Como saber se travessa de vidro pode ir no forno?

5 cuidados que você deve tomar com o seu refratário!

O refratário é uma assadeira ou forma de vidro, que pode entrar em contato com altas e baixas temperaturas, ou seja, pode ir ao forno, micro-ondas ou ao freezer sem perigo de quebrar.

Além desta característica, o refratário é muito usado por sua versatilidade, que permite levar o alimento no forno para assar e depois ir direto para a mesa, já que sua aparência não enfeia a mesa do jantar.

Agora que você conhece as funcionalidades do refratário, você provavelmente vai começar a usá-lo mais. Mas, para que ele te acompanhe em suas aventuras na cozinha por muitos anos, veja alguns cuidados que você deve tomar:

  1. Se o seu refratário tiver tampa, retire-a antes de colocar no forno. As tampas normalmente são feitas de plástico e não aguentam altas temperaturas.
  2. Por mais que o refratário ature altas temperaturas, ele não aguenta choque térmico. Ou seja, não tire o refratário do forno quente e coloque direto na pia fria, ou do freezer direto para o forno pré-aquecido. O choque térmico poderá quebrar o seu refratário.
  3. Apesar da sua resistência, não coloque o refratário direto na chama do fogão pois ele vai rachar.
  4. Para lavar, utilize o lado macio da esponja e escolha detergentes neutros, evitando abrasivos, como palha de aço e saponáceos, ou produtos de limpeza com alto teor de soda. Isso evita pequenos arranhões que, com o tempo, deixam o vidro fosco e frágil.
  5. Não utilize objetos pontiagudos, como facas ou garfos. Prefira utensílios de silicone ou madeira.

Seguindo estes cinco cuidados, o seu refratário permanecerá bonito e resistente por muitos anos, e te acompanhará nas diversas receitas diferentes que você pode preparar.

Referência: Socorro na cozinha

Post Views: 138.934

Muitas receitas deliciosas são feitas no forno, não é? Mas quando vamos preparar algum prato numa travessa de vidro, é comum surgir dúvidas como: Marinex pode ir no forno? 

É muito importante saber se esse material é resistente e suporta altas temperaturas, caso contrário, o vidro pode rachar e, além de perder o recipiente, você ter inúmeros transtornos, como por exemplo, desperdiçar todo o alimento, sujar e queimar o forno.

Mas, se essa é uma questão que você quer esclarecer, então aqui você vai entender tudo sobre esse assunto e ainda conferir outras informações importantes sobre esse tipo de material.

Se interessou? Então vem com a gente e continue a leitura para saber muito mais.

Vamos lá?

Você pode se interessar em ler também:

  • Airfryer ou forno elétrico?

Como saber se travessa de vidro pode ir no forno?

Sim! Marinex pode ir no forno. Essa é uma marca que produz travessas em vidro refratário, ou seja, é resistente a altas e baixas temperaturas.

Isso porque os produtos dessa marca, que é muito popular, passam por um processo onde o vidro é aquecido e reaquecido em altas temperaturas. Depois disso, ele é rapidamente resfriado. Com isso, o material cria uma tensão interna que confere resistência a essas variações de temperatura.

Você pode conferir um símbolo impresso no seu recipiente que indica que o material é compatível para uso no forno, seja o tradicional ou elétrico, bem como no micro-ondas.

De qualquer forma, você precisa ter cuidado para não provocar choques de temperatura muito grande. Por exemplo, não é recomendado colocar a travessa gelada, ou mesmo molhada, diretamente no forno quente. Isso porque essa mudança brusca de temperatura pode danificar o vidro.

Do mesmo jeito, quando você retirar a marinex do forno, para evitar problemas como o vidro trincar, observe se a superfície onde você irá colocar o recipiente está molhada.

Isso é uma indicação para a maioria das travessas de vidro, entretanto, vale lembrar, que atualmente já existe no mercado alternativas de refratários que resistem a esses choques térmicos. Para isso, você precisa procurar um produto que sinalize “resistente a choques térmicos” na embalagem.

Dessa forma, qualquer produto Marinex pode ir no forno, tranquilamente. Inclusive essa é uma das marcas mais conhecidas por essa característica e que disponibilizam tanto refratários comuns, quanto os que são resistentes a choques térmicos.

Dicas para usar Marinex no forno

Mesmo sabendo que Marinex pode ir no forno, é importante mencionar que alguns cuidados precisam ser tomados para evitar danificar o seu refratário e também para conservar os recipientes adequadamente.

Vamos conferir?

  1. É muito importante evitar o uso de produtos abrasivos na sua travessa de vidro, como por exemplo a palha de aço ou produtos que possuem na sua composição muita soda, isso vai fazer que, com o tempo, o vidro se torne mais frágil e apresente uma superfície fosca por causa de microfissuras que esses produtos causam no material;
  2. Se houver um acúmulo de gordura no seu utensílio e formar manchas, você pode remover mais facilmente com uma mistura feita com detergente e bicarbonato de sódio;
  3. Utilize objetos adequados. Qualquer utensílio pontiagudo pode danificar a Marinex, além de riscar a superfície pode inclusive quebrar o vidro. Portanto, o recomendado é usar objetos de silicone, plástico ou madeira para retirar o alimento da travessa;
  4. Se o seu refratário vier com tampa, é importante conferir também se essa parte pode ir no forno juntamente com a travessa. O plástico deve ser adequado para esse uso;
  5. Se por um acaso o seu vidro refratária estiver com algum dano, como por exemplo, trincado em algum local, não é recomendado o uso, visto que a rachadura pode se expandir com o tempo e causar transtornos para você, bem como acidentes.

Conclusão

Agora que você já sabe que marinex pode ir no forno, ficou muito mais fácil pensar em receitas deliciosas para você fazer aí na sua casa, não é? Aproveite a versatilidade desse produto e use a sua criatividade na cozinha.

Bom, esperamos que as informações do artigo tenham sido úteis para você e que as suas dúvidas tenham sido devidamente esclarecidas.

Obrigada por nos acompanhar até aqui.

Boa sorte e até a próxima.

Como saber se uma travessa de vidro pode ir ao forno?

A travessa de vidro pode ir ao forno desde que seja refratária, pois com ela você prepara pratos como lasanhas e assados e leva direto à mesa, porque, além de práticas, essas travessas são superbonitas.

Qual forma de vidro não pode ir ao forno?

Verifique sempre se o material da tampa do refratário pode acompanhar dentro do forno. Cuidado com tampas de plástico e madeira. Evite usar vasilhames e refratários lascados, pois a rachadura pode expandir e machucar!

Como saber se uma travessa de vidro e refratário?

Para você que procura como saber se o vidro é refratário, geralmente as peças de vidros refratários possuem símbolos de indicação e/ou apresentam o fundo rugoso; alguns utensílios de cerâmica podem ainda ter o fundo de outra cor. – Pode ser colocado diretamente na boca do fogão, ou terá um desenho relacionado ao fogão.

Como saber se a travessa de vidro e temperado?

Existem métodos que podem ser utilizados para averiguar se o vidro é temperado ou não. São eles: Procure ondulações e imperfeições. Muitas vezes, no processo de aquecimento, pinças são utilizadas para remover o vidro temperado do calor, e deixam pequenas marcas que podem ser identificadas quando olhadas de perto.