Como se chama capacidade que uma onda possui de contornar obstáculos?

A difração é a capacidade das ondas de contornar obstáculos. Esse fenômeno pode acontecer com qualquer tipo de onda.

Como se chama capacidade que uma onda possui de contornar obstáculos?

Ao depararem-se com um obstáculo, as ondas podem contorná-lo

A difração pode ser definida como a capacidade das ondas em contornar obstáculos. Quando uma onda choca-se com um obstáculo que possui uma abertura com dimensões comparáveis a seu comprimento, as partes da onda que passam pelo espaço aberto alargam-se e atingem as regiões opostas ao obstáculo.

Como se chama capacidade que uma onda possui de contornar obstáculos?

Na imagem acima, depois que as ondas passam pela fenda, elas tornam-se circulares, assim, conseguem atingir toda a região posterior ao obstáculo.

Tamanho da fenda

À medida que o tamanho da fenda por onde as ondas passam aumenta, em relação ao comprimento de onda, o fenômeno de difração torna-se menos intenso. Na imagem a seguir, o obstáculo apresenta uma abertura maior que na imagem anterior. Isso não impede a ocorrência da difração, porém ela acontece de forma menos intensa.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Como se chama capacidade que uma onda possui de contornar obstáculos?

Difração e tipos de ondas

O fenômeno da difração ocorre com todos os tipos de ondas. Com as ondas sonoras, por exemplo, pode-se perceber a ocorrência desse fenômeno quando duas pessoas mantêm a conversação mesmo quando há um obstáculo interposto entre elas, como um muro.


Por Joab Silas
Graduado em Física

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

JúNIOR, Joab Silas da Silva. "O que é difração?"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/fisica/o-que-e-difracao.htm. Acesso em 28 de agosto de 2022.

Estude agora


Como se chama capacidade que uma onda possui de contornar obstáculos?

Osmose reversa

A osmose reversa é o processo contrário da osmose, ocorrendo por meio do aumento da pressão osmótica. A osmose, por...

Como se chama capacidade que uma onda possui de contornar obstáculos?

Gênero textual: anúncio publicitário

Para que serve um anúncio publicitário? Como produzir um texto desse gênero? Quais características não podem...

Quando uma onda contornar um obstáculo?

Na difração temos as ondas contornando obstáculos ou atravessando uma ou várias fendas, provocando o espalhamento e alargamento das ondas no anteparo, enquanto na refração ocorre a alteração da velocidade de propagação da onda, devido à mudança de meio.

Quando uma onda incide sobre um obstáculo ocorre reflexão?

É o fenômeno que ocorre quando uma onda incide sobre um obstáculo e retorna ao meio de propagação, mantendo as características da onda incidente. Independente do tipo de onda, o módulo da sua velocidade permanece inalterado após a reflexão, já que ela continua propagando-se no mesmo meio.

Qual fenômeno é responsável por possibilitar que uma onda atravesse um obstáculo é por que é mais fácil identificar esse fenômeno no som do que na luz?

Reflexão do som A reflexão de uma onda sonora acontece quando ela encontra um obstáculo e retorna para o meio de origem de propagação. O acontecimento desse fenômeno pode dar origem a dois outros fenômenos, que são chamados de eco e reverberação.

Quando ocorre a difração?

A difração é um fenômeno físico que torna possível as ondas contornarem obstáculos, como barreiras ou fendas, cujas dimensões são comparáveis ao seu comprimento de onda. Nesse fenômeno, as frentes de onda sofrem mudanças em sua direção de propagação. A difração é resultado da interferência das partes da onda entre si.