Como saber a cor que o olho do bebê vai ficar?

mulher

1K

Como saber a cor que o olho do bebê vai ficar?

Como avaliar a cor dos olhos em recém-nascidos?

Como saber a cor que o olho do bebê vai ficar?
Em recém-nascidos a melanina ainda não foi totalmente depositada na íris, isto explica o fato de muitas crianças nascerem com os olhos azuis e depois com o passar de alguns meses se tornarem castanhos. Vale lembrar que os olhos são azuis ou verdes devido a forma como a luz incide na íris e na melanina, os humanos não tem pigmentos azuis ou verdes nos olhos. Na maioria dos casos, em até um ano a cor dos olhos já está determinada. Uma forma bastante subjetiva de avaliar a cor dos olhos de recém-nascidos é examinar a criança em um quarto escuro e iluminar um dos olhos com uma lanterninha pela lateral, dessa forma a incidência da luz não interfere tanto na cor da íris. Se alguns pontos castanhos forem identificados é provável que os olhos escureçam após alguns meses.

Tratamentos relacionados

Nossos médicos especialistas em Oftalmopediatria

Como saber a cor que o olho do bebê vai ficar?

Como saber se o bebê vai ficar com os olhos claros?

Bebês de pele clara costumam nascer com olhos acinzentados ou azuis porque a produção de melanina ainda é muito pequena ao nascimento. Somente a partir dos 3 a 6 meses de idade é que o olho do bebê já possuirá melanina suficiente para que ele tenha uma cor semelhante à cor que terá ao longo da sua vida.

Quando o bebê nasce com olho azul fica Que cor?

A maioria dos bebês nasce com olhos azuis, que podem escurecer em seus primeiros três anos. O escurecimento se dá porque a melanina, pigmento marrom, normalmente não está presente no nascimento, ele vai sendo produzido com a idade.

Quanto tempo para aparecer a cor do olho do bebê?

Em que idade a cor do olho do bebê é definida? Podemos dizer que isso ocorre entre os 6 e 9 meses de vida. Depois de passado esse tempo, a íris já ganhou pigmentação suficiente para que o bebê tenha a coloração dos olhos definida.