramento até o 10º após uma relação sexual, leve e de cor rosa ou marrom, não há motivos para grandes preocupações – claro, consultar um médico é importante para ser avaliado de maneira adequada, mas não há grandes riscos de saúde. Já se alguma dessas características mencionadas for diferente, a visita ao médico é indispensável!

Ah, vale ressaltar que nem todas as mulheres apresentam a nidação. Portanto, não fique ansiosa se você estiver tentando engravidar e o sangramento não vier, tudo bem? Espere o atraso da menstruação e realize exames certificados para constatar a gestação de forma eficaz.

Sabemos que é um momento delicado na vida de muitos casais, especialmente na nossa. É exatamente por conta disso que precisamos manter a calma e deixar nosso corpo o mais relaxado possível. Inclusive, o período de gravidez requer tranquilidade e bem-estar.

Gerar um serzinho é uma responsabilidade e tanto, né? Mas nosso corpo precisa estar preparado para recebê-lo, e não há maneira melhor de garantir essa ação do que com o autoamor. Cuidar de nós mesmos é a tradução perfeita para criar uma atmosfera agradável entre corpo e mente.

E aí, você conseguiu entender como diferenciar a nidação da menstruação? Esperamos que a resposta seja positiva. Sua saúde deve ser prioridade – sempre – e uma conversa entre amigas é capaz de colocar um sorriso em seu rosto. É isso que desejamos ter feito ao explicar as características dessas duas particularidades femininas.

Qualquer coisa que precisar, não hesite em nos procurar, viu? Estamos aqui juntinha contigo e não vamos embora, chuchu! Se desejar ficar ainda mais por dentro do assunto, leia o nosso post sobre as cores da menstruação. Lá explicamos um pouquinho mais a fundo os aspectos que podem diferenciar a menstruação de algo além, como a nidação.

Por hoje é só, bonitezas! Continue acompanhando nosso blog para não perder nenhuma atualização sobre o universo feminino. Nos vemos no próximo post!


voltar para blog da pantys > últimos posts

Tem como confundir nidação com menstruação?

As características do sangramento de nidação são semelhantes ao da menstruação, mas não possuem o odor característico do fluxo menstrual. Sua coloração pode variar entre o marrom (borra de café) e tons claros de rosa. Diferente da menstruação, não ocorrem de forma contínua ou em grande quantidade.

Como saber se é nidação ou não?

O sintoma de nidação mais comum é o sangramento leve, que dura até 3 dias e possui tom rosado ou marrom. A nidação, na maioria das vezes é assintomática, ou seja, ocorre sem que a mulher perceba nada de diferente em seu organismo.

Qual o fluxo de sangue da nidação?

Sangramento de nidação: o processo acontece fora do período menstrual, mais frequentemente antes do período aguardado e, como já dissemos anteriormente, costuma ter fluxo leve e apresentar tom levemente puxado para a cor rosa, podendo variar para o marrom.

O que pode ser confundido com nidação?

O sangramento da nidação pode ser confundido com o chamado sangramento do meio do ciclo, que ocorre exatamente no dia da ovulação, também com fluxo intermitente, de pequeno volume e que dura de 1 a 2 dias.