Como saber o dia em que engravidei pela data provável do parto?

  • Se já tiver feito a primeira ultrassonografia, você pode utilizar nossa Calculadora de Data do Parto por Ultrassom.
  • Se a concepção foi feita por meio de FIV, você pode utilizar nossa Calculadora de Data do Parto para FIV e TEC.

Atenção: Flo Health não coleta, processa ou armazena os dados que você insere ao usar as Ferramentas.  Todos os cálculos são feitos exclusivamente em seu navegador.  Flo Health não tem acesso a esses resultados.  Todos os dados serão excluídos permanentemente depois de fechar a página.

Calculadora de gravidez: de quantas semanas eu estou grávida?

A data do nascimento, ou DPP (data prevista de parto), é a data na qual você deve entrar em trabalho de parto.

Como essa data é apenas uma estimativa, é provável que você entre em trabalho de parto até duas semanas antes ou depois da data calculada.

Na verdade, apenas uma em cada 20 mulheres dá à luz na data de nascimento estimada, o que quer dizer que apenas 5% dos bebês em todo o mundo nascem exatamente na data calculada.

Idade gestacional vs idade fetal

A gestação compreende o período entre a data de concepção e o parto, ou a quantidade de semanas que uma mulher está grávida. A idade gestacional é medida em semanas a partir da DUM (data da última menstruação) até a data atual.

De um modo geral, uma gravidez dura de 38 a 42 semanas. Se um bebê nasce antes de 37 semanas, ele é considerado prematuro (ou pré-termo).

A idade fetal é uma unidade de medida diferente da idade gestacional. Enquanto a gestacional mede a duração da gravidez em semanas, a fetal corresponde à idade real do bebê em crescimento.

Data do nascimento com base na data da última menstruação (DUM)

Ao usar este método, a data do nascimento é calculada somando 280 dias ao 1º dia da sua última menstruação (DUM).

Observe que esta hipótese é para um ciclo regular de 28 dias, no qual o período menstrual e a ovulação são considerados como as duas primeiras semanas de gravidez. As regras a seguir são uma modificação desse cálculo para obter resultados mais precisos. Como este método é afetado pela regularidade da sua menstruação, ele não pode ser 100% confiável.

Além disso, seria útil monitorar seu ciclo menstrual, para não precisar lembrar a data exata da sua última menstruação.

Métodos comuns para estimar a data do nascimento

1. Regra de Naegele

Esta é a maneira padrão para calcular a data do nascimento em uma gravidez.

O algoritmo é baseado na equação:

DUM (20 a 45 dias de possível duração do ciclo) + 280 dias.

Esta regra considera um ciclo menstrual regular de 28 dias, com a ovulação ocorrendo no 14º dia após o início do ciclo menstrual. Se o seu ciclo durar mais tempo, a data de nascimento estimada será posterior. Caso tenha um ciclo mais curto, será mais cedo.

2. Regra de Mittendorf-Williams

A regra de Mittendorf-Williams é considerada mais avançada do que a de Naegele, simplesmente porque quanto mais informações você fornecer, mais precisos serão os resultados obtidos.

Esta regra se baseia em um estudo que mostrou que as mães de primeira viagem têm uma gravidez ligeiramente mais longa (288 dias) e, para as demais, a data do parto é de 283 dias após a DUM.

O algoritmo é baseado na equação:

Para as unigrávidas: DUM − 3 meses + 15 dias

Para as multigrávidas: DUM − 3 meses + 10 dias

Comparado com a regra de Naegele, esse método adiciona mais oito dias para as mães de primeira viagem e três dias para as demais.

3. Regra de Parikh

A fórmula de Parikh é usada para ciclos menstruais irregulares, e a data prevista de parto é calculada somando 9 meses à DUM, subtraindo 21 dias, e depois adicionando ao resultado a duração dos ciclos anteriores.

O algoritmo é baseado na equação: DUM + 9 meses - 21 dias + duração dos ciclos anteriores

Mesmo que esta fórmula seja considerada uma modificação da regra de Naegele, os erros de cálculo da sua DPP são significativamente reduzidos ao utilizá-la.

4. Método de Wood

O método de Wood leva em consideração a duração individual do ciclo menstrual, bem como o número de gestações que uma mulher vivenciou.

O algoritmo é baseado nas seguintes equações:

1. Primeiro, você calcula a sua DPP dependendo se vai ser mãe pela primeira vez ou se já teve filhos anteriormente.

  • Para as mães de primeira viagem: DUM + 1 ano − 2 meses e 2 semanas = DPP
  • Para as multigrávidas: DUM + 1 ano − 2 meses e 2 semanas e meia = DPP

2. Depois, você usa a DPP calculada acima em uma das duas equações abaixo, de acordo com a duração do seu ciclo menstrual.

  • Para ciclos maiores que 28 dias: DPP + (duração real do ciclo − 28 dias) = DPP
  • Para ciclos menores que 28 dias: DPP − (28 dias − duração real do ciclo) = DPP

Data do nascimento baseada na concepção

Você pode pensar que seria mais fácil calcular a data do nascimento do seu bebê a partir do dia da concepção, mas isso é um pouco mais complicado do que se imagina. Mesmo que você saiba precisamente quando fez sexo, a data exata da concepção quase nunca é conhecida. Por que isso acontece?

Os espermatozoides podem viver no corpo feminino por no máximo cinco dias e o óvulo, por 24 horas após ser liberado pelo ovário. É por isso que os especialistas sugerem adicionar dois dias à data da concepção e contar a partir daí.

Como saber de quem eu engravidei?

Ultrassom dá para descobrir quem é o pai? Não, mas o ultrassom serve como um grande aliado para determinar quando o bebê foi concebido. Esse exame, se feito até a 10ª semana de gravidez, pode dar uma data bem precisa de gravidez. Quanto antes realizado, melhor e mais certeiro o cálculo.

Quantos dias após a relação acontece a fecundação?

Todo esse processo pode levar até seis dias após a relação sexual para ocorrer, sendo assim, o ciclo completo da fecundação pode levar até 15 dias.

O que é a data da concepção?

A data da concepção corresponde ao dia em que o óvulo foi fertilizado pelo espermatozoide, tendo dado início à gravidez.