Como são as relações entre as famílias e a escola na qual você trabalha como você enquanto professor a tem se relacionado com as famílias de seus alunos?

A família, sem dúvidas, tem papel fundamental na construção do caráter e da personalidade de um indivíduo. Afinal, é no seio dela que as crianças têm o primeiro contato com a existência do outro, o que a faz desenvolver noções de afetivo e de solidariedade. Desse contexto, ainda, ela extrai relevantes princípios e valores éticos.

No entanto, a criança não está só nessa importante missão. A escola também tem destaque no processo de aprendizagem de seus alunos, uma vez que é responsável por proporcionar conhecimentos e permitir a convivência em coletividade, estimulando, assim, o respeito ao outro.

Dessa forma, ambos os contextos constituem pilares que sustentam o processo de formação de uma pessoa. Por esse motivo, é imprescindível que eles se relacionem da melhor maneira possível, com diálogo, harmonia e em complementaridade, pois todos saem ganhando.

Quer entender melhor por que a relação entre família e escola é tão importante? Então, confira 5 razões que demonstram isso.

Em seus primeiros anos de vida, o ser humano não tem ainda a capacidade de tomar suas próprias decisões e agir por si mesmo. Nesse sentido, tanto a família quanto a escola constituem relevantes alicerces para orientá-lo no desenvolvimento cognitivo e social.

E, para que o papel de cada uma seja exercido plenamente e um complemente o outro, é preciso que ambas trabalhem juntas nessa tarefa. Entenda as 5 razões para isso.

1. Melhor acompanhamento

Como mencionado, toda criança necessita de suporte para atividades do dia a dia, sendo que uma das principais delas é a escola. Porém, engana-se quem pensa que a responsabilidade disso se restringe aos professores, diretores ou outros funcionários. Para que ela consiga desenvolver o raciocínio e ter um aprendizado efetivo, é fundamental que seja empregado um esforço conjunto em prol dos pequenos.

Assim, pais e responsáveis devem se unir aos colaboradores da instituição de ensino, com o objetivo de proporcionar aos pequenos um melhor acompanhamento. Para isso, aqueles podem, no contexto doméstico, auxiliá-los na revisão dos conteúdos na realização de exercícios. Dessa maneira, será possível observar o desempenho das crianças de perto, conhecendo as facilidades e dificuldades e, posteriormente, repassá-las à instituição de ensino.

2. Aumento do esforço e rendimento

A desmotivação percebida em algumas crianças quanto a atividades escolares muitas vezes tem origem na falta de apoio e acompanhamento dos pais ou responsáveis. Logo, é importante estar atento a isso, e, ao perceber uma falta de estímulo, agir no intuito de convidá-los a participar da vida acadêmica dos filhos.

Reuniões ou apenas conversas mais informais sobre o assunto podem ser úteis para que sejam esclarecidas as razões e buscadas soluções para o caso. Isso demonstra o quanto a relação entre família e escola tem relevância no esforço e do rendimento dos pequenos.

Afinal, quando eles percebem essa união, e dela advêm amparo e estímulo, as chances de se interessarem e se dedicarem mais às tarefas escolares são maiores. Isso, com certeza, reflete positivamente no rendimento deles.

3. Conquista de melhores resultados

O aluno motivado e que pode contar com o apoio dos pais ou responsáveis, bem como de professores e diretores, naturalmente tende a se envolver mais com os estudos. Como consequência disso, o que se vê é a conquista de melhores resultados.

Tal situação também é resultado do trabalho coletivo dos educadores, que, ao identificarem alguma falha ou dificuldade, podem discutir juntos formas de resolução e orientarem o aluno. Assim, em meio a tantos fatores favoráveis, estudar passa a ser algo prazeroso e tirar boas notas acaba se tornando uma tarefa fácil.

4. Redução da indisciplina

A indisciplina de alguns alunos no contexto de sala de aula decorre, sim, da imaturidade em compreender a importância de aprender o que o professor tem a ensinar. No entanto, isso também pode ser resultado da falta de compreensão e de apoio nos ambientes escolar e doméstico.

A verdade é que as crianças precisam de atenção, e, não a tendo, podem acabar expressando essa necessidade por meio de atitudes reprováveis. Nesse contexto, uma boa relação entre a família e a escola é capaz de interromper esse ciclo. Ao se sentir acolhido e apoiado em suas atividades, em casa e na instituição de ensino, o aluno abandonará aquele comportamento e passará a ter mais foco, respeitando os momentos de aula.

5. Estímulo ao desenvolvimento cognitivo e social

É na infância que o desenvolvimento cognitivo ocorre de forma mais intensa. Isso porque, nesse período, o cérebro está em evolução, formando novas sinapses, ou seja, transmitindo impulsos nervosos entre neurônios intensamente. Também é nesse período que o indivíduo começa a compreender a existência do outro e aprende a conviver com as diferenças.

Portanto, é fundamental compreender isso e estimular esses aspectos. Tal pode ser feito em casa, a partir do incentivo a atividades lúdicas nos momentos de lazer, além da ajuda nas tarefas escolares, e pelo ensinamento sobre convivência e respeito ao outro. Gestos como esses ajudam a criança a ter um melhor desenvolvimento nos estudos e a respeitar os colegas e professores.

Como estreitar as relações com os pais dos alunos?

Depois de entender a importância do vínculo entre família e escola, uma dúvida pode surgir: como colocar isso em prática? Algumas atitudes simples, porém significativas, podem ajudar. Vale dizer que o objetivo deve ser sempre a aproximação com os pais ou responsáveis das crianças.

A tecnologia pode ajudar nisso. O uso de um aplicativo com recursos para troca de mensagens entre os tutores e a direção da escola, por exemplo, pode ser uma das maneiras de manter um contato constante entre eles. No entanto, embora seja eficiente, esse método de comunicação não deve ser o único.

Convidar os pais a participarem de reuniões, debates e exposições também é fundamental. Tal estratégia servirá para que eles conheçam, frequentem o ambiente escolar e participem das atividades ali desenvolvidas. Os alunos, ao perceberem esse envolvimento, terão o incentivo e o reconhecimento que toda criança precisa para cumprir suas tarefas.

Sendo assim, se, em um primeiro momento, a família é a fonte inicial de aprendizados na vida de uma criança, a fase escolar deve vir para complementar esse aprendizado. Para que isso seja possível, é imprescindível que se busque manter uma boa relação entre família e escola.

Como visto, a união entre esses dois aspectos tão relevantes na vida dos pequenos reflete no acompanhamento dispensado a eles, assim como no seu esforço e rendimento. Tudo isso converge para a melhora dos resultados e a redução da indisciplina do aluno. Como resultado de todos esses fatores, a maior beneficiada será a criança, que terá um desenvolvimento cognitivo e social saudável.

Para que essa relação entre família e escola ocorra de maneira natural e benéfica às partes envolvidas, estratégias de aproximação que utilizem da tecnologia a seu favor, mas sem abrir mão do contato físico, são fundamentais. Assim, com apoio e incentivo vindos das principais bases que sustentam a construção do indivíduo, o que se terá no futuro será um adulto responsável e consciente de seu papel no mundo.

Por falar em família, o relacionamento entre pais e filhos tem relevância no desenvolvimento das crianças. Saiba mais sobre o assunto!

Como são as relações entre as famílias e a escola que você trabalha?

A relação entre família e escola permite o diálogo e compartilhamento de responsabilidades, pois podem intervir e ajudar os alunos na melhora do comportamento e oferecer condições positivas para o desenvolvimento pessoal e acadêmico, que se constroem mutuamente.

Como são as relações entre as famílias e a escola na qual você trabalha Digite aqui?

A relação família/escola é imprescindível, assim a escola mantém contato regular e às vezes diário com a família do educando. São bons os relacionamentos com as famílias. São bons os relacionamentos com as famílias e a comunidade em geral.

Como você enquanto professor a tem se relacionado com as famílias de seus aluno?

Resposta verificada por especialistas. Podemos dizer que na figura de professor o relacionamento com a família dos alunos deve ser uma relação de confiança e ajuda mútuas, para que o aluno possa ser beneficiado pela ação tanto do professor, quanto a dos familiares.

O que tem predominado nas relações entre a família e a escola?

A parceria entre família e escola é um dos principais elementos para o sucesso da educação. É comum acreditar que cada um deve cumprir seu papel separadamente. No entanto, os pais e a instituição de ensino devem estar em constante sintonia, tendo como objetivo final o pleno desenvolvimento infantil.